Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25285
Title: Letramento escolar e produção escrita nas séries finais do Ensino Fundamental: aplicabilidades didático-pedagógicas do gênero FANFIC.
Other Titles: School literacy and written production in the final grades of Elementary School: didactic-pedagogical applicability of the FANFIC genre.
???metadata.dc.creator???: FREITAS, Maria Conceição Siebra.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, José Wanderley Alves. de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
Keywords: Letramento;Ensino de língua portuguesa;Produção escrita;Gêneros textuais;Fanfic;Ensino fundamental;literacy;Portuguese language teaching;Written production;Textual genres;fanfic;Elementary School
Issue Date: 30-Apr-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FREITAS, Maria Conceição Siebra. Letramento escolar e produção escrita nas séries finais do Ensino Fundamental: aplicabilidades didático-pedagógicas do gênero FANFIC. 2021. 98f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo discute, especialmente, as contribuições dos estudos sobre letramento para a ressignificação da produção escrita dos estudantes das séries finais do Ensino Fundamental, especialmente na perspectiva dos multiletramentos e, por conseguinte, da adoção do gênero fanfic nas aulas de língua portuguesa. Nesta direção, o objetivo maior deste trabalho é evidenciar a importância das abordagens teórico-metodológicas sobre letramentos para o desenvolvimento de práticas proficientes de produção escrita por alunos das séries finais do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, buscamos através da presente pesquisa: Delinear concepções de letramento escolar; Evidenciar problemas e perspectivas sobre o ensino da escrita nas séries finais do Ensino Fundamental, com ênfase nas abordagens teórico-metodológicos da Linguística Aplicada; Apresentar, sob forma de oficinas pautadas na área da Linguística Aplicada, com ênfase nos estudos pedagógicos, uma proposta de intervenção voltada para a formação de professores da Educação Básica, com ênfase no ensino da escrita na perspectiva dos letramentos, a partir da adoção do gênero textual fanfic. As bases teóricas para o desenvolvimento da pesquisa pautam-se sobre letramento e produção escrita. Ao final da discussão, apresenta um conjunto de oficinas pedagógicas, aplicável à formação e prática de professores que atuam junto à escolas de Ensino Fundamental II, com vistas ao delineamento de possibilidades de abordagens teórico-metodológicas propícias à produção escrita, especialmente no contexto dos anos finais do Ensino Fundamental, dando ênfase a procedimentos de escrita, suportes, gêneros textuais, com especial atenção para o gênero fanfic e a importância destes para a prática proficiente da escrita, por considera-lo, um dos que se fazem presentes no universo comunicacional dos gêneros digitais, tão presente entre as práticas de linguagens de jovens.
Abstract: The present study discusses, in particular, the contributions of literacy studies to the resignification of the written production of students in the final grades of Elementary School, especially from the perspective of multiliteracies and, therefore, the adoption of the fanfic genre in Portuguese language classes. In this direction, the main objective of this work is to highlight the importance of theoretical-methodological approaches on literacies for the development of proficient practices of written production by students in the final grades of Elementary School. As specific objectives, we seek through this research: Outline conceptions of school literacy; To highlight problems and perspectives on the teaching of writing in the final grades of Elementary School, with emphasis on the theoretical-methodological approaches of Applied Linguistics; To present, in the form of workshops guided in the area of ​​Applied Linguistics, with emphasis on pedagogical studies, an intervention proposal aimed at the training of teachers of Basic Education, with emphasis on the teaching of writing from the perspective of literacies, from the adoption of the genre textual fanfic. The theoretical bases for the development of the research are based on literacy and written production. At the end of the discussion, it presents a set of pedagogical workshops, applicable to the training and practice of teachers who work with Elementary School II schools, with a view to delineating possibilities of theoretical-methodological approaches conducive to written production, especially in the context of the years end of Elementary School, emphasizing writing procedures, supports, textual genres, with special attention to the fanfic genre and the importance of these for the proficient practice of writing, as it is considered one of those that are present in the communicational universe of digital genres, so present among the language practices of young people.
Keywords: Letramento
Ensino de língua portuguesa
Produção escrita
Gêneros textuais
Fanfic
Ensino fundamental
literacy
Portuguese language teaching
Written production
Textual genres
fanfic
Elementary School
???metadata.dc.subject.cnpq???: PROFLETRAS.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25285
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA CONCEIÇÃO SIEBRA FREITAS. DISSETAÇÃO PROFLETRAS. 2021.pdfMaria da Conceição Siebra Freitas. Dissertação PROFLETRAS. 2021. 11.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.