Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2520
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFREIRE, G.S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0640231937701209pt_BR
dc.contributor.advisor1APOLINÁRIO, Juciene Ricarte.-
dc.contributor.advisor1IDAPOLINÁRIO,J.R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6938937338148950pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, João Marcos Leitão.-
dc.contributor.referee2POMPA, Maria Cristina.-
dc.contributor.referee3AGUIAR, José Otávio.-
dc.contributor.referee4RANGEL, Mércia Rejane.-
dc.description.resumoMais precisamente pelas décadas de 1730 e 1740, em Boa Vista, aldeamento indígena (Xukuru e Kanindé) localizado no litoral da capitania da Paraíba, carmelitas descalços usaram do vinho da acácia jurema, que desencadeava êxtase religioso, em um ritual que deviam combater. Como pensar as sensibilidades e estudar estas experiências de êxtase através de documentos político-administrativos? Essas ressignificações simbólicas transgrediam os preceitos do projeto colonial e contrapunham o que estava previsto nas Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia (1707). Como a análise dos textos teresianos auxilia essa reflexão? Sentimentos transgressores estavam ligados, neste evento, a práticas de agenciamento e burla, onde um contato interétnico, também inserido em uma perspectiva mística, provocou códigos que revelam movimentos de hibridismo. Esses juremeiros passam a ser encarados como feiticeiros pelos representantes da Igreja Católica, devido à manutenção das práticas ritualísticas que seriam revisitadas ao longo do período colonial, estendendo-se até depois dele, de modo a transgredir a ordem colonizadora. Estes elementos envolveram também os missionários carmelitas responsáveis pelo aldeamento. Partindo de uma análise baseada na Micro-História e no paradigma indiciário, mantendo um diálogo com a Antropologia, refletimos acerca dos contatos interétnicos ocorridos, assim como os elementos místico-religiosos que aproximaram indivíduos Tarairiú e carmelitas em transgressão ao ideal catequético colonial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.-
dc.subject.cnpqCiência das Religiões.-
dc.subject.cnpqFathers and Wizards-
dc.subject.cnpqAcacia jurema wine-
dc.subject.cnpqReligious ecstasy-
dc.titleDas "feitiçarias" que os padres se valem: circularidades culturais entre indígenas Tarairiú e missionários na Paraíba setecentista.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractMore precisely the decades of 1730 and 1740, in Boa Vista, indigenous settlement (Xukuru and Kanindé) located on the coast of the Captaincy of Paraiba, Discalced Carmelites used wine Acacia jurema, which triggered religious ecstasy, in a ritual that should fight. How to think and study these sensitivities ecstatic experiences through political and administrative documents? These symbolic significations transgressed the precepts of the colonial project and contrasted what was provided in the Constitutions of the First Archbishop of Bahia (1707). As the analysis of texts teresianos assists this reflection? Feelings offenders were linked, in this event, the agency practices and fraud, where a interethnic contact, also entered into a mystical perspective, provoked codes that reveal movements of hybridity. These juremeiros become regarded as sorcerers by representatives of the Catholic Church, due to the maintenance of ritual practices that would be revisited throughout the colonial period, extending up after him, so as to transgress the colonial order. These elements also involved the Carmelite missionaries responsible for the village. Starting from an analysis based on Micro-History and the evidential paradigm, maintaining a dialogue with anthropology, reflect about the interethnic contacts occurred, as well as the mystical-religious elements that came Tarairiú individuals and in violation of the Carmelite ideal catechetical colonial.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2520-
dc.date.accessioned2019-01-16T09:44:10Z-
dc.date.available2019-01-16-
dc.date.available2019-01-16T09:44:10Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectHistória Colonial-
dc.subjectJurema-
dc.subjectCarmelitas-
dc.subjectCircularidade Cultural-
dc.subjectPadres e Feitiçarias-
dc.subjectVinho da Acácia Jurema-
dc.subjectÊxtase Religioso-
dc.subjectPlantas Alucinógenas-
dc.subjectAldeamento Indígena Xucuru e Kanindé-
dc.subjectCapitania da Paraíba-
dc.subjectRituais Religiosos-
dc.subjectReligiosidade-
dc.subjectHibridismo Religioso-
dc.subjectCatolicismo e Jurema-
dc.subjectIgreja Católica e Juremeiros-
dc.subjectTransgressões de Católicos-
dc.subjectMissionários Carmelitas e Aldeamento-
dc.subjectParadigma Indiciário-
dc.subjectMicro-História-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFREIRE, Gláucia de Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeOf the "witchcraft" that priests use: cultural circularities between Tarairiú natives and missionaries in the eighteenth-century Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationFREIRE, Gláucia de Souza. Das "feitiçarias" que os padres se valem: circularidades culturais entre indígenas Tarairiú e missionários na Paraíba setecentista. 159f. 2013. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2520pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GLÁUCIA DE SOUZA FREIRE - DISSERTAÇÃO PPGH CH 2013.pdfGláucia de Souza Freire - Dissertação PPGH CH 2013.885.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.