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dc.creator.IDCARVALHO, F. S. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3838850019150526pt_BR
dc.contributor.advisor1LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.-
dc.contributor.advisor1IDLUCENA, A. E. F. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4428634327768673pt_BR
dc.contributor.advisor2PORTO, Thalita Maria Ramos.-
dc.contributor.advisor2IDPORTO, T. M. R.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8440992663290211pt_BR
dc.description.resumoO pavimento asfáltico convencional, devido a sua coloração escura absorve uma grande quantidade de energia que é transformada em calor, promovendo um enorme desconforto térmico para as pessoas que vivem nesse ambiente. Esse estudo trata da adição de pigmentos vermelhos na mistura asfáltica para obtenção de misturas asfálticas coloridas. A adição de óxidos metálicos em misturas asfálticas surge como uma forma de diminuir o albedo e consequentemente minimizar os efeitos da ilha de calor urbana, além da vantagem da diminuição da temperatura de trabalho do pavimento é esperado que não ocorra diminuição dos parâmetros mecânicos a fim de comprometer sua estrutura. Para realização desse estudo o ligante asfáltico utilizado na pesquisa foi submetido a ensaios de penetração, ponto de amolecimento e viscosidade rotacional e os agregados caracterizados com os ensaios de massa específica, granulometria e abrasão Los Angeles. Foi utilizada a dosagem Marshall, para produção dos corpos de prova a serem ensaiados para quantificação dos ensaios mecânicos: Resistência a Tração, Módulo de Resiliência e Estabilidade Marshall. A mistura com adição de 5% de óxido metálico apresentou resultados de resistência inferiores a mistura de referência fabricada sem a adição de corante. No entanto, a mistura asfáltica com corante atende aos requisitos mínimos exigidos por norma para todos os ensaios realizados, podendo ser utilizada em pavimentos coloridos com a finalidade de diminuir o efeito de ilha de calor urbana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleAnálise dos parâmetros mecânicos das misturas asfálticas com adição de óxidos metálicos.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractThe Conventional asphalt pavement, due to its dark coloring, absorbs a big quantity of energy which is transformed into heat, promoting a significant thermal discomfort for the people who live in this environment. This study deals with the addition of red pigments in the asphalt mixture to obtain colorful asphalt mixtures. The addition of metal oxides in asphalt mixtures emerges as a means of reducing the albedo and, consequently, minimizing the effects of the urban heat island, besides the advantage of the reduction in the operating temperature of the pavement, it is expected not to occur the decrease of the mechanical parameters to compromise the pavement structure. For this study, the asphalt binder was submitted to penetration, softening point and rotational viscosity tests and the aggregates characterized with the specific gravity, granulometry and abrasion tests Los Angeles. The Marshall dosage was used to produce the test specimens to be tested for quantification of the mechanical tests: Tensile Strength, Resilient Modulus and Marshall Stability. The mixture with 5% of metal oxide showed lower strength results than the reference mixture fabricated without dye addition. However, the asphalt mixture with dye meets the minimum requirements set by standard for all tests performed and may be used on colorful pavements to reduce the effect of urban heat island.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25117-
dc.date.accessioned2022-05-12T18:23:17Z-
dc.date.available2022-05-12-
dc.date.available2022-05-12T18:23:17Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMisturas asfálticaspt_BR
dc.subjectMisturas asfálticas modificadaspt_BR
dc.subjectPolímerospt_BR
dc.subjectGeotecniapt_BR
dc.subjectPavimentação asfálticapt_BR
dc.subjectÓxidos metálicos - misturas asfálticaspt_BR
dc.subjectCorantept_BR
dc.subjectDosagem marshallpt_BR
dc.subjectAsphalt mixturespt_BR
dc.subjectModified asphalt mixespt_BR
dc.subjectPolymerspt_BR
dc.subjectGeotechnicspt_BR
dc.subjectAsphalt pavingpt_BR
dc.subjectMetal oxides - asphalt mixturespt_BR
dc.subjectDyept_BR
dc.subjectMarshall dosagept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCARVALHO, Flávia do Socorro de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the mechanical parameters of asphalt mixtures with the addition of metallic oxides.pt_BR
dc.identifier.citationCARVALHO, Flávia do Socorro de Sousa. Análise dos parâmetros mecânicos das misturas asfálticas com adição de óxidos metálicos. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25117pt_BR
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