Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25581
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPEREIRA, L. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569298868381230pt_BR
dc.contributor.advisor1MONTEIRO, João Arthur Brunet.-
dc.contributor.advisor1IDBRUNET, J. A. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDBRUNET, J.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDBRUNET, JOAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7892247821251194pt_BR
dc.contributor.referee1MORAIS, Fábio Jorge Almeida.-
dc.contributor.referee1IDMORAIS, F. J. A.pt_BR
dc.contributor.referee1IDMORAIS, Fpt_BR
dc.contributor.referee1IDMORAIS, FABIOpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0987042606840444pt_BR
dc.contributor.referee2FIGUEIREDO., Flavio Vinicius diniz de.-
dc.contributor.referee2IDFIGUEIREDO, Flavio Vinicius Diniz dept_BR
dc.contributor.referee2IDFigueiredo, Flaviopt_BR
dc.contributor.referee2IDFIGUEIREDO, Flaviopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9481210393304645pt_BR
dc.description.resumoAo longo dos anos, sociedade civil e entidades governamentais têm se esforçado para en- tender o ecossistema de tecnologias cívicas e a utilização de dados abertos na transparência governamental. Alguns trabalhos focam na avaliação da conformidade dos dados disponí- veis com os padrões que precisam seguir, e outros se aprofundam no entendimento de um tema específico, como os Dados Abertos Governamentais - DAGs da área de educação. O Brasil publica dados educacionais que descrevem desde a condição de escolas da educação básica até indicadores de qualidade da educação superior, alguns temas possuem conjuntos de dados com referência de 1995 até 2020. Nesse cenário, é possível entender que existe um empenho para o acompanhamento e facilitação do uso desse recurso, mas ainda não está descrito quais são as características com relação às pessoas, organizações e projetos de soft- ware nesse ecossistema. Por isso, o objetivo dessa pesquisa foi caracterizar a comunidade que utiliza DAGs brasileiros relacionados à educação, entendendo a sua dinâmica a partir de informações sobre 217 repositórios de projetos de software armazenados no GitHub e da experiência de 38 participantes dessa comunidade. Com os dados coletados foi possível entender que a comunidade se desenvolve, em sua maior parte, a partir de projetos pessoais (85%), porém existem também faculdades, centros de pesquisa, canais de mídia/comuni- cação e instituições governamentais. Nesses projetos, o Jupyter Notebook se mostra uma tecnologia importante. Com relação aos respondentes, uma das motivações relatadas é utili- zar o aprendizado com a análise desses dados para incidir no próprio contexto educacional, auxiliando no trabalho de professores e gestores. Já os problemas relatados pelos partici- pantes, reforçam a ideia da necessidade de conhecimento técnico para a manipulação desses dados. Com isso, esperamos ajudar órgãos governamentais na prevenção das inconsistências relatadas e no planejamento de ações para promoção da participação cidadã de forma mais democrática e inclusiva, juntamente a outros integrantes dessa comunidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleCaracterização da comunidade que utiliza dados abertos governamentais sobre a educação brasileira.pt_BR
dc.date.issued2022-03-11-
dc.description.abstractOver the years, civil society and government entities have struggled to tend the civic technologies ecosystem and the use of open data in transparency governmental. Some works focus on assessing the conformity of available data. with the standards they need to follow, and others delve deeper into understanding a specific theme, such as Open Government Data - DAGs in the education area. O Brazil publishes educational data that describe since the condition of schools of education from basic to higher education quality indicators, some themes have sets of data with reference from 1995 to 2020. In this scenario, it is possible to understand that there is an effort to monitor and facilitate the use of this resource, but it is not yet described what are the characteristics with respect to people, organizations and software projects ware in that ecosystem. Therefore, the objective of this research was to characterize the community that uses Brazilian DAGs related to education, understanding their dynamics from of information on 217 software project repositories stored on GitHub and from the experience of 38 participants of this community. With the data collected, it was possible to understand that the community develops, for the most part, from personal projects (85%), but there are also faculties, research centers, media/community channels cation and government institutions. In these projects, Jupyter Notebook proves to be a important technology. Regarding the respondents, one of the reported motivations is to use leverage learning with the analysis of these data to focus on the educational context itself, assisting in the work of teachers and administrators. The problems reported by the participants nts, ​​reinforce the idea of ​​the need for technical knowledge to handle these Dice. With this, we hope to help government agencies to prevent inconsistencies reported and in the planning of actions to promote citizen participation in a more democratic and inclusive, together with other members of this community.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25581-
dc.date.accessioned2022-06-09T13:42:36Z-
dc.date.available2022-06-09-
dc.date.available2022-06-09T13:42:36Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectDados Abertos Governamentaispt_BR
dc.subjectDados Educacionaispt_BR
dc.subjectCaracterizaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia Cívicapt_BR
dc.subjectGovernment Open Datapt_BR
dc.subjectEducational Datapt_BR
dc.subjectDescriptionpt_BR
dc.subjectCivic Technologypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Lorena Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCharacterization of the community that uses open data government agencies on Brazilian education.pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Lorena Santos. Caracterização da comunidade que utiliza dados abertos governamentais sobre a educação brasileira. 2022. 115f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação ) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LORENA SANTOS PEREIRA - DISSERTAÇÃO PPGCC 2022.pdfLorena Santos Pereira - Dissertação PPGCC 20229.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.