Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25152
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDTORRES, M. C. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, J. A. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2153342395005389pt_BR
dc.contributor.referee1MELO, Alana Candeia de.
dc.contributor.referee2MELO, Aristeia Candeia de.
dc.description.resumoA presente pesquisa se propõe a investigar a prática da avaliação educacional da E.E.E.F.M Dr. Dionísio da Costa da rede estadual de ensino na cidade de Patos. A fundamentação teórica se deu a partir de uma perspectiva politica, histórica e cultural da Educação e do conhecimento. Nesse sentido, aborda o estudo do contexto histórico das práticas avaliativas bem como aborda as exigências atuais da legislação e sua interpretação. Analisa a orientação oferecida as escolas da rede estadual do Estado da Paraíba. A investigação se preocupou com a qualidade da avaliação oferecida pela escola. Nesta perspectiva, discute a avaliação como prática marcada pela disputa de interesses, examinando seus efeitos sociais, políticos e culturais. Foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória para familiarização da maneira como se processa a avaliação educacional na referida instituição. O estudo de caso foi o método de procedimento adotado e se voltou para professoras que participam do estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Foi utilizado como instrumento de coleta de dados o questionário. Foi possível observar problemas similares que dificultam o processo ensino aprendizagem, evidenciando a necessidade de um planejamento institucional para a reflexão e definição da prática de avaliação da referida escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem escolar: uma prática em busca de novos sentidos.pt_BR
dc.date.issued2005
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25152
dc.date.accessioned2022-05-16T16:38:30Z
dc.date.available2022-05-16
dc.date.available2022-05-16T16:38:30Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAprendizagem escolarpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagem escolarpt_BR
dc.subjectAvaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectEscola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Dionísio da Costa - Patos - PBpt_BR
dc.subjectEscola Estadual Dr. Dionísio da Costa - Patos - PBpt_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionais - PCNspt_BR
dc.subjectPrática avaliativa - educaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
dc.subjectProfessores como objeto de pesquisapt_BR
dc.subjectSchool learningpt_BR
dc.subjectAssessment of school learningpt_BR
dc.subjectEducational Assessmentpt_BR
dc.subjectState Elementary and Middle School Dr. Dionisio da Costa - Patos - PBpt_BR
dc.subjectState School Dr. Dionisio da Costa - Patos - PBpt_BR
dc.subjectNational Curriculum Parameters - PCNspt_BR
dc.subjectEvaluation practice - educationpt_BR
dc.subjectSchool evaluationpt_BR
dc.subjectTeachers as a research objectpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTORRES, Maria Cristina Ramos.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAssessment of school learning: a practice in search of new meanings.pt_BR
dc.identifier.citationTORRES, Maria Cristina Ramos. Avaliação da aprendizagem escolar: uma prática em busca de novos sentidos. 2005. 46f. (Monografia), Curso de Especialização em Educação, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande – Patos - Paraíba - Brasil, 2005. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25152pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação - CSTR

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA CRISTINA RAMOS TORRES - MONOGRAFIA PPGE 2005.pdfMaria Cristina Ramos Torres -Monografia PPGE 2005.9.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.