Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25291
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLONTRAS JUNIOR, A. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6669560154835822pt_BR
dc.contributor.advisor1MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
dc.contributor.advisor1IDROLIM-MOURA, Adriana Sidralle.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1626108523496818pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumoO processo de aquisição da leitura e escrita ocorre, geralmente, ainda na infância, através das práticas de letramento na escola. O indivíduo passa a ter contato com o código escrito e se familiariza com ele, conforme o avançar dos anos escolares. Assim, faz se necessária a continuação dessa formação leitora do estudante durante todo o ensino fundamental, tendo em vista que, o desenvolvimento das práticas de leitura aperfeiçoa se com o tempo. Portanto, este trabalho busca como objetivo geral: investigar acerca das práticas de letramento escolar a partir do trabalho com o gênero notícia, para o desenvolvimento de um ensino de leitura mais proficiente. Quanto aos objetivos específicos, pretende se: investigar acerca de concepções de leitura, na perspectiva do letramento escolar; discutir metodologias para o ensino de leitura mais profícuo nas aulas de Língua Portuguesa e refletir sobre práticas de avaliação no ensino de leitura. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, conforme Prodanov e Freitas (2013). Os principais autores que embasam essas discussões são: Soares (2009; 2017), Rojo (2015), Kleiman (2005) e Bakhtin (1997), entre outros autores. Como resultados, ressaltamos a relevância de se trabalhar de forma contínua a leitura durante todo o ensino fundamental II, visto que a formação leitora é um processo atrelado às práticas de letramentos, as quais podem contribuir significativamente para uma prática de ensino contextualizada, aprimorando, assim, a disposição, o prazer e o desempenho dos estudantes/leitores, em suas atividades de leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleLetramento escolar: formando o leitor crítico a partir do gênero notícia.pt_BR
dc.date.issued2022-03-30
dc.description.abstractThe process of acquiring reading and writing usually occurs in childhood, through literacy practices at school. The individual starts to have contact with the written code and becomes familiar with it, as the school years progress. Thus, it is necessary to continue this student reading training throughout elementary school, given that the development of reading practices improves over time. Therefore, this work seeks as a general objective: to investigate school literacy practices from the work with the news genre, for the development of a more proficient reading teaching. As for the specific objectives, it intends to: investigate about reading conceptions, from the perspective of school literacy, discuss methodologies for a more fruitful teaching of reading in Portuguese language classes and reflect on evaluation practices in reading teaching. The methodology adopted was bibliographic research with a qualitative approach, according to Prodanov and Freitas (2013). The main authors that support these discussions are: Soares (2009; 2017), Rojo (2015), Kleiman (2005) and Bakhtin (1997), among other authors. As a result, we emphasize the importance of working continuously with reading throughout elementary school II, since reading training is a process linked to literacy practices, which can significantly contribute to a contextualized teaching practice, thus improving , the disposition, pleasure and performance of students/readers in their reading activities.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25291
dc.date.accessioned2022-05-25T18:15:53Z
dc.date.available2022-05-25
dc.date.available2022-05-25T18:15:53Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectFormação leitorapt_BR
dc.subjectLetramento escolarpt_BR
dc.subjectMetodologias avaliativaspt_BR
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectReading trainingpt_BR
dc.subjectSchool literacypt_BR
dc.subjectEvaluation methodologiespt_BR
dc.subjectReaderpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLONTRAS JUNIOR, Antonio Pereira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSchool literacy: forming the critical reader from the news genre.pt_BR
dc.identifier.citationLONTRAS JUNIOR, Antonio Pereira. Letramento escolar: formando o leitor crítico a partir do gênero notícia. 2022. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANTONIO PEREIRA LONTRAS JUNIOR. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2022.pdfAntonio Pereira Lontras Junior. TCC. Licenciatura em letras - Língua Portuguesa. 2022.854.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.