Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25146
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCUNHA NETO, O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4466681820840450pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTA CRUZ, Walter.-
dc.contributor.advisor1IDSANTA CRUZ, W.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1171470119353085pt_BR
dc.contributor.referee1BEZERRA, Izabelle Marie Trindade.-
dc.contributor.referee1IDBEZERRA, I. M. T.pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Moacir Guilhermino da.-
dc.contributor.referee2IDSILVA, M. G.pt_BR
dc.description.resumoA mobilidade urbana sustentável tem sido um tema bastante abordado no Brasil nos últimos anos. Esse fato se deve a Lei Federal nº 12.587, sancionada em 3 de janeiro de 2012, responsável por instituir as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que tem como objetivo central propor uma mudança na matriz modal dos municípios brasileiros, colocando como foco das ações os transportes não motorizados e o transporte público em detrimento dos transportes individuais e motorizados, como automóveis e motocicletas, visando reduzir o quadro de insustentabilidade das cidades brasileiras. Diante da necessidade da melhoria da mobilidade urbana nas cidades brasileiras, Campina Grande - PB passa por um processo de mudança, com a implantação de ciclofaixas nas ruas da cidade. O presente estudo teve como objetivo geral compreender as ciclofaixas de acordo com a percepção dos usuários de bicicleta, e de forma específica: identificar o mapa cicloviário da cidade de Campina Grande-PB, traçar o perfil sociodemográfico dos usuários de bicicleta da população pesquisada; investigar os principais motivos da adesão da bicicleta para os usuários participantes da pesquisa; verificar a opinião dos usuários pesquisados em relação às possíveis dificuldades do uso da bicicleta, e, por fim averiguar a necessidade das ciclofaixas e se essas atendem à demanda da população estudada. Para a realização deste estudo foram aplicados questionários, de duas formas, a primeira com usuários de bicicletas que utilizavam a ciclofaixa situada à Rua Pedro Otávio de Farias, no Bairro do Jardim Paulistano, Campina Grande-PB, contabilizando 56 questionários aplicados. E a segunda através de questionário online utilizando a plataforma Google, contabilizando 99 participantes. Para realização da pesquisa, utilizou-se ainda, observação, com uso do diário de campo e registro fotográfico. Embora tenha sido identificado uma malha cicloviária de quase 40km, foi possível notar a insatisfação por parte dos usuários. Apesar da divergência de perfil do usuário de bicicleta da ciclofaixa e o usuário da bicicleta que respondeu online, foi quase unânime a insatisfação devido a falta de interligação, falta de sinalização, falta de educação de trânsito e falta de fiscalização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleEstudo sobre as ciclofaixas e a percepção dos seus usuários: uma questão de mobilidade urbana da cidade de Campina Grande - PB.pt_BR
dc.date.issued2018-08-
dc.description.abstractSustainable urban mobility has been a theme widely addressed in Brazil in recent years. This fact is due to Federal Law No. 12,587, sanctioned on January 3, 2012, responsible for instituting the guidelines of the National Policy on Urban Mobility, whose central objective is to propose a change in the modal matrix of Brazilian municipalities, placing as a focus of actions non-motorized transport and public transportation over individual and motorized transport, such as automobiles and motorcycles, in order to reduce the unsustainability of Brazilian cities. In view of the need to improve urban mobility in Brazilian cities, Campina Grande - PB is undergoing a process of change, with the implementation of cycle lanes on the city streets. The present study had as general objective to understand the cycle lanes according to the perception of bicycle users, and in a specific way: to identify the cycling map of the city of Campina Grande-PB, to draw the sociodemographic profile of the bicycle users of the researched population; to investigate the main reasons for the bicycle's adherence to the users participating in the research; to verify the opinion of the users surveyed in relation to the possible difficulties of the use of the bicycle, and, finally, to ascertain the necessity of the cycle lanes and if these meet the demand of the studied population. For the accomplishment of this study, questionnaires were applied, in two ways, the first one with bicycle users who used the cycle lane located at Rua Pedro Otávio de Farias, in Jardim Paulistano neighborhood, Campina Grande-PB, counting 56 questionnaires applied. And the second through an online questionnaire using the Google platform, counting 99 participants. For the accomplishment of the research, it was also used, observation, with daily use of field and photographic record. Although a cycling network of almost 40km was identified, it was possible to note the dissatisfaction of the users. Despite the divergence of the profile of the bicycle user of the cycle lane and the user of the bicycle that responded online, there was almost unanimous dissatisfaction due to lack of interconnection, lack of signaling, lack of traffic education and lack of supervision.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25146-
dc.date.accessioned2022-05-13T18:49:15Z-
dc.date.available2022-05-13-
dc.date.available2022-05-13T18:49:15Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCiclistas - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectCiclofaixas - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectMobilidade urbana - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectEstudo de percepção - ciclistaspt_BR
dc.subjectSustentabilidade e mobilidade urbanapt_BR
dc.subjectBicicleta e mobilidade urbanapt_BR
dc.subjectMobilidade urbana sustentávelpt_BR
dc.subjectLei de mobilidade urbana - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectSistema cicloviário - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectCampina Grande - PB - mobilidade urbanapt_BR
dc.subjectMapa cicloviário - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectCicloRutas - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectCyclists - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectBike lanes - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectUrban mobility - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectPerception study - cyclistspt_BR
dc.subjectSustainability and urban mobilitypt_BR
dc.subjectBicycle and urban mobilitypt_BR
dc.subjectSustainable urban mobilitypt_BR
dc.subjectUrban Mobility Law - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectCycling system - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectCampina Grande - PB - urban mobilitypt_BR
dc.subjectCycling map - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectCicloRutas - Campina Grande - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCUNHA NETO, Otávio Laurentino.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStudy on cycle lanes and the perception of their users: an issue of urban mobility in the city of Campina Grande - PB.pt_BR
dc.identifier.citationCUNHA NETO, Otávio Laurentino. Estudo sobre as ciclofaixas e a percepção dos seus usuários: uma questão de mobilidade urbana da cidade de Campina Grande - PB. 2018. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25146pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OTÁVIO LAURENTINO CUNHA NETO - TCC ENG. CIVIL CTRN 2018.pdfOtávio Laurentino Cunha Neto - TCC Eng. Civil CTRN 2018790.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.