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Title: Caracterização química e física do CAP 50/70 modificado por adição de óleo de linhaça.
Other Titles: Chemical and physical characterization of CAP 50/70 modified by the addition of linseed oil.
???metadata.dc.creator???: ARAUJO, Lucas de Assis Wanderley.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DUARTE, Ana Maria Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: COSTA, Daniel Beserra.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVANI, Carina.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MATOS JÚNIOR, Joab Jorge Leite de.
Keywords: Cimento asfáltico de petróleo 50/70;Misturas asfálticas;Óleo de linhaça - mistura asfáltica;Pavimentação asfáltica;Pavimentação rodoviária;Reologia do cimento asfáltico de petróleo;RTFO - envelhecimento a curto prazo;Geotecnia;Ligantes asfálticos;Petroleum asphalt cement 50/70;Asphalt mixtures;Linseed oil - asphalt mix;Asphalt paving;Road paving;Rheology of petroleum asphalt cement;RTFO - short term aging;Geotechnics;Asphalt binders
Issue Date: Jul-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAUJO, Lucas de Assis Wanderley. Caracterização química e física do CAP 50/70 modificado por adição de óleo de linhaça. 2018. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25142
???metadata.dc.description.resumo???: Os processos que envolvem a produção de misturas asfálticas estão ligados a procedimentos que contam com altas temperaturas na sua concepção. A tentativa de redução dessas temperaturas proporciona ganhos em questões sustentáveis a curto, médio e longo prazo. Utilizar de aditivos não convencionais não se mostra novidade atualmente, porém, os materiais naturais de origem em oleaginosas (soja, girassol, linhaça, mamona e a palma) estão se mostrando de grande potencial como materiais modificadores para redução das temperaturas de compactação e usinagem (TCU) quando incorporados ao Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) que integra as misturas asfálticas. A Linhaça é um material derivado do linho, onde se utiliza da sua semente para produção do óleo, é um componente que já demonstrou boas qualidades em outras pesquisas, principalmente por apresentar propriedades antioxidantes. Este trabalho teve como objetivo o estudo dos efeitos da adição do óleo de linhaça sobre as propriedades químicas e físicas do Cimento Asfáltico de Petróleo convencional (CAP 50/70), considerando os percentuais de adição do óleo nos teores de 1%, 2%, 3%, 4%, 5% e 6%. A pesquisa também propôs a avaliação dos ligantes modificados quando estes foram submetidos ao envelhecimento a curto prazo (RTFO). Os resultados demonstraram que o óleo de linhaça tende a agir como um material que ajuda no retardo à oxidação do pavimento e auxilia nas reduções das temperaturas de compactação e usinagem, tornando-se assim benéficos em questão de trabalhabilidade e sustentabilidade. No entanto, outras propriedades físicas não corresponderam quanto aos requisitos preconizados em norma, mostrando assim que a adição do óleo de linhaça ao CAP se mostra viável até certo teor.
Abstract: The processes that involves the manufacture of asphalt mixtures are connected to procedures which uses high temperatures in its conception, the effort to decrease those temperatures affords gains in sustainable issues in a short, medium and long term. The use of non-conventional additives is not seen as innovation nowadays, however, the natural material of oilseed origin (soy, sunflower seeds, linseed, castor bean and palm) are showing elevate potential as modifiers material to reduce the compacting and mixing temperature (TCU) when merged with the petroleum asphalt cement (PAC) which compose the asphalt mixtures. The linseed is a linen derived material which the seed is used as linseed’s oil raw material, has already shown good qualities in other researches, mainly for presenting antioxidant properties. This dissertation had as its objective evaluation of the linseed’s oil add effect on the conventional petroleum asphalt cement’s (PAC 50/70) chemical and physical properties, considering the oil addition percentile of 1%, 2%, 3%, 4%, 5% and 6%. The research also proposed the review of the modified binders when submitted to short term ageing (RTFO). The results showed that the oil tends to behave as a helpful material against the asphalt’s oxidation, assists the compacting ang machining temperature diminish and therefore becomes a practical and sustainable subject. However, other physical properties have not attended the expectancies related to the requirements preconized, showing that the linseed’s oil addition to the PAC only have limited functionality.
Keywords: Cimento asfáltico de petróleo 50/70
Misturas asfálticas
Óleo de linhaça - mistura asfáltica
Pavimentação asfáltica
Pavimentação rodoviária
Reologia do cimento asfáltico de petróleo
RTFO - envelhecimento a curto prazo
Geotecnia
Ligantes asfálticos
Petroleum asphalt cement 50/70
Asphalt mixtures
Linseed oil - asphalt mix
Asphalt paving
Road paving
Rheology of petroleum asphalt cement
RTFO - short term aging
Geotechnics
Asphalt binders
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25142
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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