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Title: Gênero textual e ensino: uma análise do anuncio do livro didático.
Other Titles: Textual genre and teaching: an analysis of the textbook advertisement.
???metadata.dc.creator???: DIAS, Francinaldo Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERREIRA, Hilma Ribeiro de Mendonça.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA, Hérica Paiva.
Keywords: Gênero textual;Livro didático;Anúncio publicitário;Ensino fundamental;Leitura em sala de aula;Língua Portuguesa livro didático;Text genre;Textbook;Advertisement;Elementary School;Classroom reading;Portuguese language textbook
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DIAS, Francinaldo Silva. Gênero textual e ensino: uma análise do anuncio do livro didático. 2015. 190f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação objetiva analisar como se dá a abordagem do anúncio nos livros didáticos e como o anúncio publicitário está atrelado às atividades de leitura em sala de aula do Ensino Fundamental. Para tanto, identificamos o anúncio nas atividades de leitura no LD; investigamos se as propostas de leitura contemplam a indicação da forma composicional do texto, do emissor, do destinatário e do propósito comunicativo; e verificamos se a proposta de atividade com o anúncio possibilita o aluno se instaurar como sujeito social. Do universo do livro didático Língua Portuguesa, selecionamos como corpus a Coleção Português: Linguagens do 6º ao 9º ano, 2012, aprovados pelo PNLD/2014 para o triênio 2014/2016 dos autores Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. Para a realização desta pesquisa foram seguidas as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN – terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa (BRASIL, 1998, p.54). Além dos PCNs, foi utilizada a Teoria dos gêneros Textuais de Bakhtin (2011), refletida por Marcuschi (2008), focando em sua base conceitual: conteúdo temático, forma e estilo. A teoria também contemplou o que hoje se considera as condições de produção dos gêneros. Além disso, foi utilizada a Teoria do texto Publicitário (Carvalho, 2000; 2014) definindo assim, a esfera discursiva em que se enquadra este gênero e buscando compreender o funcionamento desse gênero dentro dessa esfera discursiva, suas características textuais e discursivas, as Teorias de leitura (Kleiman, 1989; 2014) e (KOCH, 2011) esta, para compreender as concepções de leitura em suas perspectivas, aquela com as estratégias de leitura. Através de análises quantitativa e qualitativa, foi verificado que as propostas de leitura com o gênero anúncio publicitário estão presentes em toda a coleção, em sua maior parte são utilizados em propostas de leitura, muito embora com algumas reservas.
Abstract: This dissertation aims to analyze how the advertisement approach is given in textbooks and how the advertisement is linked to reading activities in the Elementary School classroom. For that, we identified the advertisement in the reading activities in the textbook; we investigated if the reading proposals contemplate the indication of the compositional form of the text, the sender, the addressee and the communicative purpose; and we verified if the activity proposal with the advertisement allows the student to establish himself as a social subject. From the Portuguese Language textbook universe, we selected as corpus the Portuguese Collection: Languages ​​from 6th to 9th year, 2012, approved by the PNLD/2014 for the 2014/2016 triennium by the authors Willian Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães. In order to carry out this research, the guidelines of the National Curricular Parameters – PCN – third and fourth cycles of Portuguese Language Fundamental Teaching (BRASIL, 1998, p.54) were followed. In addition to PCNs, Bakhtin's Theory of Textual Genres (2011), reflected by Marcuschi (2008), focusing on its conceptual basis: thematic content, form and style. The theory also contemplated what are now considered the conditions of production of genres. In addition, the Advertising Text Theory (Carvalho, 2000; 2014) was used, thus defining the discursive sphere in which this genre fits and seeking to understand the functioning of this genre within this discursive sphere, its textual and discursive characteristics, the Theories of reading (Kleiman, 1989; 2014) and (KOCH, 2011) this one, to understand the reading conceptions in their perspectives, the one with reading strategies. Through quantitative and qualitative analyses, it was verified that the reading proposals with the advertising genre are present throughout the collection, for the most part they are used in reading proposals, although with some reservations.
Keywords: Gênero textual
Livro didático
Anúncio publicitário
Ensino fundamental
Leitura em sala de aula
Língua Portuguesa livro didático
Text genre
Textbook
Advertisement
Elementary School
Classroom reading
Portuguese language textbook
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25510
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

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