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dc.creator.IDSILVA, C. C. V. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6240665626072633pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, John Kennedy Guedes.-
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, J. K. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7834302744515283pt_BR
dc.contributor.advisor2DUARTE, Ana Maria Gonçalves.-
dc.contributor.advisor2IDDUARTE, A. M. G.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7613871386733779pt_BR
dc.contributor.referee1LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.-
dc.contributor.referee1IDLUCENA, A. E. F. L.pt_BR
dc.contributor.referee2MARINHO FILHO, Paulo Germano Tavares.-
dc.contributor.referee2IDMARINHO FILHO, P. G. T.pt_BR
dc.description.resumoAs misturas mornas são uma importante alternativa para o desenvolvimento da pavimentação por apresentarem uma opção de menor custo, causando menos impactos ambientais com desempenho similar às misturas quentes. Existem vários tipos de substâncias que adicionadas ao ligante asfáltico proporcionam uma redução na temperatura de usinagem e compactação, o que caracteriza uma mistura morna. Entre os principais modificadores estão os óleos, com resultados já obtidos de redução de cerca de 20ºC nas temperaturas de aplicação em campo. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo avaliar o efeito da adição de óleo de linhaça nos teores de 1, 2, 3, 4, 5 e 6% nas propriedades reológicas do ligante asfáltico partir dos ensaios reológicos de Performance Grade (PG), MSCR e LAS no reômetro de cisalhamento dinâmico (DSR). A partir da análise dos resultados, verificou-se que a temperatura de usinagem pôde ser reduzida em até 15ºC para o teor de 6% de óleo de linhaça, porém se perde em grau de performance, nível de tráfego suportado e vida de fadiga. No teor ideal de modificação encontrado, 4% de óleo de linhaça, há uma redução na temperatura de usinagem da ordem de 10ºC, bem como a temperatura máxima de PG, 58ºC, reduz em apenas um degrau em comparação ao ligante puro, 64ºC, além do ligante asfáltico com este teor apresentar a segunda maior vida de fadiga dos teores estudados, sendo classificado como ideal para o tráfego padrão pelo ensaio MSCR. O óleo de linhaça se mostrou uma boa alternativa verde para produção de misturas mornas, gerando economia com gastos energéticos e redução de emissão de fumos tóxicos nocivos às pessoas e ao meio ambiente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleAvaliação das propriedades reológicas de ligante asfáltico modificado com óleo de linhaça.pt_BR
dc.date.issued2018-07-30-
dc.description.abstractWarm asphalt mixtures are an important alternative for the paving development, presenting a lower cost option, less environmental impacts and similar performance as the hot mixtures. There are various types of substances which added to the asphalt binder provide an reduction of the mixing and compaction temperature, what characterizes a warm mixture. Between the main modifiers are the oilseeds, witch reduces the temperature in about to 20°C in field applications. In this way, this research aims to evaluate an modified asphalt binder with linseed oil in the contents of 1, 2, 3, 4, 5 and 6% of the asphalt weight using the Performance Grade (PG), MSCR and LAS tests in the dynamic shear rheometer (DSR). Analyzing the results, it is verified that the mixing temperature can be reduced in up to 15°C with the 6% linseed oil sample, however the binder loses in its performance grade, supported traffic level and lifespan. In the ideal modification content, 4% of linseed oil, a reduction of about 10,8°C in the mixing temperature happens and the maximum PG temperature, 58°C, decreases only one degree comparing to the pure binder, 64°C. In addition, this content of asphalt binder presents the second largest lifespan of the studied contents, being classified by the MSCR test as ideal for standard traffic. The linseed oil showed itself a good green alternative for the production of warm mixtures, generating economy with the energetic spendings and reducing the emissions of toxic smoke which are harmful to people and the environment.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25112-
dc.date.accessioned2022-05-12T17:34:13Z-
dc.date.available2022-05-12-
dc.date.available2022-05-12T17:34:13Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLigante asfáltico modificadopt_BR
dc.subjectÓleo de linhaça - ligante asfáltico modificadopt_BR
dc.subjectReologiapt_BR
dc.subjectPavimentaçãopt_BR
dc.subjectGeotecniapt_BR
dc.subjectModified asphalt binderpt_BR
dc.subjectLinseed oil - modified asphalt binderpt_BR
dc.subjectRheologypt_BR
dc.subjectPavingpt_BR
dc.subjectGeotechnicspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Conrado Cesar Vitorino Pereira da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the rheological properties of an asphalt binder modified with linseed oil.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Conrado Cesar Vitorino Pereira da. Avaliação das propriedades reológicas de ligante asfáltico modificado com óleo de linhaça. 2018. 101f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25112pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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