Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2533
Title: Discursos de identidade: sociabilidades docentes no ciberespaço do orkut.
Other Titles: Identity speeches: teachers sociabilities in orkut cyberspace.
???metadata.dc.creator???: SOUTO, Karina Pereira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NASCIMENTO, Regina Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MENEZES, Joedna Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: AGRA DO Ó, Alarcon.
Keywords: Ciberespaço;Orkut;História do Tempo Presente;Identidades;Professores/as de História;Cyberspace;History of Present Time;Identity;Teachers / as History
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUTO, Karina Pereira. Discursos de identidade: sociabilidades docentes no ciberespaço do orkut. 107f. 2012. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012.
???metadata.dc.description.resumo???: A realização desse trabalho consiste em problematizar as novas possibilidades de sociabilização nas denominadas redes sociais - especificamente a rede social Orkut - praticadas pelos Professores (as) de História na contemporaneidade. Nesse sentido, lançamos nosso olhar sobre as identidades (des) construídas a partir de diálogos entre professores de História na comunidade virtual denominada "Professores de História", ligada a essa rede social. A realização dessa dissertação nos conduz experimentar o momento atual no contexto da cibercultura produzida por uma cibersocidade referente às tecnologias da informação disponíveis, a fim de analisar historicamente a partir dos discursos dos professores/as no ciberespaço do Orkut como as mudanças promovidas por elas têm contribuído para uma des (construção) de identidades. Para tanto, pretendemos fazer o exercício de analisar os diálogos entre os professores/as (membros da comunidade citada), partindo de fragmentos de textos descontínuos - (fala/escrita) dos usuários - não oficiais, tidos muitas vezes como insignificantes pela historiografia "tradicional", na tentativa de montar um todo, não no sentido globalizante, mas um todo resultante de um trabalho de análise de discurso que se propõe a operar em torno dos discursos e não no seu interior, para entender não sua essência, mas como foi construída a base que o sustenta. Nesse sentido, partido do pressuposto de que as identidades são sempre construídas dentro do discurso e não fora dele, é que nos propomos realizar o exercício de analisar as escritas dos professores/as no ciberespaço do Orkut, com a preocupação de entender como estão sendo (des) construídas a partir dessa escrita relacionada ao discurso da instituição escolar moderna, esta ou aquela identidade para e pelos professores (as), nesse início de século marcado pelo inevitável avanço das novas tecnologias da comunicação e informação, e de uma sociedade marcada por sujeitos compostos por identidades multifacetadas, fluídas, itinerantes, que não se fixam neste ou naquele lugar.
Abstract: The realization of this work is to discuss the new possibilities of sociability in networks called sociail - specifically the social network Orkut practiced by teachers (as) in contemporary history. In this sense, we launched our eye on the identities (de) constructed from dialogues between history teachers in the virtual community named "Teachers of History," linked to this social network. The completion of this dissertation leads us experience the present moment in the context of cyberculture produced by a cibersocidade related to information technologies available to analyze historically from the speeches of teachers / as in cyberspace Orkut as the changes promoted by them have contributed des for a (construction) identities. To this end, we intend to analyze the performance of the dialogues between teachers / the (community members cited), from discontinuous fragments of texts - (speaking / writing) users - unofficial, often taken as insignificant by historiography "traditional "in an attempt to assemble a whole, not towards globalizing, but a whole resulting from a work of discourse analysis that intends to operate around the discourses and not inside, not to understand its essence, but it has been built the base that sustains it. In this sense, starts from the assumption that identities are always constructed within the discourse and not outside it, is that we propose to perform the exercise of analyzing the writings of teachers / the Orkut in cyberspace, with the concern being to understand how ( de) constructed from this writing related to the discourse of modem educational institution, this or that identity for and by teachers (as) in this new century marked by the inevitable advance of new technologies of communication and information, and a society marked by subject composed of multifaceted identities, fluid, itinerant, not to fix this or that place.
Keywords: Ciberespaço
Orkut
História do Tempo Presente
Identidades
Professores/as de História
Cyberspace
History of Present Time
Identity
Teachers / as History
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2533
Appears in Collections:Mestrado em História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KARINA PEREIRA SOUTO - DISSERTAÇÃO PPGH 2012..pdfKarina Pereira Souto- Dissertação PPGH 2012.27.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.