Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25083
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFERREIRA, A. J. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2072348271420792pt_BR
dc.contributor.advisor1LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.advisor1IDLIRA, S. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745920526512067pt_BR
dc.contributor.advisor2FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
dc.contributor.advisor2IDFARIAS, P. S. C.
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1249728602117479
dc.contributor.referee1AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.referee2SOUZA, Crisólogo Vieira de.
dc.description.resumoAtualmente, a participação de alunos com deficiências está em progressivo crescimento nas escolas brasileiras. Esse aumento se dá em função das constantes pressões sociais e das políticas em busca da universalização do direito à educação. Entre tais matrículas também é possível perceber um expressivo número de alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA é um transtorno neurológico altamente variável, tanto em sintomas como em intensidade. As características do TEA fazem com que a presença do aluno autista na sala de aula demande do professor uma postura ainda mais atenta e sensível, independentemente da disciplina que leciona. Essa complexidade também torna o ensino de Geografia desafiador, principalmente, quando os alunos ainda precisam ser alfabetizados cartograficamente. A referida alfabetização é fundamental para que os alunos, entre estes os autistas, passem a conhecer, organizar e dominar o espaço, bem como compreender os conteúdos ligados à Geografia. Dessa forma, esta pesquisa, classificada como descritiva-qualitativa, apresentou como principal objetivo analisar se os mapas mentais podem contribuir para a alfabetização cartográfica de um aluno com TEA. Considerando a complexidade que envolve o tema desta desse estudo, ou seja, a alfabetização cartográfica de aluno autista, optou-se por realizar um estudo de caso único. Os resultados deste estudo demonstraram que a utilização do mapa mental permitiu que o aluno avançasse quanto a compreensão do espaço, bem como, que o professor pudesse acompanhar esses avanços através do próprio mapa mental, assim, além de ser um recurso eficiente para a alfabetização cartográfica o mapa mental auxilia na realização da avaliação contínua dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleAs contribuições dos mapas mentais para a alfabetização cartográfica de aluno com TEA.pt_BR
dc.date.issued2022
dc.description.abstractCurrently, the participation of students with disabilities is growing progressively in Brazilian schools. This increase is due to constant social and political pressure in search of the universalization of the right to education. Among such enrollments it is also possible to notice a significant number of students diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD). ASD is a highly variable neurological disorder, both in symptoms and intensity. The characteristics of ASD mean that the presence of an autistic student in the classroom demands an even more attentive and sensitive attitude from the teacher, regardless of the subject he or she teaches. This complexity also makes teaching Geography challenging, especially when students still need to be cartographically literate. Cartographic literacy is fundamental for the students, among them the autistic ones, to know, organize and dominate the space, as well as to understand the contents related to Geography. Thus, this research, classified as descriptive-qualitative, presented as main objective to analyze if the mental maps can contribute to the cartographic literacy of a student with ASD. Considering the complexity surrounding the theme of this study, that is, the cartographic literacy of an autistic student, it was decided to conduct a single case study. The results of this study demonstrated that the use of the mind map allowed the student to advance in the understanding of space, and that the teacher could follow these advances through the mind map itself. Thus, besides being an efficient resource for cartographic literacy, the mind map helps in the continuous evaluation of the students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25083
dc.date.accessioned2022-05-10T16:50:11Z
dc.date.available2022-05-10
dc.date.available2022-05-10T16:50:11Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMapas mentaispt_BR
dc.subjectAlfabetização cartográficapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectCartografia escolarpt_BR
dc.subjectAlunos especiaispt_BR
dc.subjectAlunos com deficiênciaspt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectMental mapspt_BR
dc.subjectCartographic literacypt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectTeaching Geographypt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorderpt_BR
dc.subjectSchool cartographypt_BR
dc.subjectSpecial studentspt_BR
dc.subjectStudents with disabilitiespt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Allan Jefferson da Silva.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe contributions of mental maps to the cartographic literacy of students with ASD.pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Allan Jefferson da Silva. As contribuições dos mapas mentais para a alfabetização cartográfica de aluno com TEA. 2022. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25083pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALLAN JEFFERSON DA SILVA FERREIRA - MONOGRAFIA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA CH 2022.pdfAllan Jefferson da Silva Ferreira - Monografia Licenciatura em Geografia CH 2022..684.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.