Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25107
Title: (Des)humanização em tela: a triste vivência e dolorosa partida dos sertanejos em Vidas Secas (1963).
Other Titles: (De)humanization on canvas: the sad experience and painful departure of the sertanejos in Vidas Secas (1963).
???metadata.dc.creator???: LIMA NETO, Lourival Tavares de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CEBALLOS, Viviane Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CEBALLOS, Rodrigo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CLAUDINO, Nadja Claudinale da Costa.
Keywords: Sertanejo;Vidas Secas - Filme;Retirantes;Humanização;Identidade;Ramos, Graciliano;Countryside;Dry Lives - Film;Withdrawal;Humanization;Identity
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA NETO, Lourival Tavares de. (Des)humanização em tela: a triste vivência e dolorosa partida dos sertanejos em Vidas Secas (1963). 2022. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: Nesta monografia proponho analisar a construção da imagem do sertanejo ligada à migração e ao processo de humanização e desumanização da identidade por meio do filme Vidas Secas (1963), a fim de compreender as intenções e o cânone estético por trás das temáticas regionalistas. Adaptado da obra literária do escritor Graciliano Ramos, esse longa-metragem foi incumbido por implantar uma nova concepção de produção, estilo e estética que inquietou pesquisadores de diversas vertentes. Logo, este estudo busca elucidar a imagem produzida pela película fílmica sobre os personagens do longa, especificamente o retirante Fabiano e a relação dessa figura com o debate histórico, cultural, com a questão da migração e as nuances que corroboraram para construção de um padrão de representação do homem sertanejo. Essa exposição argumentativa será desenvolvida a partir da análise da imagem cinematográfica, sobretudo por meio da técnica de captura de tela (screenshot). Neste ínterim, a argumentação deste trabalho será formulada a partir do campo da História Cultural, tendo como aporte teórico os autores Albuquerque Júnior (2011) e Tolentino (2001) que foram fundamentais para estabelecer balizas entre a exposição fílmica e o debate historiográfico.
Abstract: In this monograph I propose to analyze the construction of the image of the farmer man connected to migration and the process of humanization and dehumanization of identity through the film Vidas Secas (1963), in order to understand the intentions and the aesthetic canon behind the regionalist themes. Adapted from the literary work of writer Graciliano Ramos, this feature film was charged with implementing a new conception of production, style, and aesthetics that has unsettled researchers from various Fields. Therefore, this study seeks to elucidate the image produced by the film about the characters in the feature film, specifically the migrant Fabiano and the relationship of this figure with the historical and cultural debate, with the migration issue, and the nuances that corroborated the construction of a representation pattern of the country man. This argumentative exposition will be developed from the analysis of the cinematographic image, especially through the technique of screen capture (screenshot). In the meantime, the argumentation of this work will be formulated from the field of Cultural History, having as theoretical support the authors Albuquerque Júnior (2011) and Tolentino (2001), who were fundamental to establish boundaries between the filmic exhibition and the historiographic debate.
Keywords: Sertanejo
Vidas Secas - Filme
Retirantes
Humanização
Identidade
Ramos, Graciliano
Countryside
Dry Lives - Film
Withdrawal
Humanization
Identity
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25107
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LOURIVAL TAVARES DE LIMA NETO. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA. 2022.pdfLourival Tavares de Lima Neto. TCC. Licenciatura em História. 2022.1.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.