Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2543
Title: Arquitetura para um ambiente de treinamento representado em realidade virtual.
Other Titles: Architecture for a training environment represented in virtual reality.
???metadata.dc.creator???: SILVA NETTO, Ademar Virgolino da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VIEIRA, Maria de Fátima Queiroz.
Keywords: Realidade virtual;Simulação de treinamento;Treinamento de operadores;Simulador de treinamento - arquitetura;Interface homem-máquina;Aplicações em realidade virtual;Softwares de treinamento;Ambiente Virtual de Aprendizagem;Treinamentos virtuais;Simulation based on virtual reality
Issue Date: Jun-2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA NETTO, Ademar Virgulino da. Arquitetura para um ambiente de treinamento representado em realidade virtual. 2010. 131f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Elétrica), Pós-Graduação em Engenharia Eletrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: O uso de ambientes virtuais para treinamento de operadores tem se consolidado devido a fatores como, redução de custo, redução de risco e treinamento personalizado, além de possibilitar o treinamento antecipado em equipamentos ainda não instalados. Porém, a maioria dos simuladores utiliza linguagens de programação, o que dificulta a manutenção e evolução de suas funções. Este trabalho faz parte de um projeto desenvolvido no Laboratório de Interface Homem-Máquina (LIHM) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Trata-se de um simulador cujo motor de simulação é implementado a partir de modelos em Redes de Petri Coloridas (CPN) e tem como propósito é apoiar o treinamento de operadores na sala de, e apoiar o estudo do erro humano nestes ambientes. Este trabalho teve como objetivos propor uma arquitetura para o simulador capaz de contemplar um novo conjunto de requisitos (modularidade, interoperabilidade e persistência) e integrar o motor de simulação com os módulos propostos na arquitetura. Este texto apresenta a especificação da arquitetura, sua implementação a partir de ferramentas livres e a integração entre módulos da arquitetura que foi instanciada e validada. O contexto de aplicação do simulador foi o de sistemas elétricos, na operação de uma subestação elétrica. Como resultado deste trabalho, a configuração básica do simulador foi construída e validada.
Abstract: The use of virtual environments for operator training has become a routine in many domains. Its advantages include cost reduction and personalized training giving the operator the opportunity to progress in its own rhythm, and the possibility of being trained in the use of new machinery and technologies. The vast majority of those virtual environment simulating tools are program-based which makes difficulty its maintenance and functional evolution. The Human Interface laboratory (LIHM) has developed a simulator prototype that uses as a model based simulator engine. The model is built in Colored Petri Nets (CPN), and the entire simulator was built using freeware software. As a drawback, one of the software tools stopped supporting an important functionality that prevented the prototype from being operational. This work proposes a new architecture for the simulator, which was conceived for supporting the training of operators in a substation control room as well as to support the human error studies performed in the LIHM. This new architecture contemplates new requisites such as persistence and and the appropriate developing tools are proposed as part of this work. As a result of this work, a basic simulator configuration was built validating the proposed architecture. To build this initial prototype it was also developed a driver to interconnect the various modules proposed in the architecture.
Keywords: Realidade virtual
Simulação de treinamento
Treinamento de operadores
Simulador de treinamento - arquitetura
Interface homem-máquina
Aplicações em realidade virtual
Softwares de treinamento
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Treinamentos virtuais
Simulation based on virtual reality
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Elétrica.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2543
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADEMAR VIRGOLINO DA SILVA NETTO - DISSERTAÇÃO PPGEE 2010..pdfAdemar Virgolino da Silva Netto - Dissertação PPGEE 2010.4.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.