Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25167
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDINIZ, W. B. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2347110696508352pt_BR
dc.contributor.advisor1FARIAS, Melânia Nóbrega Pereira de.-
dc.contributor.advisor1IDFARIAS, M. N. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6727443660180408pt_BR
dc.contributor.referee1SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.-
dc.contributor.referee2ARAGÃO, Patrícia Cristina de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2022.dissertacao.diniz-
dc.description.resumoEsse trabalho é resultado do estudo empreendido na busca de compreender as configurações que o Ensino de Sociologia e a abordagem da educação para as relações étnico-raciais assumem no currículo do Ensino Médio após a reforma efetuada por meio da Lei 13.415/17 e da edição da Base Nacional Comum Curricular (2018). Nessa perspectiva a pesquisa revela os elementos que subjazem a configuração da política curricular nacional, indicando que existem fenômenos políticos e econômicos que disputam o espaço curricular, tencionando e influenciando a política educacional, alterando princípios da instituição escolar e arrimando esta instituição aos interesses do capital financeiro a partir da adesão a políticas de caráter neoliberal. Partindo das contribuições de Laval (2003) e Dardot (2016), identificamos a ampliação das políticas neoliberais no campo da educação, o que concorre para o fortalecimento da ação de descredenciamento do espaço da sociologia como saber necessário para formação dos jovens. Na medida em que o currículo é compreendido aqui enquanto resultado de uma produção político discursiva (SILVA; MOREIRA, 2019), evidencia-se o fluxo contínuo de disputas entre os agrupamentos de interesses pela representação no espaço curricular. Foi adotado como corpus de pesquisa o Referencial Curricular do Ensino Médio do Estado da Paraíba (2020). A pesquisa parte de abordagem qualitativa, sendo utilizado para fins de análise e interpretação de dados a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e da análise documental Godoy (1995). Destarte, as reflexões aqui empreendidas objetivam contribuir com as discussões no campo do currículo de sociologia do ensino médio no que concerne às possibilidades de abordagem da educação para as relações étnico-raciais, destacando aspectos do cenário pós-reforma ainda incipientes, e analisando documentos recém elaborados no campo da política curricular.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA reforma empresarial da educação e a organização curricular: impactos no ensino de Sociologia e na educação para as relações étnico raciais.pt_BR
dc.date.issued2022-04-13-
dc.description.abstractThis paper is the result of the study undertaken in the search to understand the configurations that the Teaching of sociology and the approach to education for ethnic-racial relations assume in the High School curriculum after the reform made through Law 13.415/17 and the edition of the National Common Curricular Base (2018). From this perspective, the research reveals the elements that underlie the configuration of the national curriculum policy, indicating that there are political and economic phenomena that dispute the curriculum space, intending and influencing the educational policy, changing principles of the school institution and tying this institution to the interests of financial capital from the adherence to neoliberal policies. Based on the contributions of Laval (2003) and Dardot (2016), we identify the expansion of neoliberal policies in the field of education, which contributes to the strengthening of the action of discrediting the space of sociology as a necessary knowledge for the education of young people. To the extent that the curriculum is understood here as the result of a political discursive production (SILVA; MOREIRA, 2019), it is evident the continuous flow of disputes between groupings of interests for representation in the curriculum space. It was adopted as research corpus the Curriculum Referential of HighSchool of the State of Paraíba (2020). The research is based on a qualitative approach, being used for analysis and interpretation of data the content analysis in the perspective of Bardin (1977) and the document analysis of Godoy (1995). Thus, the reflections undertaken here aim to contribute to the discussions in the field of high school sociology curriculum concerning the possibilities of approaching education for ethnic-racial relations, highlighting aspects of the still incipient post-reform scenario, and analyzing recently developed documents in the field of curriculum policy.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25167-
dc.date.accessioned2022-05-17T19:20:10Z-
dc.date.available2022-05-17-
dc.date.available2022-05-17T19:20:10Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectReforma empresarial da educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectRelações étnico raciaispt_BR
dc.subjectBase Naciona Curricular Comum - BCNNpt_BR
dc.subjectPolíticas neoliberais - educaçãopt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdo – Bardinpt_BR
dc.subjectEnterprise education reformpt_BR
dc.subjectTeaching sociologypt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationspt_BR
dc.subjectCommon National Curriculum Base - BCNNpt_BR
dc.subjectNeoliberal policies - educationpt_BR
dc.subjectContent Analysis - Bardinpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDINIZ, Wagner Berto dos Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBusiness education reform and curriculum organization: impacts on Sociology teaching and on education for ethnic-racial relations.pt_BR
dc.identifier.citationDINIZ, Wagner Berto dos Santos. A reforma empresarial da educação e a organização curricular: impactos no ensino de Sociologia e na educação para as relações étnico raciais. 2022. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25167pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WAGNER BERTO DOS SANTOS DINIZ - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2022.pdfWagner Berto dos Santos Diniz - Dissertação PROFSOCIO CDSA 2022.5.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.