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dc.creator.IDFERREIRO, A. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1LUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes.
dc.contributor.advisor1IDLUCENA, L. C. F. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2234702016679131pt_BR
dc.contributor.advisor2SOUSA NETO, Valter Ferreira de.
dc.contributor.advisor2IDSOUSA NETO, V. F.
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2556654243832003
dc.contributor.referee1LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.
dc.contributor.referee2PATRÍCIO, Jonny Dantas.
dc.description.resumoNas últimas décadas, o aumento significativo do tráfego nas vias pavimentadas tem acelerado a deterioração dos revestimentos asfálticos. Por conta disso, tem-se estudado o uso de aditivos para modificar as propriedades do ligante asfáltico de modo a melhorar o desempenho em relação à, principalmente, deformações permanentes e vida de fadiga. Este trabalho avalia as alterações nas propriedades físicas e reológicas do CAP 50/70 modificado com partículas fracionadas de cal hidratada, obtidas a partir do uso de um moinho de bolas. Para isto foram realizados ensaios convencionais (penetração, viscosidade rotacional e ponto de amolecimento) e no reômetro de cisalhamento dinâmico (DSR). O CAP 50/70 foi modificado com adição de partículas fracionadas de cal nos teores de 3%, 5% e 7% em massa do ligante puro. Os resultados nos ensaios empíricos, tanto os ligantes puro e como modificados, atenderam aos limites preconizados pela ANP e DNIT. As amostras modificadas apresentaram menor perda de massa no envelhecimento à curto prazo, se mostrando uma alternativa antioxidante. Além disso verificou-se que os ligantes modificados proporcionaram aumento do G* (parâmetro de rigidez) e, consequentemente, da temperatura máxima de Performance Grade (PG), permitindo o uso dos ligantes estudados em temperaturas mais altas. O ligante modificado com teor de 5% de cal hidratada apresentou melhores resultados nos ensaios de deformação permanente (MSCR e LAS). Por fim, foi possível estabelecer que a adição de partículas fracionadas de cal hidratada ao CAP 50/70 é uma técnica viável e eficaz que atende aos requisitos do DNIT para uso em pavimentação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleAnálise reológica do ligante asfáltico modificado com cal hidratada.pt_BR
dc.date.issued2018
dc.description.abstractIn the last decades, the significant increase of the traffic in the paved roads has accelerated the deterioration of the asphaltic coverings. Because of this, the use of additives has been studied to modify the properties of the asphalt binder, in order to improve the service performance mainly related to permanent deformations and fatigue life. This work proposes to evaluate changes in the physical and rheological CAP50/70 properties modified with fractionated hydrated lime particles, from the use of a ball mill. For that purpose, conventional tests were performed (penetration, rotational viscosity and softening point) and in the dynamic shear rheometer (DSR). The mixtures were performed with the addition of lime fractions at 3%, 5 % and 7% by mass of the pure binder. The results in the empirical tests, both the pure binder and the modified binder have met the recommended limits by the ANP and DNIT. The modified samples showed a lower loss of mass in the short term aging, showing an antioxidante alternative. In addition, it was found that the modified binders increase of the G* (stiffness parameter) and, consequently, of the maximum of Performance Grade (PG), allowing the use of binders studied at higher temperatures, increased rigidity, enabling the use of binders studied at higher temperatures. The modified binder with 5% content of hydrated lime presented better results in the permanent deformation tests. Finally, it was possible to established that the fractional particles of hydrated lime addition to the CAP 50/70 is a feasible and effective technique that meets the requirements DNIT for use in paving.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25116
dc.date.accessioned2022-05-12T18:21:08Z
dc.date.available2022-05-12
dc.date.available2022-05-12T18:21:08Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPavimentaçãopt_BR
dc.subjectLigante asfáltico modificadopt_BR
dc.subjectCal hidratadapt_BR
dc.subjectGeotecniapt_BR
dc.subjectReologiapt_BR
dc.subjectAnálise reológicapt_BR
dc.subjectPavingpt_BR
dc.subjectModified asphalt binderpt_BR
dc.subjectHydrated limept_BR
dc.subjectGeotechnicspt_BR
dc.subjectRheologypt_BR
dc.subjectRheological analysispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRO, Adriana Albuquerque.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRheological analysis of the asphalt binder modified with hydrated lime.pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRO, Adriana Albuquerque Ferreiro. Análise reológica do ligante asfáltico modificado com cal hidratada. 2018. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25116pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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