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Title: Segmentação de mercado: Estudo em um Supermercado na cidade de Sousa - PB.
Other Titles: Market segmentation: Study in a supermarket in the city of Sousa - PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA, José Carlielson da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Rubenia de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ROSADO, Érika Lira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
Keywords: Marketing;Estratégica;Mercado Varejista;Marketing;Strategy;Retail Market
Issue Date: 25-Mar-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, José Carlielson da. Segmentação de mercado: Estudo em um Supermercado na cidade de Sousa - PB, 2022. 30fl. Artigo (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: A segmentação de mercado é uma importante ferramenta de marketing, por meio dela é possível identificar consumidores com comportamentos homogêneos e assim ofertar produtos e serviços a fim de satisfazê-los. Desta maneira, o objetivo deste artigo é analisar quais elementos da segmentação de mercado são utilizados por um supermercado localizado no município de Sousa, Sertão Paraibano. Para o alcance de tal objetivo, os procedimentos metodológicos se deram a partir de um estudo no supermercado e de um levantamento bibliográfico, a coleta de dados foi através de uma entrevista semiestruturada. Conclui-se que a empresa em estudo mesmo sem um conhecimento teórico bem fundamentado sobre a segmentação de mercado ela aplica de modo informal algumas estratégias da segmentação de mercado, como a segmentação geográfica e comportamental, além de identificar seu público – alvo e o perfil de seus clientes. Recomenda-se que em pesquisas futuras sejam utilizados casos múltiplos para gerar evidências mais abrangentes.
Abstract: Market segmentation is an important marketing tool, through which is possible to identify consumers with homogeneous behaviors and, consequently, offer products and services in order to satisfy them. Thereby, the main goal of this article lies on analyzing the market segmentation in a supermarket located in Sousa, a county from Paraiba State west, Brazil. In order to achieve this goal, the methodological procedures were based on a case study and a bibliographic survey; the data collection was carried out through a semi-structured interview. Therefore, it is concluded that the company under study, even without a wellfounded theoretical knowledge about market segmentation, applies, informally, some market segmentation strategies, such as geographic and behavioral segmentation, as well as identify its target audience and customers’ profile. Nevertheless, a limitation of this research was due to the fact that it was provided, by the company, only one employee to be interviewed. Finally, it is recommended that, in a future research, a larger number of cases to be used in order to generate more comprehensive evidence.
Keywords: Marketing
Estratégica
Mercado Varejista
Marketing
Strategy
Retail Market
???metadata.dc.subject.cnpq???: Artigo
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25420
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