Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2539
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARROSO NETO, C. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2550400398495220pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Marinalva Vilar de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA,M.V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1606519856715259pt_BR
dc.contributor.referee1MONTENEGRO, José Benjamim.-
dc.contributor.referee2SILVA, Marcos Antonio.-
dc.contributor.referee3ANDRADE, Elizabeth Christina de.-
dc.description.resumoO advento da Nova História Cultural abriu um novo leque de possibilidades nas correntes históricas, nos campos de pesquisa e, principalmente, em uma multiplicidade de objetos, com o auxilio de diversas novas fontes, que, até então não eram visualizadas pela história. E são com essas novas possibilidades que nos debruçaremos sobre a História em Quadrinhos MAUS (Spiegelman, 2005) e nos apropriaremos dela como nossa fonte, nosso objeto de pesquisa para perceber como se da a (re) construção das identidades de judeus e nazistas na obra. Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos e os nazistas ganham feições de gatos, poloneses não judeus são porcos e estadunidenses cachorros. Buscar ver nela a partir de sua narrativa, e seus desenhos, como as identidades são constantemente refeitas a partir da visão que o autor, Art, tendo como fonte histórica o relato oral de seu pai, sendo este testemunha viva e sobrevivente do Shoah nazista na 2a Guerra Mundial. MAUS ("rato", em alemão) é a história de Vladek Spiegelman, judeu-polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele próprio ao filho Art Spiegelman (2005). O livro é considerado um clássico contemporâneo das histórias em quadrinhos. Foi publicado em duas partes, a primeira em 1986 e a segunda em 1991, ganhou o Prémio Pulitzer de literatura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.-
dc.title(Re) invenção de identidades: a construção das identidades de judeus e nazistas na obra "Maus" de Art Spiegelman.pt_BR
dc.date.issued2012-12-
dc.description.abstractThe advent of the new Cultural history has opened up a new range of possibilities in historical currents in the search fields, and, mainly, in a multitude of objects, with the help of several new sources, which until then were not viewed by history. And with these new possibilities which we will be focusing on the comic strip MAUS (Spiegelman, 2005) and take ownership her as our source, our search object to realize how the (re) construction of the identities of Jews and Nazis in the art. In foil, the Jews are drawn as mice and Nazis winning features of cats, Poles are pigs and non-Jewish American dogs. Fetching see it from his narrative, and their designs, how identities are constantly redone from the view that the author, Art, oral reporting historical source of her father, living witness and survivor of the Nazi Holocaust in World War II. MAUS ("mouse" in german) is the story of Vladek Spiegelman, Jewish-Polish who survived the Auschwitz concentration camp, told by himself to son Art Spiegelman (2005). The book is considered a classic of contemporary comic books. It was published in two parts, the fírst in 1986 and the second in 1991, and it won the Pulitzer Prize for literature.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2539-
dc.date.accessioned2019-01-17T10:40:12Z-
dc.date.available2019-01-17-
dc.date.available2019-01-17T10:40:12Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectHistória em Quadrinhos-
dc.subjectIdentidade-
dc.subjectDiscurso-
dc.subjectMemória-
dc.subjectComic Strip.-
dc.subjectIdentity-
dc.subjectMemory-
dc.subjectSpeech-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARROSO NETO, Cláudio da Costa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative(Re) invention of identities: the construction of the identities of jews and nazis in the "Evil" work of Spiegelman Art.pt_BR
dc.identifier.citationBARROSO NET, Cláudio da Costa. (Re) invenção de identidades: a construção das identidades de judeus e nazistas na obra "Maus" de Art Spiegelman. 141f. 2012. Dissertação (Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2539pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLÁUDIO DA COSTA BARROSO NETO - DISSERTAÇÃO PPGH CH 2012.pdf Cláudio da Costa Barroso Neto - Dissertação PPGH CH 2012.15.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.