Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2517
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMARQUES, A. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5967860049993913pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Eronides Câmara de.-
dc.contributor.advisor1IDARAÚJO, E.C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9669893840583648pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.-
dc.contributor.referee2CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.-
dc.contributor.referee3CIPRIANO, Maria do Socorro.-
dc.contributor.referee4ARAGÃO, Patricia Cristina de Araujo.-
dc.description.resumoA construção das identidades femininas dos anos de 1950 a 70, no Brasil, passou pelo investimento de discursos voltados especialmente para as mulheres observadas, enquanto “moças casadouras”, futuras esposas, mães e dona-de-casa, como também para as mulheres que não se casaram, as solteiras, o que foi mostrado nessa pesquisa. Esses discursos foram produtos do saber médico construído no século XIX que chegando ao século XX foram atravessados por outros saberes, a exemplo do religioso, da psicologia, desembocando na construção das mulheres em questão. A “mulher ideal”, um dos modelos femininos no qual esse discurso investiu, seria a moça prendada, comportada, adequada para o casamento. Nesse sentido, as mulheres que não se enquadraram, nesse tipo feminino idealizado, seriam marginalizadas, através do estigma da mulher mal amada, a solteirona, a “vitalina”, a “coroa”. Portanto, nesse trabalho, problematizamos as permanências com relação à imagem do casamento, enquanto prescrição para a realização da vida das mulheres, percebendo como nos anos 50, 60 e 70 foram produzidas as identidades das “mulheres ideais”, e também das mulheres solteiras, através da produção discursiva, feita pelas colunas femininas da revista “O cruzeiro” e de alguns cordéis de autores nordestinos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.-
dc.titleA produtividade discursiva sobre as mulheres nos artefatos culturais: a prescrição de uma normatividade social (1950-1970)pt_BR
dc.date.issued2014-03-
dc.description.abstractThe construction of women's identities of the years 1950 to 70, in Brazil, had speeches related especially to women called in Portuguese "marriageable girls", future wives, mothers and housewife, as also for the women who were not married, single women, which is shown in this study. These speeches were products of medical knowledge built in the 19th century who came to the 20th century with influence of other knowledge, like religious, psychology, into the construction of the women in question. The "ideal woman", one of the female models in which this discourse has invested, it would be the girl gifted, submissive, suitable for the wedding. Consequently, the women who did not fit this idealized feminine type, would be marginalized, through the stigma of unloved women. Therefore, in this work we problematize the image of marriage as long as prescription for the realization of women's lives, realizing how in years 50, 60 and 70 were produced the identities of the "ideal woman", and also of unmarried women, through the discursive production made by female columns from the magazine "The cruise" and some cordage from Northeasterners authors.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2517-
dc.date.accessioned2019-01-16T09:02:44Z-
dc.date.available2019-01-16-
dc.date.available2019-01-16T09:02:44Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectIdentidades femininas-
dc.subjectModelos femininos-
dc.subjectMulher e sociedade-
dc.subjectHistória social das mulheres-
dc.subjectMulheres prendadas-
dc.subjectEsteriótipo feminino-
dc.subjectMulher ideal-
dc.subjectMulheres solteiras-
dc.subjectSolteironas-
dc.subjectRevista O Cruzeiro-
dc.subjectNormatividade social-
dc.subjectMulheres e normatividade social-
dc.subjectColunas femininas-
dc.subjectCordel e identidades femininas-
dc.subjectMulheres e cordel - representação-
dc.subjectWoman and society-
dc.subjectFemale stereotype-
dc.subjectSocial history of women-
dc.subjectSingle women-
dc.subjectSocial norms-
dc.subjectWomen and social normativity-
dc.subjectDiscursos médicos e mulheres-
dc.subjectCoroas - mulheres-
dc.subjectCaritó-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARQUES, Andrea Cristina.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDiscursive productivity on women in cultural artifacts: the prescription of a social normativity (1950-1970)pt_BR
dc.identifier.citationMARQUES, Andrea Cristina. A produtividade discursiva sobre as mulheres nos artefatos culturais: a prescrição de uma normatividade social (1950-1970). 142f. 2014. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em; http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2517pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDREA CRISTINA MARQUES - DISSERTAÇÃO PPGH CH 2014.pdfAndrea Cristina Marques - Dissertação PPGH CH 2014.782.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.