Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25166
Title: O gênero fanfiction: leitura e escrita nas aulas de língua inglesa por meio de uma sequência didática.
Other Titles: The fanfiction genre: reading and writing in English language classes through a didactic sequence.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Ísis Eduarda Moreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CASTRO, Luciana Parnaíba de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Fabione Gomes da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DIAS, Daise Lilian Fonseca.
Keywords: Língua inglesa - ensino;Leitura;Escrita;Fanfictions;Leituras ficcionais;Gêneros textuais;Sequência didática;English language - teaching;Reading;writing;fanfictions;fictional readings;Textual genres;Following teaching
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Ísis Eduarda Moreira. O gênero fanfiction: leitura e escrita nas aulas de língua inglesa por meio de uma sequência didática. 2022. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: É cada vez mais aparente que a habilidade leitora e escritora, apesar de serem as principais competências defendidas pelos documentos norteadores da educação a serem trabalhadas no ensino de língua inglesa nas escolas, exercê-las é uma realidade que aflige o campo docente. No espaço virtual, no entanto, milhares de adolescentes e jovens demonstram o hábito da leitura tão facilmente quanto a escrita, o que não acontece no contexto escolar. Essa prática se dá através do gênero fanfiction, história escrita por fã envolvendo personagens e trama da obra original. Nesse cenário, este trabalho tem como objetivo trabalhar a fanfiction como uma alternativa de aprimoramento tanto da prática de leitura quanto da escrita nas aulas de língua inglesa através de uma sequência didática (SD). Temos por objetivos específicos, conceituar gêneros textuais e sua perspectiva de uso em sala de aula; refletir acerca das dificuldades dos alunos em exercer as habilidades de leitura e escrita no ambiente educativo e como trabalhar com as fanfictions podem contribuir no desenvolvimento significativo de tais habilidades. Assim, buscamos ao longo dos capítulos apontar o percurso do ensino de leitura e escrita no Brasil, atentando-se em refletir acerca das referidas competências em língua inglesa e discutir a relevância de abordar gêneros textuais nas aulas, sugerindo algumas atividades pedagógicas utilizando as fanfictions. Para isso, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, apoiado nos textos de autores, tais como: Kleiman (1995), Coracini (1999), Rojo (2009), Vargas (2005), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), dentre outros, além de documentos educacionais PCN (1998) e BNCC (2017). Acreditamos que esse trabalho possa contribuir positivamente para o ensino da área de linguagens, especificamente da língua inglesa, dentro de uma perspectiva da linguística aplicada, tendo como justificativa novas formas de trabalhar leitura no contexto de ensino.
Abstract: It is increasingly apparent that reading and writing skills, despite being the main competences defended by the guiding documents of education to be worked on in the teaching of English in schools, exercising them is a reality that afflicts the teaching field. In the virtual space, however, thousands of teenagers and young people demonstrate the habit of reading as easily as writing, which does not happen in the school context. This practice takes place through the fanfiction genre, a story written by a fan involving characters and plot of the original work. In this scenario, this work aims to work fanfiction as an alternative to improve both reading and writing practice in English language classes through a didactic sequence (DS). Our specific objectives are to conceptualize textual genres and their perspective of use in the classroom; reflect on students' difficulties in exercising reading and writing skills in the educational environment and how working with fanfictions can contribute to the significant development of such skills. Thus, throughout the chapters, we seek to point out the course of reading and writing teaching in Brazil, trying to reflect on these skills in English and discuss the relevance of approaching textual genres in classes, suggesting some pedagogical activities using fanfictions. For this, it is a qualitative research, of a bibliographic nature, supported by the texts of authors such as: Kleiman (1995), Coracini (1999), Rojo (2009), Vargas (2005), Dolz, Noverraz and Schneuwly ( 2004), among others, in addition to educational documents PCN (1998) and BNCC (2017). We believe that this work can contribute positively to the teaching of languages, specifically the English language, within an applied linguistics perspective, having as justification new ways of working reading in the teaching context.
Keywords: Língua inglesa - ensino
Leitura
Escrita
Fanfictions
Leituras ficcionais
Gêneros textuais
Sequência didática
English language - teaching
Reading
writing
fanfictions
fictional readings
Textual genres
Following teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Inglesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25166
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÍSIS EDUARDA MOREIRA LIMA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA INGLESA.2022.pdfÍsis Eduarda Moreira Lima. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Inglesa. 2022. 1.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.