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dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/4319416826773852pt_BR
dc.creator.LattesFERREIRA, E. E. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1CEBALLOS, Rodrigo.
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/9564830858931968pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesCEBALLOS, R.pt_BR
dc.contributor.referee1CAMILO, Janaina Valeria Pinto.
dc.contributor.referee2SILVA FILHO, Osmar Luiz da.
dc.description.resumoA presente pesquisa objetiva analisar o trânsito comercial de navios lusitanos no Atlântico Sul na primeira metade do século XVII, período da União das Coroas ibéricas. Por meio dos“registros de navios”, fontes oficiais produzidas pela administração reinol hispano americana para controle de mercadorias transportadas nos navios de chegada ou saída do porto de Buenos Aires, pretendemos vislumbrar as dinâmicas comerciais estabelecidas entre os agentes envolvidos e os produtos comercializados nas rotas marítimas. Para isso, analisamos os mecanismos e as arquiteturas locais capazes de instituir uma dinâmica mercantil na região platina, que, apesar da promoção de um comércio periférico, compreendemos a importância estratégica dessa localidade para as Coroas espanhola e portuguesa, a partir da incorporação de práticas comerciais locais com o Estado do Brasil, especialmente junto à cidade de São Salvador. Portanto, nosso objetivo central repousa, a partir de um estudo das relações comerciais, em compreender a estruturação desse comércio a partir do levantamento dos caminhos percorridos pelos pilotos dos navios, os espaços de atuação de seus atravessadores na América lusitana e a relação mantida com os moradores da cidade porto platina. Apesar do controle comercial e de práticas muitas vezes consideradas ilegais, o trânsito marítimo nessa localidade mostrou-se intenso nesse período e importante para o desenvolvimento da região. Diante dessa perspectiva, partimos da hipótese da existência de uma interdependência econômica entre o Rio da Prata e o Estado do Brasil, efetivamente devido ao trânsito transatlântico realizado pelos navios, em sua maioria portugueses, que permitiu a comercialização de escravizados, de prata contrabandeada, de mercadorias manufaturadas e de frutos da terra entre as duas regiões.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleRotas e tratos no Atlântico Sul: a relação comercial entre Buenos Aires e o Estado do Brasil no século XVII (1612-1627).pt_BR
dc.date.issued2022
dc.description.abstractThe present research aims to analyze the commercial transit of Lusitanian ships in the South Atlantic in the first half of the 17th century, period of the Union of Iberian Crowns. Through the “ship registers”, official sources produced by the Spanish American kingdom administration for the control of goods transported on arrival or departure ships from the port of Buenos Aires, we intend to glimpse the commercial dynamics established between the agents involved and the traded products on sea routes. For this purpose, we analyzed the mechanisms and local architectures that could establish a mercantile dynamic in the platinum region, which, despite the promotion of peripheral trade, we understand the strategic importance of this location for the Spanish and Portuguese Crowns, from the incorporation of local commercial practices converging with the State of Brazil, especially in conjunction with the city of São Salvador. Therefore, our main objective is, from a study of commercial relations, to understand the structuring of this trade from the survey of the paths taken by the pilots of the ships, the spaces of action of their middlemen in Lusitanian America and the relationship maintained with the residents of the platinum port city. Despite commercial control and practices often considered illegal, maritime traffic in this location proved to be intense during this period and important for the development of the region. From this perspective, we start from the hypothesis of the existence of an economic interdependence between the Rio de la Plata and the State of Brazil, effectively due to the transatlantic transit carried out by ships, mostly Portuguese, which allowed the commercialization of slaves, smuggled silver, manufactured goods and fruits of the earth between the two regions.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25102
dc.date.accessioned2022-05-12T00:18:32Z
dc.date.available2022-05-11
dc.date.available2022-05-12T00:18:32Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAméricas espanhola e portuguesapt_BR
dc.subjectRede mercantil lisohispânicapt_BR
dc.subjectBrasil - históriapt_BR
dc.subjectTrânsito atlânticopt_BR
dc.subjectComérciopt_BR
dc.subjectAmérica lusitanapt_BR
dc.subjectSpanish and Portuguese Americaspt_BR
dc.subjectLyso-Hispanic mercantile networkpt_BR
dc.subjectBrazil historypt_BR
dc.subjectAtlantic transitpt_BR
dc.subjectBusinesspt_BR
dc.subjectAmerica lusitanapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Emilly Elvira Soares.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRoutes and trades in the South Atlantic: the commercial relationship between Buenos Aires and the State of Brazil in the 17th century (1612-1627).pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Emilly Elvira Soares. Rotas e tratos no Atlântico Sul: a relação comercial entre Buenos Aires e o Estado do Brasil no século XVII (1612-1627) . 2022. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

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