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dc.creator.IDSANTOS, B. L. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5699279583994294pt_BR
dc.contributor.advisor1MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.
dc.contributor.advisor1IDMENDONÇA, A. M. G. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7613871386733779pt_BR
dc.contributor.advisor2SOUSA NETO, Valter Ferreira de.
dc.contributor.advisor2IDSOUSA NETO, V. F.
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2556654243832003
dc.contributor.referee1BEZERRA, Izabelle Marie Trindade.
dc.contributor.referee2FERNANDES, Macel Wallace Queiroz.
dc.description.resumoA área da construção civil embora seja um dos setores que mais explora os recursos naturais no seu processo produtivo, também apresenta um dos maiores potenciais para aproveitamento de diversos resíduos provenientes da indústria, por meio da incorporação desses resíduos como insumos de novos materiais, possibilitando assim alternativas viáveis em termos econômicos e sustentáveis. O concreto, em todos as suas mais diversas composições, é um dos materiais mais consumidos no mundo, encarregado de proporcionar as obras a estabilidade das estruturas e características especificas de resistência e trabalhabilidade. O estudo da incorporação de resíduos da indústria como material a ser adicionado a massa de concreto é fundamental no ramo da construção civil, pois além de incentivar a reutilização e o descarte correto dos substratos, explora as várias possibilidades de integração entre segmentos e as cadeias produtivas, sendo passível, através de ensaios, encontrar novas composições com desempenho equiparável ou mesmo superior as dos concretos já existentes no mercado. Dentre os resíduos gerados pela indústria, um dos mais significativos em volume e impacto ambiental produzido, é a borracha proveniente de pneus. Nesse sentido, o trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho do concreto incorporado com resíduos gerados na produção de pneus. Para isso, foram moldados corpos de prova cilíndricos nas dimensões de 10 x 20 (cm) com substituição parcial do agregado miúdo por teores de 10% e 20% de borracha proveniente de pneus. Foram realizados ensaios de caracterização física do resíduo, dos agregados convencionais e do cimento e caracterização física, mecânica e microestrutural do concreto incorporado com o resíduo de borracha, através dos ensaios de resistência à compressão simples, resistência à tração por compressão diametral, absorção de água e massa especifica aparente e microscopia eletrônica de varredura. Observou-se que a substituição do agregado miúdo convencional por teores de 10% e 20% de resíduo de borracha de pneus promoveu a redução das propriedades mecânicas do concreto e elevação da absorção, tornando inviável sua utilização para finalidades estruturais, no entanto, os resultados obtidos permitem sua utilização para finalidades diversas, tais como meio fios, calçadas, blocos de vedação e ciclovias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleAvaliação das propriedades físicas, mecânicas e microestruturais do concreto incorporado com borracha de pneus.pt_BR
dc.date.issued2018-07-27
dc.description.abstractThe construction sector, although it is one of the sectors that most exploits natural resources in its production process, also presents one of the greatest potential for the use of various residues from the industry, by incorporating these residues as inputs of new materials, thus enabling viable alternatives in economic and sustainable terms. The Concrete, in all its most diverse compositions, is one of the most consumed materials in the world, in charge of providing the buildings stability and specific characteristics of resistance and workability. The study of the incorporation of industrial waste as a material to be added to the concrete mass is fundamental in the construction industry, as it encourages the reuse and correct disposal of the substrates, it explores the various possibilities of integration between segments and the productive chains, being possible, through tests, to find new compositions with comparable performance or even superior to those already existing on the construction sector. The rubber from useless tires is among the waste most significant in volume and environmental impact produced for by industry. In these ways, this research aimed to evaluate the performance of the concrete incorporated with waste generated in the production of tires. For this, the cylindrical specimens were molded in the 10cm x 20cm dimensions with partial replacement of the small aggregate by percents of 10% and 20% of rubber from tires. Physical and mechanical tests of the residue, conventional aggregates and cement and the physical, mechanical and microstructural characterization of the concrete incorporated to the rubber residue were held out through tests of resistance to axial compression, tensile strength by diametrical compression, absorption, apparent specific mass, and scanning electron microscopy. It was observed that the substitution of the conventional small aggregate with contents of 10% and 20% of tire rubber residue promoted the reduction of the mechanical properties of the concrete and elevation of the absorption, making its use unviable for structural purposes, however, the results obtained allow their use for diverse purposes, such as means wires, sidewalks, sealing blocks and bicycle paths.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25119
dc.date.accessioned2022-05-12T18:38:11Z
dc.date.available2022-05-12
dc.date.available2022-05-12T18:38:11Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectConcreto incorporado - borracha de pneupt_BR
dc.subjectBorracha de pneu - concretopt_BR
dc.subjectConstrução Civilpt_BR
dc.subjectResíduos na Construção Civilpt_BR
dc.subjectAgregado - borracha de pneuspt_BR
dc.subjectEmbedded concrete - tire rubberpt_BR
dc.subjectTire rubber - concretept_BR
dc.subjectConstructionpt_BR
dc.subjectWaste in Civil Constructionpt_BR
dc.subjectAggregate - tire rubberpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Bervylly Lianne de Farias.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of physical, mechanical and microstructural properties of concrete incorporated with tire rubber.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Bervylly Lianne de Farias. Avaliação das propriedades físicas, mecânicas e microestruturais do concreto incorporado com borracha de pneus. 2018. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25119pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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