Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25128
Title: História e imagem: as representações dos escravizados nas fotografias de Marc Ferrez (1875-1890).
Other Titles: History and image: the representations of the enslaved in the photographs of Marc Ferrez (1875-1890).
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Suzana Alves de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CEBALLOS, Viviane Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMILO, Janaina Valeria Pinto.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA FILHO, Osmar Luiz da.
Keywords: Marc Ferrez;Análise de imagem;Escravidão;Fotografia;História-Brasil;Image analysis;Slavery;Photography;History-Brazil
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Suzana Alves de. História e imagem: as representações dos escravizados nas fotografias de Marc Ferrez (1875-1890). 2022. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta monografia tem como finalidade analisar as produções imagéticas de Marc Ferrez, fotógrafo oitocentista, com o intuito de perceber de que forma ele representa os escravizados neste período. Primeiramente, o objetivo é apresentar algumas reflexões em torno dessa produção enfatizando as intenções de quem as fabricou e seu público-alvo. Autores como Sandra Koutsoukos (2007), Mariana Muaze (2015; 2017) e Maria Turazzi (1995) contribuíram para a contextualização das fotografias. Posteriormente, a pesquisa propõe uma reflexão sobre o uso da imagem enquanto fonte histórica, onde utilizamos os autores Ana Mauad (1996) e Eduardo Paiva (2004) para este propósito. Por último, nos dedicamos ao estudo da família escravizada tendo em vista que, através das análises das fotografias de Ferrez, observamos a presença de núcleos familiares. Para essas elucidações utilizamos Robert Slenes (2011) a fim de entendermos como aconteceram as formações desses núcleos. Todo esse caminho foi construído de modo a apontar os trajetos e intensões que levaram Ferrez a representar a escravidão de maneira “apaziguada”.
Abstract: This monograph aims to analyze the imagery produced by Marc Ferrez, a 19th century photographer, in order to understand how he represents the enslaved people in this period. Firstly, the goal is to present some reflections on this production, emphasizing the intentions of those who made them and their target audience. Authors such as Koutsoukos (2007), Mariana Muaze (2015; 2017) and Maria Turazzi (1995) contributed to the contextualization of the photographs. Subsequently, the research proposes a reflection on the use of the image as a historical source, where we used authors such as Ana Mauad (1996) and Eduardo Paiva (2004) for this purpose. Finally, we dedicate ourselves to the study of the enslaved family considering that, through the analysis of Ferrez's photographs, we observe the presence of family nuclei. For these elucidations, we used Robert Slenes (2011) in order to understand how the formation of these nuclei happened. This whole path was built in order to point out the paths and intentions that led Ferrez to represent slavery in a "appeased" way.
Keywords: Marc Ferrez
Análise de imagem
Escravidão
Fotografia
História-Brasil
Image analysis
Slavery
Photography
History-Brazil
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25128
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SUZANA ALVES DE SOUSA. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA. 2022.pdfSuzana Alves de Sousa. TCC. Licenciatura em História. 2022.14.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.