Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25420
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, J. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Rubenia de Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, R. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0790230556773806pt_BR
dc.contributor.referee1ROSADO, Érika Lira.-
dc.contributor.referee1IDROSADO, E. L.pt_BR
dc.contributor.referee2BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.-
dc.contributor.referee2IDBARBOSA, M. F. N.pt_BR
dc.description.resumoA segmentação de mercado é uma importante ferramenta de marketing, por meio dela é possível identificar consumidores com comportamentos homogêneos e assim ofertar produtos e serviços a fim de satisfazê-los. Desta maneira, o objetivo deste artigo é analisar quais elementos da segmentação de mercado são utilizados por um supermercado localizado no município de Sousa, Sertão Paraibano. Para o alcance de tal objetivo, os procedimentos metodológicos se deram a partir de um estudo no supermercado e de um levantamento bibliográfico, a coleta de dados foi através de uma entrevista semiestruturada. Conclui-se que a empresa em estudo mesmo sem um conhecimento teórico bem fundamentado sobre a segmentação de mercado ela aplica de modo informal algumas estratégias da segmentação de mercado, como a segmentação geográfica e comportamental, além de identificar seu público – alvo e o perfil de seus clientes. Recomenda-se que em pesquisas futuras sejam utilizados casos múltiplos para gerar evidências mais abrangentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqArtigopt_BR
dc.titleSegmentação de mercado: Estudo em um Supermercado na cidade de Sousa - PB.pt_BR
dc.date.issued2022-03-25-
dc.description.abstractMarket segmentation is an important marketing tool, through which is possible to identify consumers with homogeneous behaviors and, consequently, offer products and services in order to satisfy them. Thereby, the main goal of this article lies on analyzing the market segmentation in a supermarket located in Sousa, a county from Paraiba State west, Brazil. In order to achieve this goal, the methodological procedures were based on a case study and a bibliographic survey; the data collection was carried out through a semi-structured interview. Therefore, it is concluded that the company under study, even without a wellfounded theoretical knowledge about market segmentation, applies, informally, some market segmentation strategies, such as geographic and behavioral segmentation, as well as identify its target audience and customers’ profile. Nevertheless, a limitation of this research was due to the fact that it was provided, by the company, only one employee to be interviewed. Finally, it is recommended that, in a future research, a larger number of cases to be used in order to generate more comprehensive evidence.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25420-
dc.date.accessioned2022-06-01T18:48:01Z-
dc.date.available2022-06-01-
dc.date.available2022-06-01T18:48:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectEstratégicapt_BR
dc.subjectMercado Varejistapt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectStrategypt_BR
dc.subjectRetail Marketpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, José Carlielson da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMarket segmentation: Study in a supermarket in the city of Sousa - PB.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, José Carlielson da. Segmentação de mercado: Estudo em um Supermercado na cidade de Sousa - PB, 2022. 30fl. Artigo (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ CARLIELSON DA SILVA ARTIGO ADM. 2022.pdfJosé Carlielson da Silva - TCC Artigo Científico 2022674.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.