Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2555
Title: Memória e cotidiano escolar: o Colégio Estadual de Campina Grande (1968-1978).
Other Titles: Memory and everyday school: the State College of Campina Grande (1968-1978).
???metadata.dc.creator???: ALBUQUERQUE, Thaisy Lanny de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CABRAL FILHO, Severino.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GONÇALVES, Regina Célia.
???metadata.dc.contributor.referee3???: MONTENEGRO, José Benjamim.
???metadata.dc.contributor.referee4???: LIMA, Luciano Mendonça de.
Keywords: Cidade;Fontes Orais;Educação;City;Oral Sources;Education
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALBUQUERQUE, Thaisy Lanny de. Memória e cotidiano escolar: o Colégio Estadual de Campina Grande (1968-1978). 144f. 2011.(Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: O Colégio Estadual de Campina Grande, tambem conhecido como Estadual da Prata, foi inaugurado em 1953 e tornou-se o primeiro colégio público de ensino secundário da cidade. Fruto das “leis orgânicas de ensino”, formuladas durante o Estado Novo (1937-1945), o Colégio Estadual logo se tornou uma referência de qualidade em ensino, atraindo tanto estudantes da própria cidade como tambem de regiões circunvizinhas, pertencentes às mais variadas camadas sociais. Durante o período de vigência do Governo Militar no Brasil, em especial a partir da promulgação do Ato Institucional nº 5 (1968-1978), todos os colégios do país passaram a ser vigiados e fiscalizados com maior intensidade, com o intuito de coibir ações consideradas “subversivas”. Com base nos diálogos teóricos oferecidos por Certeau, e da utilização das fontes orais através da metodologia do paradigma indiciário sugerido por Ginzburg, buscaremos problematizar o cotidiano escolar durante o AI-5, e as interfaces e relações estabelecidas no cotidiano escolar durante esse período.
Abstract: The Campina Grande State College, also known as Silver State College, was inaugurated in 1953 and became the first public school of secondary education in the city. The organics laws of teaching, formulated during the Estado Novo (1937-1945), the State College soon became a byword for quality in education, attracting students from both the city and also from surrounding regions, belonging to various social layers. During the military government in Brazil, especially after the promulgation of the Institutional Act nº 5 (1968-1978), all colleges in the country began to be watched and monitored with greater intensity in order to curb actions considered “subversive”. Based on theoretical dialogues offered by Certeau, and the use of oral sources through the methodology of evidential paradigm suggested by Ginzburg, seek to question the school everyday during the AI-5, and the interfaces and relationships established in the school routine during that period.
Keywords: Cidade
Fontes Orais
Educação
City
Oral Sources
Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2555
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAISY LANNY DE ALBUQUERQUE - DISSERTAÇÃO PPGH CH 2011.pdfThaisy Lanny de Albuquerque - Dissertação PPGH CH 20112.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.