Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25505
Title: Gêneros textuais como recurso pedagógico para reflexão sobre diversidade linguística: uma proposta de sequência didática para alunos do 6º ano.
Other Titles: Textual genres as a pedagogical resource for reflection on linguistic diversity: a proposal for a didactic sequence for 6th grade students.
???metadata.dc.creator???: BRAGA, Patrícia dos Santos Queiroz.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BESSA, Clécida Maria Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee2???: JOCA, Alexandre Martins.
Keywords: Gêneros textuais;Diversidade linguística;Ensino de língua materna;Preconceito linguístico;Leitura em sala de aula;Textual genres;Linguistic diversity;Mother tongue teaching;Linguistic prejudice;Classroom reading
Issue Date: 25-Apr-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRAGA, Patrícia dos Santos Queiroz. Gêneros textuais como recurso pedagógico para reflexão sobre diversidade linguística: uma proposta de sequência didática para alunos do 6º ano. 2019. 148f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: A língua pode sofrer diversas alterações, tendo em vista a comunidade onde está inserido o falante. Este, por sua vez, usa a língua, conforme sua cultura, formação, situação de interação etc. Assim, o português falado em uma determinada região pode ser diferente do português falado em outra região. Isso acontece devido a um fenômeno próprio da língua portuguesa: a diversidade linguística. Com o viés neste aspecto da língua, este estudo faz uma abordagem acerca dos gêneros textuais como recurso pedagógico para reflexão sobre diversidade e preconceito linguísticos. Fundamentamos as discussões teóricas nos estudos realizados por Bagno (1999; 2003; 2004; 2007; 2009; 2013), Travaglia (2006); Cagliari (1992); Magda Soares (1997); Bortoni-Ricardo (2009); Bakhtin (1992 [1929]); Marcuschi (2010) e outros. Objetiva apresentar subsídios para discutir e refletir sobre a questão da diversidade e do preconceito linguístico, através de gêneros textuais. Intentando uma intervenção, propomos uma sequência didática a ser aplicada para alunos de 6º ano, a partir dos gêneros textuais: histórias em quadrinhos, crônicas, poemas, cordéis e letras de músicas. Trata-se de uma pesquisa de cunho descritivista e qualitativo, correlacionada à etnográfica hermenêutica, com abordagem seguindo-se a vertente epistemológica. Além disso, tem caráter intervencionista, pois pretende um trabalho didático e instrucional a ser aplicado em sala de aula. Esta pesquisa trouxe contribuições teórico-metodológicas para a prática de ensino da língua portuguesa. Os resultados apontaram para vários aspectos, entre eles, o de que o Brasil precisa fortalecer a política linguística que não se inspira em mitos e em normatização gramatical, mas em metodologias que considerem as reais necessidades dos falantes tomando a língua como fenômeno histórico-social.
Abstract: The language can undergo several changes, in view of the community where the speaker is inserted. The latter, in turn, uses the language, according to their culture, training, interaction situation, etc. Thus, the Portuguese spoken in a certain region may be different from the Portuguese spoken in another region. This happens due to a phenomenon peculiar to the Portuguese language: the linguistic diversity. With a bias in this aspect of language, this study approaches textual genres as a pedagogical resource for reflection on linguistic diversity and prejudice. We base the theoretical discussions on studies carried out by Bagno (1999; 2003; 2004; 2007; 2009; 2013), Travaglia (2006); Cagliari (1992); Magda Soares (1997); Bortoni-Ricardo (2009); Bakhtin (1992 [1929]); Marcuschi (2010) and others. It aims to present subsidies to discuss and reflect on the issue of linguistic diversity and prejudice, through textual genres. Intending an intervention, we propose a didactic sequence to be applied to 6th grade students, based on textual genres: comics, chronicles, poems, strings and song lyrics. This is a descriptive and qualitative research, correlated to ethnographic hermeneutics, with an approach following the epistemological aspect. In addition, it has an interventionist character, as it intends to be a didactic and instructional work to be applied in the classroom. This research brought theoretical-methodological contributions to the practice of teaching the Portuguese language. The results pointed to several aspects, among them, that Brazil needs to strengthen a linguistic policy that is not inspired by myths and grammatical norms, but by methodologies that consider the real needs of speakers, taking the language as a historical-social phenomenon.
Keywords: Gêneros textuais
Diversidade linguística
Ensino de língua materna
Preconceito linguístico
Leitura em sala de aula
Textual genres
Linguistic diversity
Mother tongue teaching
Linguistic prejudice
Classroom reading
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25505
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PATRICIA DOS SANTOS QUEIROZ BRAGA. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS.2019.pdfPatrícia dos Santos Queiroz Braga. Dissertação PROFLETRAS. 2019.8.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.