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dc.creator.IDSANTOS JÚNIOR, P. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8085610525653277pt_BR
dc.contributor.advisor1MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.
dc.contributor.advisor1IDMENDONÇA, A. M. G. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7613871386733779pt_BR
dc.contributor.advisor2SOUSA NETO, Valter Ferreira de.
dc.contributor.advisor2IDSOUSA NETO, V. F.
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8085610525653277
dc.contributor.referee1LUZ, Priscila Maria Sousa Gonçalves.
dc.description.resumoO cimento asfáltico de petróleo é um material termossensível destinado ao ramo da pavimentação uma vez que, além de expor características impermeabilizantes e aglutinantes, apresenta grande resistência à ação da maioria dos sais, álcalis e ácidos inorgânicos, e aspecto de flexibilidade. O CAP pode ter seu comportamento determinado baseando-se nas condições as quais está submetido, apresentando-se como um sólido vítreo em baixas temperaturas e/ou diante de um carregamento rápido, ou agindo como um fluido viscoso em altas temperaturas e/ou carregamento lento. Comumente, são adicionados aditivos a este material, buscando a melhoria de suas propriedades, bem como, a redução das temperaturas de usinagem e compactação. Assim, este estudo tem como objetivo principal avaliar o comportamento reológico do ligante asfáltico CAP 50/70 modificado por adição de óleo de copaíba. Foram realizados ensaios de caracterização física e reológica, destacando-se: Multiple Stress Creep Recovery - MSCR, Linear Amplitude Sweep - LAS e Performance Grade - PG para o CAP 50/70 com adição de óleo de copaíba nos teores de 1%, 2% e 3% antes e após envelhecimento a curto prazo-RTFO. Observou-se que a adição do óleo de copaíba promoveu melhorias de algumas das propriedades reológicas do ligante, no entanto, não apresentou-se benéfico para todos os parâmetros analisados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titlePropriedades reológicas do cimento asfáltico de petróleo (CAP 50/70) modificado por adição de óleo de copaíba.pt_BR
dc.date.issued2018-07-07
dc.description.abstractAsphaltic petroleum cement is a thermosensitive material destined to the paving industry since, in addition to exposing waterproofing and binder characteristics, it presents great resistance to the action of most salts, alkalis and inorganic acids, and flexibility aspect. CAP may have its behavior determined on the basis of the conditions under which it is present, presenting as a glassy solid at low temperatures and / or under rapid loading, or acting as a viscous fluid at high temperatures and / or loading slow. Commonly, additives are added to this material, seeking to improve its properties, as well as reducing machining and compacting temperatures. Thus, this study has as main objective to evaluate the rheological behavior of modified asphalt binder CAP 50/70 by addition of copaiba oil. Physical and rheological characterization tests will be carried out, including: Multiple Stress Creep Recovery - MSCR, Linear Amplitude Sweep - LAS e Performance Grade - PG for CAP 50/70 with addition of copaiba oil at 1%, 2% and 3% before and after short-term aging- RTFO. It was observed that the addition of the copaiba oil promoted improvements of some of the rheological properties of the binder, however, it was not beneficial for all parameters analyzed.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25148
dc.date.accessioned2022-05-13T22:17:40Z
dc.date.available2022-05-13
dc.date.available2022-05-13T22:17:40Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCimento asfáltico de petróleo 50/70pt_BR
dc.subjectMisturas asfálticaspt_BR
dc.subjectÓleo de copaíba - mistura asfálticapt_BR
dc.subjectReologia - cimento asfáltico de petróleopt_BR
dc.subjectPavimentação asfálticapt_BR
dc.subjectLigante asfáltico modificadopt_BR
dc.subjectPetroleum asphalt cement 50/70pt_BR
dc.subjectAsphalt mixturespt_BR
dc.subjectCopaiba oil - asphalt mixpt_BR
dc.subjectRheology - petroleum asphalt cementpt_BR
dc.subjectAsphalt pavingpt_BR
dc.subjectModified asphalt binderpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS JÚNIOR, Paulo de Sousa.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRheological properties of petroleum asphalt cement (CAP 50/70) modified by the addition of copaiba oil.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS JÚNIOR, Paulo de Sousa. Propriedades reológicas do cimento asfáltico de petróleo (CAP 50/70) modificado por adição de óleo de copaíba. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25148pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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