Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2530
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARBOSA, D.E.S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2357221902964453pt_BR
dc.contributor.advisor1AGUIAR, José Otávio.-
dc.contributor.advisor1IDAGUIAR, J.O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7106694267459903pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Eli Brandão da.-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.-
dc.contributor.referee3GUERRA, Lemuel Dourado.-
dc.contributor.referee4ARANHA, Gervácio Batista.-
dc.description.resumoAté meados da década de 1980 as igrejas ligadas ao protestantismo histórico da cidade de Campina Grande (presbiteriana, congregacional, batista e metodista) só permitiam a presença de hinos ou cânticos que tivessem a mesma paisagem sonora em seus cultos. Foi nesse período em que os grupos instrumentais de louvor, compostos por guitarra, contrabaixo (ou baixo), teclado e bateria, passaram gradativamente a participar dos ditos "momentos de louvor" com cânticos que ficaram popularmente conhecidos como corinhos. Com base neste indício lançamos o seguinte problema: por que a introdução deste novo formato musical causou tanta inquietação nos participantes de tais comunidades eclesiásticas, especialmente por parte do público mais idoso? Dividimos a pesquisa em três capítulos, onde analisamos num primeiro momento a "música evangélica tradicional" e a "música evangélica contemporânea", num segundo momento as letras de algumas canções e num terceiro momento um evento evangélico denominado "Cantinho da Paz" e a relação dos fiéis com a mídia. Discutimos a temática a partir do conceito de artes de fazer de CERTEAU (2003), da noção de herança de RICOEUR (1997) e do conceito de autonomia de CASTORIADIS (2007). Pela escassez de bibliografia específica a história oral foi um dos recursos metodológicos para estudar esta história local.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória-
dc.titlePráticas musicais nos espaços religiosos: o protestantismo histórico em Campina Grande.pt_BR
dc.date.issued2009-08-
dc.description.abstractUntil the middle of 80's years, churches linked to historic protestantism in the city of Campina Grande (presbyterian, congregational, baptist and methodist), allowed in their services only hymns or songs that had the same sound's landscape. During this period of time, instrumental worship groups, using guitar, bass, keyboard and drums, gradually began to take part of those "worship moments" with songs that became popularly known as corinhos. Based on this evidence we release the following problem: why the introduction of this new music format has caused so much anxiety in the participants of such ecclesiastical communities, especially by the older audience? We divided the search into three chapters, where we look at the first place the "traditional gospel music" and "contemporary gospel music", in second place the lyrics of some songs and in third place an evangelical event called "Cantinho da Paz" and the relationship of faithful people with the media. We discussed the theme from the concept of art to make of CERTEAU (2003), the concept of inheritance of RICOEUR (1997) and the concept of autonomy of CASTORIADIS (2007). By the scarcity of specific literature, the oral history was a methodological resource for studying the local history.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2530-
dc.date.accessioned2019-01-16T15:41:04Z-
dc.date.available2019-01-16-
dc.date.available2019-01-16T15:41:04Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectMúsica-
dc.subjectHistória-
dc.subjectProtestantismo-
dc.subjectMusic-
dc.subjectHistory-
dc.subjectProtestantism-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARBOSA, Daniel Ely Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMusical practices in religious spaces: historical Protestantism in Campina Grande.pt_BR
dc.identifier.citationBARBOSA, Daniel Ely Silva. Práticas musicais nos espaços religiosos: o protestantismo histórico em Campina Grande. 150f. 2009. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2530pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIEL ELY SILVA BARBOSA - DISSERTAÇÃO PPGH CH 2009.pdfDaniel Ely Silva Barbosa - Dissertação PPGH 20098.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.