Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25458
Title: Os multiletramentos como motivadores da prática de leitura em sala de aula.
Other Titles: Multiliteracies as motivators of reading practice in the classroom.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Caio Eder Santiago Lopes de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PINHEIRO, Maria do Socorro.
Keywords: Leitura;Multiletramentos;Letramento;Gêneros textuais;Leitura em sala de aula;WhatsApp;Reading;Multiliteracies;literacy;Textual genres;Classroom reading
Issue Date: 26-Apr-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Caio Eder Santiago Lopes de. Os multiletramentos como motivadores da prática de leitura em sala de aula. 2019. 108f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho apresenta a relevância da leitura como ferramenta indispensável no processo de desenvolvimento intelectual e social do ser humano e, portanto, o seu lugar de destaque na escola. Nesse sentido, há uma urgente necessidade de aproximar a leitura realizada na escola dos contextos e suportes nos quais as crianças e jovens leem, atualmente, em seu cotidiano. Desse modo, este trabalho tem o objetivo geral de discutir os Multiletramentos como motivadores da leitura em sala de aula, ao apresentarem-se como mecanismos que podem colaborar para o desenvolvimento de leitores proficientes, ao desenvolverem competências e habilidades que conferem autonomia e criticidade nos mais variados contextos de uso da língua. Construído a partir de uma pesquisa bibliográfica e de natureza qualitativa, este trabalho apresenta um aporte teórico baseado nos estudos de Soares (2017-2002), Köche e Marinello (2017-2015), Rojo e Moura (2012), Antunes (2009-2003), Ribeiro (2006-2007), Koch e Elias (2006), Marcuschi (2003-2001), Bräkling (2000), Solé (1998), Chartier (1998- 1996) e Kleiman (1995-1989). Dividido em quatro capítulos, o primeiro, apresentou considerações introdutórias sobre a importância da leitura dentro e fora da escola e a necessidade de inovação de suas práticas, a partir do uso de variados suportes de texto, principalmente os que envolvem as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). No segundo capítulo, elaborou-se a fundamentação teórica da pesquisa, valendo-se das concepções de Leitura e Letramento, a partir de alguns dos principais estudiosos dessas temáticas, além do estudo sobre os Multiletramentos e seu uso para promover uma leitura na tela que seja interativa, dinâmica e colaborativa, desenvolvida a partir de gêneros textuais argumentativos. O terceiro capítulo apresentou o percurso metodológico que norteou a pesquisa, sua natureza e a explicitação de uma Proposta de Intervenção para o trabalho com leitura. No quarto e último capítulo, foi desenvolvida a Proposta de Intervenção, baseada em oficinas de leitura, a ser executada na Escola de Ensino Básico Francisca Josué de Souza Carneiro, em Deputado Irapuan Pinheiro-CE, com professores de Língua Portuguesa do 9º Ano do Ensino Fundamental. Espera-se então, que este material contribua com ações profícuas de leitura, em que os Multiletramentos tenham efetiva presença e possibilitem a formação crítica e social dos leitores.
Abstract: This work presents the relevance of reading as an indispensable tool in the process of intellectual and social development of the human being and, therefore, its prominent place in school. In this sense, there is an urgent need to bring the reading performed at school closer to the contexts and supports in which children and young people currently read in their daily lives. Thus, this work has the general objective of discussing Multiliteracies as motivators of reading in the classroom, as they present themselves as mechanisms that can collaborate for the development of proficient readers, by developing competences and abilities that confer autonomy and criticality in the most different contexts of language use. Constructed from a bibliographical research and of a qualitative nature, this This work presents a theoretical contribution based on studies by Soares (2017-2002), Köche and Marinello (2017-2015), Rojo and Moura (2012), Antunes (2009-2003), Ribeiro (2006-2007), Koch and Elias ( 2006), Marcuschi (2003-2001), Bräkling (2000), Solé (1998), Chartier (1998-1996) and Kleiman (1995-1989). Divided into four chapters, the first presented introductory considerations about the importance of reading inside and outside school and the need to innovate their practices, from the use of various text supports, especially those involving Information and Communication Technologies (ICTs). In the second chapter, the theoretical foundation of the research was elaborated, using the concepts of Reading and Literacy, from some of the main scholars of these themes, in addition to the study of Multiliteracies and its use to promote a reading on the screen that is interactive, dynamic and collaborative, developed from textual genres argumentative. The third chapter presented the methodological course that guided the research, its nature and the explanation of an Intervention Proposal for the work with reading. In the fourth and final chapter, the Intervention Proposal was developed, based on reading workshops, to be carried out at the Francisca Josué de Souza Basic Education School. Carneiro, in Deputado Irapuan Pinheiro-CE, with Portuguese Language teachers from the 9th grade of Elementary School. It is expected, then, that this material contributes to fruitful reading actions, in which the Multiliteracies have an effective presence and enable the critical and social formation of readers.
Keywords: Leitura
Multiletramentos
Letramento
Gêneros textuais
Leitura em sala de aula
WhatsApp
Reading
Multiliteracies
literacy
Textual genres
Classroom reading
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25458
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAIO EDER SANTIAGO LOPES DE SOUSA. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS.2019.pdfCaio Eder Santiago Lopes de Sousa. Dissertação PROFLETRAS. 2019. 4.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.