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dc.creator.IDSILVA, A. J. R.pt_BR
dc.creator.IDSILVA, AMANDA JÉSSICA RODRIGUESpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0242378155578007pt_BR
dc.contributor.advisor1LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.-
dc.contributor.advisor1IDLUCENA, Adriano Elísio de Figueirêdo Lopespt_BR
dc.contributor.advisor1IDLUCENA, ADRIANO ELÍSIO DE FIGUEIRÊDO LOPESpt_BR
dc.contributor.advisor1IDDE FIGUEIREDO LOPES LUCENApt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4428634327768673pt_BR
dc.contributor.referee1MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.-
dc.contributor.referee1IDMENDONÇA, A. M. G. D.pt_BR
dc.contributor.referee1IDMendonça, Ana Maria Gonçalves Duartept_BR
dc.contributor.referee1IDMendonça, A. M. G. D.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7613871386733779pt_BR
dc.contributor.referee2CAVALCANTE, Fabiano Pereira.-
dc.contributor.referee2IDCAVALCANTE, F. P.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5582393523349973pt_BR
dc.description.resumoA preocupação com o meio ambiente tem se evidenciado cada vez mais nos últimos anos, sabendo que um dos principais problemas ambientais encontrados em centros urbanos está associado ao fenômeno de ilha de calor urbana, que apresenta como um dos grandes vilões os pavimentos asfálticos justamente por ocuparem uma elevada área superficial nas cidades e possuírem coloração escura. Em vista dessa problemática ambiental, uma maneira de obter superfícies pavimentadas mais frias sob a incidência de radiação solar é aumentando o albedo das mesmas, por meio da coloração de superfícies asfaltadas, para isso, sugere-se, o uso de materiais que absorvem menos calor, nesse caso, a utilização de superfícies mais claras, obtidas por meio da coloração dos pavimentos asfálticos, com cores mais claras, que sejam capazes de refletir de fato a luz solar. Assim o objetivo deste trabalho é investigar o potencial da utilização de resíduos de PEAD para coloração de misturas asfálticas, com vista a minimização do fenômeno de ICU, pela alta refletância das cores do PEAD, além de verificar o comportamento reológico e mecânico de misturas asfálticas modificadas com esses resíduos. Com vista a atender esse objetivo, a pesquisa foi estruturada em duas vertentes principais: primeiro, caracterização mecânica das misturas asfálticas com a incorporação do PEAD, e segundo, verificar o uso de PEAD na camada de revestimento e sua contribuição na redução da temperatura da superfície e aumento a refletividade em relação aos pavimentos convencionais de cor escura. Os resultados mecânicos indicaram a viabilidade técnica da incorporação do PEAD a mistura, comparando os resultados obtidos para as misturas convencionais, a modificada se destacou em 7,14% quanto a resistência a tração, 18,1% quanto a resiliência, 14% no comportamento deletério da água e 129% em deformação permanente. Quanto ao uso do PEAD para coloração, esse mostrou-se satisfatório, os ensaios de refletância solar mostraram que as misturas asfálticas coloridas se destacaram frente às misturas asfálticas sem o granulado de PEAD. Os ensaios de temperatura em campo mostraram que as misturas asfálticas coloridas atingem temperaturas até 3,5 °C menores do que as misturas sem PEAD, evidenciando assim a possibilidade do uso de PEAD nas superfícies de misturas asfálticas como agente colaborador para redução da ICU.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleUtilização de resíduos de polietileno de alta densidade (PEAD) para coloração de misturas asfálticas.pt_BR
dc.date.issued2022-03-03-
dc.description.abstractConcern for the environment has become increasingly evident in recent years, knowing that one of the main environmental problems found in urban centers is associated with the urban heat island phenomenon, which presents as one of the great villains the asphalt pavements precisely because they occupy a high surface area in cities and have a dark color. In view of this environmental problem, a way to obtain cooler paved surfaces under the incidence of solar radiation is increasing the albedo of the same, through the coloring of asphalt surfaces, for this, it is suggested, the use of materials that absorb less heat, in this case, the use of lighter surfaces, obtained through the coloring of asphalt pavements, with lighter colors, which are capable of actually reflect sunlight. Thus, the objective of this work is to investigate the potential of using of HDPE residues for coloring asphalt mixtures, with a view to minimizing the ICU phenomenon, due to the high reflectance of HDPE colors, in addition to verifying the behavior rheological and mechanical analysis of modified asphalt mixtures with these residues. with a view to To meet this objective, the research was structured in two main strands: first, mechanical characterization of asphalt mixtures with the incorporation of HDPE, and second, to verify the use of HDPE in the coating layer and its contribution to the reduction of surface temperature and increased reflectivity compared to conventional pavements dark in color. The mechanical results indicated the technical feasibility of incorporating the HDPE the mixture, comparing the results obtained for the conventional mixtures, the modified stood out in 7.14% in terms of tensile strength, 18.1% in terms of resilience, 14% in the deleterious behavior of water and 129% in permanent deformation. As for the use of HDPE for coloring, this one proved to be satisfactory, the solar reflectance tests showed that the colored asphalt mixtures stood out against the asphalt mixtures without the granulate of HDPE. Field temperature tests showed that colored asphalt mixtures reach temperatures up to 3.5 °C lower than mixtures without HDPE, thus showing the possibility of using HDPE on the surfaces of asphalt mixtures as a collaborating agent for ICU reduction.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25551-
dc.date.accessioned2022-06-08T12:41:38Z-
dc.date.available2022-06-08-
dc.date.available2022-06-08T12:41:38Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectRevestimentos asfálticos coloridospt_BR
dc.subjectIlha de calor urbanapt_BR
dc.subjectRefletância solarpt_BR
dc.subjectLigantes modificadospt_BR
dc.subjectColored asphalt coatingspt_BR
dc.subjectUrban heat islandpt_BR
dc.subjectSolar reflectancept_BR
dc.subjectModified binderspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Amanda Jéssica Rodrigues da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeUse of high density polyethylene (HDPE) waste for coloring asphalt mixtures.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Jéssica Rodrigues da. Utilização de resíduos de polietileno de alta densidade (PEAD) para coloração de misturas asfálticas. 2022. 124 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

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AMANDA JÉSSICA RODRIGUES DA SILVA – DISSERTAÇÃO PPGECA 2022.pdfAmanda Jéssica Rodrigues da Silva - Dissertação PPGECA 20223.32 MBAdobe PDFView/Open


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