Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25252
Title: Geografia e literatura: Capitães da Areia como representação do espaço urbano.
Other Titles: Geography and literature: Capitães da Areia as a representation of urban space.
???metadata.dc.creator???: ALMEIDA, Luanderson Mendes de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
Keywords: Geografia ensino;Literatura;Representação geográfica;Espaço urbano;Interdisciplinaridade;teaching geography;Literature;Geographic representation;Urban space;Interdisciplinarity
Issue Date: 30-Mar-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALMEIDA, Luanderson Mendes de. Geografia e literatura: Capitães da Areia como representação do espaço urbano. 2022. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho monográfico tem como finalidade construir um diálogo a respeito da inserção da literatura como metodologia de ensino, com base na análise da obra Capitães da Areia, de Jorge Amado, a partir das possibilidades para o ensino de Geografia. Nesse sentido, delineamos a trajetória da Geografia Escolar, evidenciando as possibilidades de um ensino interdisciplinar com textos literários, visto que a literatura pode representar uma dada realidade a qual a Geografia deve investigar e se beneficiar. A metodologia desenvolvida parte de um estudo qualitativo de abordagem descritiva exploratória, elaborado no decorrer de seis meses, por meio da pesquisa bibliográfica e documental. Para tanto se utilizou como aporte teórico para a discussão autores como: Amado (2009, 2012); Andrade e Brandão (2009); Santos (2012). As análises da obra buscam investigar o espaço urbano da cidade de Salvador, Bahia (BA), a partir dos significados atribuídos pelo escritor literário, englobando o mapeamento e registro de fotografias dos espaços apresentados. Com base nas pesquisas e nos levantamentos das representações geográficas contidas na obra, são estabelecidas duas propostas didáticas como sugestão para o ensino de Geografia no Ensino Médio: Realidade espacial da cidade de Salvador; A desigualdade social e a segregação sócio espacial.
Abstract: This monographic work aims to build a dialogue about the insertion of literature as a teaching methodology, based on the analysis of the work Capitães da Areia, by Jorge Amado, from the possibilities for the teaching of Geography. In this sense, we outline the trajectory of School Geography, highlighting the possibilities of an interdisciplinary teaching with literary texts, since literature can represent a given reality which Geography must investigate and benefit from. The methodology developed is based on a qualitative study with an exploratory descriptive approach, carried out over six months, through bibliographic and documentary research. For this purpose, authors such as: Amado (2009, 2012); Andrade and Brandão (2009); Santos (2012) were used as theoretical support for the discussion. The analysis of the work seeks to investigate the urban space of the city of Salvador, Bahia (BA), from the meanings attributed by the literary writer, encompassing the mapping and recording of photographs of the spaces presented. Based on research and surveys of geographic representations contained in the work, two didactic proposals are established as a suggestion for the teaching of Geography in High School: Spatial reality of the city of Salvador; Social inequality and socio-spatial segregation.
Keywords: Geografia ensino
Literatura
Representação geográfica
Espaço urbano
Interdisciplinaridade
teaching geography
Literature
Geographic representation
Urban space
Interdisciplinarity
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25252
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUANDERSON MENDES DE ALMEIDA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2022.pdfLuanderson Mendes de Almeida. TCC. Licenciatura em Geografia. 2022. 4.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.