Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25107
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/0038938004876549pt_BR
dc.creator.LattesLIMA NETO, L. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1CEBALLOS, Viviane Gomes de.
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/0486267299077533pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesCEBALLOS, V. G.pt_BR
dc.contributor.referee1CEBALLOS, Rodrigo.
dc.contributor.referee2CLAUDINO, Nadja Claudinale da Costa.
dc.description.resumoNesta monografia proponho analisar a construção da imagem do sertanejo ligada à migração e ao processo de humanização e desumanização da identidade por meio do filme Vidas Secas (1963), a fim de compreender as intenções e o cânone estético por trás das temáticas regionalistas. Adaptado da obra literária do escritor Graciliano Ramos, esse longa-metragem foi incumbido por implantar uma nova concepção de produção, estilo e estética que inquietou pesquisadores de diversas vertentes. Logo, este estudo busca elucidar a imagem produzida pela película fílmica sobre os personagens do longa, especificamente o retirante Fabiano e a relação dessa figura com o debate histórico, cultural, com a questão da migração e as nuances que corroboraram para construção de um padrão de representação do homem sertanejo. Essa exposição argumentativa será desenvolvida a partir da análise da imagem cinematográfica, sobretudo por meio da técnica de captura de tela (screenshot). Neste ínterim, a argumentação deste trabalho será formulada a partir do campo da História Cultural, tendo como aporte teórico os autores Albuquerque Júnior (2011) e Tolentino (2001) que foram fundamentais para estabelecer balizas entre a exposição fílmica e o debate historiográfico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.title(Des)humanização em tela: a triste vivência e dolorosa partida dos sertanejos em Vidas Secas (1963).pt_BR
dc.date.issued2022
dc.description.abstractIn this monograph I propose to analyze the construction of the image of the farmer man connected to migration and the process of humanization and dehumanization of identity through the film Vidas Secas (1963), in order to understand the intentions and the aesthetic canon behind the regionalist themes. Adapted from the literary work of writer Graciliano Ramos, this feature film was charged with implementing a new conception of production, style, and aesthetics that has unsettled researchers from various Fields. Therefore, this study seeks to elucidate the image produced by the film about the characters in the feature film, specifically the migrant Fabiano and the relationship of this figure with the historical and cultural debate, with the migration issue, and the nuances that corroborated the construction of a representation pattern of the country man. This argumentative exposition will be developed from the analysis of the cinematographic image, especially through the technique of screen capture (screenshot). In the meantime, the argumentation of this work will be formulated from the field of Cultural History, having as theoretical support the authors Albuquerque Júnior (2011) and Tolentino (2001), who were fundamental to establish boundaries between the filmic exhibition and the historiographic debate.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25107
dc.date.accessioned2022-05-12T13:02:19Z
dc.date.available2022-05-12
dc.date.available2022-05-12T13:02:19Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSertanejopt_BR
dc.subjectVidas Secas - Filmept_BR
dc.subjectRetirantespt_BR
dc.subjectHumanizaçãopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectRamos, Gracilianopt_BR
dc.subjectCountrysidept_BR
dc.subjectDry Lives - Filmpt_BR
dc.subjectWithdrawalpt_BR
dc.subjectHumanizationpt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA NETO, Lourival Tavares de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative(De)humanization on canvas: the sad experience and painful departure of the sertanejos in Vidas Secas (1963).pt_BR
dc.identifier.citationLIMA NETO, Lourival Tavares de. (Des)humanização em tela: a triste vivência e dolorosa partida dos sertanejos em Vidas Secas (1963). 2022. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LOURIVAL TAVARES DE LIMA NETO. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA. 2022.pdfLourival Tavares de Lima Neto. TCC. Licenciatura em História. 2022.1.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.