Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25251
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1IDPESSOA, Rodrigo Bezerra.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290402081480027pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, Cícera Cecilia Esmeraldo.
dc.contributor.referee2FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.
dc.description.resumoA Geografia escolar apresenta sua importância na educação básica por ser capaz de impulsionar o processo de formação de cidadãos críticos para compreenderem o funcionamento do mundo em que vivem. Com base nisto, este trabalho de pesquisa objetiva investigar questões acerca do ensino do Relevo na etapa dos Anos Finais do Ensino Fundamental, visto que o Relevo faz parte dos componentes físicos naturais do espaço geográfico. A partir de levantamentos de diversos autores, percebemos que muitas vezes o ensino dos componentes físicos naturais do espaço geográfico ocorre de forma isolada, ou seja, sem ter associação com o social. Desse modo, esta pesquisa foi realizada mediante o método qualitativo, tendo como base o referencial teórico e a realização de entrevistas com professores de Geografia. Assim, discutimos questões sobre a formação inicial dos professores e sobre a docência em sala de aula. Como também, analisamos a relação entre a Universidade e a formação destes professores, por meio de sondagem dos pontos positivos e outros que requerem melhorias. Bem como, aprofundamos as discussões com o intuito de saber se nos anos finais do Ensino Fundamental o ensino do Relevo é associado com o social ou é realizado de forma isolada. Vale salientar, que um ensino fragmentado não colabora para o ensino aprendizagem de uma forma significativa. Portanto, após os resultados e discussões presentes neste trabalho, apresentamos as considerações finais e possíveis alternativas para os pontos que ainda necessitam de melhorias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleA Geografia e o ensino do relevo nos anos finais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.date.issued2022
dc.description.abstractSchool Geography presents its importance in basic education for being able to boost the process of formation of critical citizens to understand the functioning of the world in which they live. Based on this, this research work aims to investigate questions about the teaching of Relief in the Final Years of Elementary School stage, since the Relief is part of the natural physical components of the geographic space. Based on surveys by several authors, we noticed that the teaching of the natural physical components of the geographic space often occurs in isolation, that is, without being associated with the social. Thus, this research was carried out using the qualitative method, based on the theoretical framework and on interviews with Geography teachers. Thus, we discussed issues on the initial training of teachers and on teaching in the classroom. As well, we analyze the relationship between the University and the training of these teachers, by probing the positive points and others that require improvement. As well as, we deepen the discussions in order to know if in the final years of Elementary School the teaching of Relief is associated with the social or is carried out in isolation. It is worth noting that a fragmented teaching does not contribute to teaching and learning in a significant way. Therefore, after the results and discussions present in this work, we present the final considerations and possible alternatives for the points that still need improvement.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25251
dc.date.accessioned2022-05-23T18:26:14Z
dc.date.available2022-05-23
dc.date.available2022-05-23T18:26:14Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectGeografia ensinopt_BR
dc.subjectComponentes físicos naturaispt_BR
dc.subjectRelevopt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectSchool geographypt_BR
dc.subjectteaching geographypt_BR
dc.subjectNatural physical componentspt_BR
dc.subjectReliefpt_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Luana Pereira da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGeography and the teaching of relief in the Final Years of Elementary School.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Luana Pereira da. A Geografia e o ensino do relevo nos anos finais do Ensino Fundamental. 2022. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUANA PEREIRA DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2022.pdfLuana Pereira da Silva. TCC. Licenciatura em Geografia. 2022. 319.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.