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Title: Distribuição transversal de carga em pontes de vigas múltiplas-estudo comparativo de métodos.
Other Titles: Transverse load distribution in multi-beam bridges - a comparative study of methods.
???metadata.dc.creator???: FIGUEIREDO, Isaque Soares.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SIMPLICIO, Marcos Antônio de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERNANDES, Macel Wallace Queiroz.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CHAGAS FILHO, Milton Bezerra das.
Keywords: Pontes de vigas múltiplas;Distribuição de carga - pontes;Estruturas;Métodos de repartição de cargas;Distribuição de cargas em tabuleiros;Método dos elementos finitos;Software de elementos finitos;Cálculo dos coeficientes transversais de carga;Multiple girder bridges;Load distribution - bridges;Structures;Load sharing methods;Distribution of loads on trays;Finite element method;Finite element software;Calculation of transverse load coefficients
Issue Date: 31-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FIGUEIREDO, Isaque Soares. Distribuição transversal de carga em pontes de vigas múltiplas-estudo comparativo de métodos. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25118
???metadata.dc.description.resumo???: As pontes são elementos essenciais para os sistemas rodoviário e ferroviário de transporte, em especial no Brasil onde estes modais são muito relevantes. Nesse contexto, se insere o sistema estrutural de pontes com longarinas principais múltiplas que ocupa lugar de destaque no mundo, por ser relativamente simples e eficiente, com vantagens econômicas e construtivas notadamente conhecidas. O presente trabalho teve como objetivo analisar as linhas influência transversais de um modelo de ponte hiperestática com seção transversal com cinco longarinas principais, considerando a superestrutura isolada da mesoestrutura e da infraestrutura, comparando os resultados obtidos através dos Métodos Analíticos Clássicos Simplificados de Engesser-Courbon, Leonhardt e Guyon-Massonet com os da análise computacional via Método dos Elementos Finitos (MEF). As linhas de influência transversal dos métodos de Engesser- Courbon, Leonhardt convergiram com as do MEF. O método de Guyon-Massonet apresentou resultados divergentes dos demais métodos pois as linhas de influência obtidas foram obtidas para elementos de placa.
Abstract: Bridges are essential elements for road and rail transportation systems, especially in Brazil where these modes are very relevant. In this context, the structural system of bridges with multiple girders occupies prominent place in the world, being relatively simple and efficient, with well-known economic and constructive advantages. The present work had as objective to analyse the transversal influence lines of a hyperesthetic bridge model with cross section with five girders, considering the isolated superstructure of the mesostructure and the infrastructure, comparing the results obtained through the Simplified Classical Analytical Methods, Engesser- Courbon, Leonhardt and Guyon-Massonet with the computational analysis via the Finite Element Method (FEM). The transverse influence lines of the Engesser-Courbon and Leonhardt methods converged with those of the MEF. The Guyon-Massonet method presented divergent results from the other methods since the obtained influence lines were obtained for plate elements.
Keywords: Pontes de vigas múltiplas
Distribuição de carga - pontes
Estruturas
Métodos de repartição de cargas
Distribuição de cargas em tabuleiros
Método dos elementos finitos
Software de elementos finitos
Cálculo dos coeficientes transversais de carga
Multiple girder bridges
Load distribution - bridges
Structures
Load sharing methods
Distribution of loads on trays
Finite element method
Finite element software
Calculation of transverse load coefficients
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25118
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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