Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2566
Title: Entre os apitos da casa-de-força, A Barragem: da análise textual à sala de aula.
Other Titles: Among the squatter whistles, the dam: from textual analysis to classroom.
???metadata.dc.creator???: EHRICH, Isaías de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMORIM, José Edilson de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SALES, Ana Maria Coutinho.
Keywords: Literatura;Representação Social;Didatização do Saber;Literature;Social Representation;Knowledge Education
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: EHRICH, Isaías de Oliveira. Entre os apitos da casa-de-força, A Barragem: da análise textual à sala de aula. 284f. 2009. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2566
???metadata.dc.description.resumo???: Entendendo a Literatura como representação social, este trabalho faz uma análise do romance regionalista A Barragem, da escritora sousense Ignez Mariz, o qual retrata a história de uma família de retirantes nordestinos que, devido às adversidades causadas pela seca de 1932, vai procurar as obras de açudagem em São Gonçalo. Com uma linguagem fácil e construindo personagens marcantes, representativos de alguns sujeitos sociais da época (década de 1930), a autora marca, em seu texto, mediante a ação dos personagens, detalhes minuciosos da construção de mais um açude na década de 1930, no sertão paraibano, além disso, ela valoriza o trabalho sertanejo, a educação e o papel da mulher. Na pesquisa, tempo e espaço foram escolhidos como categorias de análise contextualizadoras da representação social (calcada nas ideias de Moscovici e Jodelet) exposta no enredo. Assim, Entre os Apitos da Casa-de-Força, A Barragem: da análise textual à sala de aula, volta-se para a seguinte indagação: qual a contribuição de A Barragem para a comunidade de São Gonçalo no que tange à representação de aspectos sócio-histórico-culturais do referido lugar? No intento de responder esta questão, este trabalho tem um pequeno viés etnográfico, sendo analítico-interpretativo, com uma vertente bibliográfica e histórico-documental e baseia-se nos seguintes objetivos gerais: 1) analisar, interpretar e compreender tempo e espaço, enquanto categorias contextualizadoras de análise, no romance A Barragem; 2) buscar compreender a representação de aspectos sócio-histórico-culturais de São Gonçalo no enredo do romance A Barragem; 3) contribuir para a inserção de novas as práticas pedagógicas no cotidiano escolar. E possuirá os seguintes objetivos específicos: 1) reler analiticamente A Barragem; 2) identificar e analisar a representação de aspectos sóciohistórico- culturais de São Gonçalo no romance de Ignez Mariz em questão; 3) planejar e exercitar o estudo do romance em sala de aula. Para melhor contemplar os objetivos propostos, o trabalho está dividido em duas partes: na primeira, é feita a revisão de literatura e a análise da representação social de São Gonçalo em A Barragem. Na segunda parte, são abordadas questões inerentes ao ensino (leitura literária, escrita, formação docente, letramento entre outros temas) e a descrição e análise de uma experiência didática com o referido romance em sala de aula. Por fim, retomamos a questão norteadora e evidencia que São Gonçalo tem, sim, um texto literário, que A Barragem, e que merece (por que não?) ser trabalhado em sala de aula, sobretudo no sertão paraibano.
Abstract: Understanding the Literature as social representation, this work is an analysis of the dam regionalist novel, the writer of Sousa Ignez Mariz, which portrays the story of a family of northeastern strollers that due to the adversity caused by the drought of 1932, will look for work of weirs in São Paulo. With an easy language characters marked building, representative of some social subjects of the time (the 1930s), the author marks in her text, by the action of characters, full details of the construction of another dam in the 1930s, in the hinterland of Paraíba Moreover, she appreciates the trotes work, education and the role of women. In the research, time and space are categories of analysis context of social representation (based on the ideas of Moscovici and Jodelet) exposed the plot. Therefore, Amongst the whistles of the House-of-Force, The Dam: textual analysis of the classroom, back up to the following question: whafs the contribution of the dam to the community of São Gonçalo in regard to the representation of social, historical and cultural points of that place? In attempt to answer this question, this work has a small ethnic bias, and analytical-interpretative, with a part-documentary and historical literature and it's based on the following general objectives: 1) analyze, interpret and understand time and space as categories context of analysis, in the novel The Dam, 2) seek to understand the representation of social,historical and cultural of São Gonçalo in the plot of the novel The dam, 3) contribute to the integration of new teaching practices in daily school. And it has the following specific objectives: 1) The analytically read of The Dam, 2) identify and analyze the representation of social, cultural and historical romance of São Gonçalo in the Ignez Mariz concerned, 3) plan and practice the study of the novel in the classroom of class. seeking better understanding of the objectives, the work is divided in two parts: first, there is a literature review and analysis of the social representation of São Gonçalo in the dam. In the second part, issues are addressed to education (reading literature, writing, teacher training, literacy among the topics) and the description and analysis of an experience with teaching the novel in the classroom. Finally, take up the guiding question and highlights that São Gonçalo is, rather, a literary text, that the dam, and it deserves (why not) be working in the classroom, especially in the hinterland of Paraiba.
Keywords: Literatura
Representação Social
Didatização do Saber
Literature
Social Representation
Knowledge Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2566
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISAÍAS DE OLIVEIRA EHRICH - DISSERTAÇÃO POSLE 2009.pdfIsaías de Oliveira Ehrich - Dissertação POSLE CH 200910.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.