Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2546
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDTORRES FILHO, F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8334363339869954pt_BR
dc.contributor.advisor1VIEIRA, Maria de Fátima Queiroz.
dc.contributor.advisor1IDVIEIRA, M. F. Q.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1459797138770378pt_BR
dc.contributor.referee1DORIA NETO, Adrião Duarte.
dc.contributor.referee2PERKISICH, Angelo.
dc.contributor.referee3COSTA, Evandro de Barros.
dc.contributor.referee4ALMEIDA, Hyggo Oliveira de.
dc.description.resumoO treinamento de operadores de sistemas industriais em ambientes simulados favorece a assimilação dos procedimentos técnicos através da vivência de situações semelhantes às situações reais experimentadas no ambiente de trabalho. A experiência e o aprendizado adquiridos em simuladores estão diretamente relacionados à qualidade e ao realismo dos cenários de treinamento propostos. Em contrapartida, o processo de construção de cenários de treinamento é uma atividade complexa, que envolve um grande volume e variedade de informações e, que demanda da equipe responsável conhecimentos multidisciplinares (design do ambiente virtual, educação, domínio especifico, etc.) . Nesta pesquisa propõe-se uma abordagem sistemática para a construção de cenários de treinamento de operadores de sistemas elétricos em ambientes de simulação. Esta abordagem se apoia dentre outras fontes: na instanciação de ontologias de domínio; nas normas IEC 61970-301 e ISO 10015; no contexto do treinamento em sistemas elétricos; na observação de treinamentos realizados na empresa CHESF e em documentos relacionados, gentilmente cedidos por esta empresa do setor elétrico. Com base nos termos, relacionamentos e restrições definidos, foram descritos os elementos constituintes de um cenário de treinamento, possibilitando o seu reuso em diferentes cenários, a partir de sua combinação e configuração, de acordo com informações armazenadas em uma base de conhecimento. Os objetivos deste trabalho foram: propor uma abordagem sistemática dos cenários visando facilitar a construção dos cenários a partir da formalização do conhecimento em ontologias do domínio; disponibilizar uma estrutura de dados reutilizável capaz de auxiliar tutores no processo de autoria do ambiente virtual; facilitar a compreensão dos requisitos de treinamento; favorecer a reusabilidade e a escalabilidade dos objetos representados nos cenários tais como: os componentes de animação e os modelos de simulação. As ontologias e o processo de desenvolvimento de cenários de treinamento foram validados a partir da descrição de cenários reais para o treinamento no simulador 2D utilizado na empresa CHESF- Simulop e na construção de cenários para o Simulador 3D- SimuLIHM, desenvolvido no LIHM da UFCG.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Elétrica.pt_BR
dc.titleAbordagem ontológica para modelagem do treinamento de operadores de sistemas elétricos.pt_BR
dc.date.issued2015-03-26
dc.description.abstractThe industrial training of system operators in simulated environments favours the assimilation of technical procedures by reproducing similar to real situations experienced in the workplace. The experience and learning acquired in simulators is directly related to the quality and realism of the proposed training scenarios. However, the process of building training scenarios is a complex one, involving a large volume and variety of information. It also demands from the development team a multidisciplinary knowledge of the virtual environment design, education, specific field, etc.). In this research it is proposed a systematic approach for building training scenarios in simulation nvironments, for electric system operators. This approach was based, amidst other sources, on: the instantiation of domain ontologies; IEC 61970-301 and the ISO 10015 standards; in the context of training in electrical systems; training observations conducted at the Brazilian electricity company- CHESF and related documents kindly made available by this company. The components of a training scenario were described on the basis of the terms; relationships and constraints defined, thus enabling their reuse in a variety of other scenarios, through their configuration and combination, in accordance with the information stored in a knowledge base. The objectives of this study were: to propose a scenario authoring process to facilitate the building of scenarios supported by the formalization of knowledge in domain ontologies; to provide a reusable data structure capable of assisting tutors in the virtual environment authoring process; to facilitate the understanding of training requirements; to promote reusability and scalability of the objects represented in scenarios such as: animation components and simulation models. Both the ontologies and the training scenarios development process were validated through the authoring of real scenarios for training in 2D simulator in CHESF- Simulop and, authoring scenarios for the 3D-SimuLIHM Simulator, developed in LIHM UFCG.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2546
dc.date.accessioned2019-01-17T17:05:43Z
dc.date.available2019-01-17
dc.date.available2019-01-17T17:05:43Z
dc.typeTesept_BR
dc.subjectOperadores de sistemas elétricospt_BR
dc.subjectModelagem de treinamentopt_BR
dc.subjectAbordagem ontológicapt_BR
dc.subjectOntologiaspt_BR
dc.subjectSimuladores de treinamento - operadores elétricospt_BR
dc.subjectSistemas elétricos - treinamentospt_BR
dc.subjectOperators of electrical systemspt_BR
dc.subjectOntological approachpt_BR
dc.subjectElectrical systems - trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTORRES FILHO, Flávio.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeOntological approach for modeling the training of electrical system operators.pt_BR
dc.identifier.citationTORRES FILHO, Flávio. Abordagem ontológica para modelagem do treinamento de operadores de sistemas elétricos. 2015. 118f. (Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Engenharia Elétrica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FLÁVIO TORRES FILHO - TESE PPGEE 2015.pdfFlávio Torres Filho - Tese PPGEE 20155.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.