Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25252
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALMEIDA, L. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0925152511978733pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1IDALVES, C. C. E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4727172806308807pt_BR
dc.contributor.referee1DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.referee2PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.description.resumoEste trabalho monográfico tem como finalidade construir um diálogo a respeito da inserção da literatura como metodologia de ensino, com base na análise da obra Capitães da Areia, de Jorge Amado, a partir das possibilidades para o ensino de Geografia. Nesse sentido, delineamos a trajetória da Geografia Escolar, evidenciando as possibilidades de um ensino interdisciplinar com textos literários, visto que a literatura pode representar uma dada realidade a qual a Geografia deve investigar e se beneficiar. A metodologia desenvolvida parte de um estudo qualitativo de abordagem descritiva exploratória, elaborado no decorrer de seis meses, por meio da pesquisa bibliográfica e documental. Para tanto se utilizou como aporte teórico para a discussão autores como: Amado (2009, 2012); Andrade e Brandão (2009); Santos (2012). As análises da obra buscam investigar o espaço urbano da cidade de Salvador, Bahia (BA), a partir dos significados atribuídos pelo escritor literário, englobando o mapeamento e registro de fotografias dos espaços apresentados. Com base nas pesquisas e nos levantamentos das representações geográficas contidas na obra, são estabelecidas duas propostas didáticas como sugestão para o ensino de Geografia no Ensino Médio: Realidade espacial da cidade de Salvador; A desigualdade social e a segregação sócio espacial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleGeografia e literatura: Capitães da Areia como representação do espaço urbano.pt_BR
dc.date.issued2022-03-30
dc.description.abstractThis monographic work aims to build a dialogue about the insertion of literature as a teaching methodology, based on the analysis of the work Capitães da Areia, by Jorge Amado, from the possibilities for the teaching of Geography. In this sense, we outline the trajectory of School Geography, highlighting the possibilities of an interdisciplinary teaching with literary texts, since literature can represent a given reality which Geography must investigate and benefit from. The methodology developed is based on a qualitative study with an exploratory descriptive approach, carried out over six months, through bibliographic and documentary research. For this purpose, authors such as: Amado (2009, 2012); Andrade and Brandão (2009); Santos (2012) were used as theoretical support for the discussion. The analysis of the work seeks to investigate the urban space of the city of Salvador, Bahia (BA), from the meanings attributed by the literary writer, encompassing the mapping and recording of photographs of the spaces presented. Based on research and surveys of geographic representations contained in the work, two didactic proposals are established as a suggestion for the teaching of Geography in High School: Spatial reality of the city of Salvador; Social inequality and socio-spatial segregation.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25252
dc.date.accessioned2022-05-23T19:22:44Z
dc.date.available2022-05-23
dc.date.available2022-05-23T19:22:44Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeografia ensinopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectRepresentação geográficapt_BR
dc.subjectEspaço urbanopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectteaching geographypt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectGeographic representationpt_BR
dc.subjectUrban spacept_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, Luanderson Mendes de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGeography and literature: Capitães da Areia as a representation of urban space.pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Luanderson Mendes de. Geografia e literatura: Capitães da Areia como representação do espaço urbano. 2022. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUANDERSON MENDES DE ALMEIDA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2022.pdfLuanderson Mendes de Almeida. TCC. Licenciatura em Geografia. 2022. 4.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.