Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25167
Title: A reforma empresarial da educação e a organização curricular: impactos no ensino de Sociologia e na educação para as relações étnico raciais.
Other Titles: Business education reform and curriculum organization: impacts on Sociology teaching and on education for ethnic-racial relations.
???metadata.dc.creator???: DINIZ, Wagner Berto dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FARIAS, Melânia Nóbrega Pereira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAGÃO, Patrícia Cristina de.
Keywords: Reforma empresarial da educação;Ensino de sociologia;Relações étnico raciais;Base Naciona Curricular Comum - BCNN;Políticas neoliberais - educação;Análise de conteúdo – Bardin;Enterprise education reform;Teaching sociology;Ethnic-racial relations;Common National Curriculum Base - BCNN;Neoliberal policies - education;Content Analysis - Bardin
Issue Date: 13-Apr-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DINIZ, Wagner Berto dos Santos. A reforma empresarial da educação e a organização curricular: impactos no ensino de Sociologia e na educação para as relações étnico raciais. 2022. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25167
???metadata.dc.description.resumo???: Esse trabalho é resultado do estudo empreendido na busca de compreender as configurações que o Ensino de Sociologia e a abordagem da educação para as relações étnico-raciais assumem no currículo do Ensino Médio após a reforma efetuada por meio da Lei 13.415/17 e da edição da Base Nacional Comum Curricular (2018). Nessa perspectiva a pesquisa revela os elementos que subjazem a configuração da política curricular nacional, indicando que existem fenômenos políticos e econômicos que disputam o espaço curricular, tencionando e influenciando a política educacional, alterando princípios da instituição escolar e arrimando esta instituição aos interesses do capital financeiro a partir da adesão a políticas de caráter neoliberal. Partindo das contribuições de Laval (2003) e Dardot (2016), identificamos a ampliação das políticas neoliberais no campo da educação, o que concorre para o fortalecimento da ação de descredenciamento do espaço da sociologia como saber necessário para formação dos jovens. Na medida em que o currículo é compreendido aqui enquanto resultado de uma produção político discursiva (SILVA; MOREIRA, 2019), evidencia-se o fluxo contínuo de disputas entre os agrupamentos de interesses pela representação no espaço curricular. Foi adotado como corpus de pesquisa o Referencial Curricular do Ensino Médio do Estado da Paraíba (2020). A pesquisa parte de abordagem qualitativa, sendo utilizado para fins de análise e interpretação de dados a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e da análise documental Godoy (1995). Destarte, as reflexões aqui empreendidas objetivam contribuir com as discussões no campo do currículo de sociologia do ensino médio no que concerne às possibilidades de abordagem da educação para as relações étnico-raciais, destacando aspectos do cenário pós-reforma ainda incipientes, e analisando documentos recém elaborados no campo da política curricular.
Abstract: This paper is the result of the study undertaken in the search to understand the configurations that the Teaching of sociology and the approach to education for ethnic-racial relations assume in the High School curriculum after the reform made through Law 13.415/17 and the edition of the National Common Curricular Base (2018). From this perspective, the research reveals the elements that underlie the configuration of the national curriculum policy, indicating that there are political and economic phenomena that dispute the curriculum space, intending and influencing the educational policy, changing principles of the school institution and tying this institution to the interests of financial capital from the adherence to neoliberal policies. Based on the contributions of Laval (2003) and Dardot (2016), we identify the expansion of neoliberal policies in the field of education, which contributes to the strengthening of the action of discrediting the space of sociology as a necessary knowledge for the education of young people. To the extent that the curriculum is understood here as the result of a political discursive production (SILVA; MOREIRA, 2019), it is evident the continuous flow of disputes between groupings of interests for representation in the curriculum space. It was adopted as research corpus the Curriculum Referential of HighSchool of the State of Paraíba (2020). The research is based on a qualitative approach, being used for analysis and interpretation of data the content analysis in the perspective of Bardin (1977) and the document analysis of Godoy (1995). Thus, the reflections undertaken here aim to contribute to the discussions in the field of high school sociology curriculum concerning the possibilities of approaching education for ethnic-racial relations, highlighting aspects of the still incipient post-reform scenario, and analyzing recently developed documents in the field of curriculum policy.
Keywords: Reforma empresarial da educação
Ensino de sociologia
Relações étnico raciais
Base Naciona Curricular Comum - BCNN
Políticas neoliberais - educação
Análise de conteúdo – Bardin
Enterprise education reform
Teaching sociology
Ethnic-racial relations
Common National Curriculum Base - BCNN
Neoliberal policies - education
Content Analysis - Bardin
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25167
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WAGNER BERTO DOS SANTOS DINIZ - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2022.pdfWagner Berto dos Santos Diniz - Dissertação PROFSOCIO CDSA 2022.5.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.