Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2567
Title: Da leitura do espaço ao espaço da leitura: um estudo sobre A cama de Lygia Bojunga Nunes.
Other Titles: From reading space to reading space: a study about Lygia Bojunga Nunes' bed.
???metadata.dc.creator???: SOARES, Kalina Lígia Pereira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Márcia Tavares.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES, José Hélder Pinheiro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PERROTTI, Edmir.
Keywords: Literatura Infanto-Juvenil;Ensino;Letramento Literário;Estética da Recepção;Children-Youthfu's Literature;Teaching;Literary Literacy;Aesthetics of Reception
Issue Date: May-2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOARES, Kalina Lígia Pereira. Da leitura do espaço ao espaço da leitura: um estudo sobre A cama de Lygia Bojunga Nunes. 269f. 2008. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2567
???metadata.dc.description.resumo???: Sabemos que a história da nossa literatura infanto-juvenil surge atrelada à história da educação de nosso país, servindo como pretexto para estudos da língua ou simplesmente para transmissão de valores. No entanto, desde 1999 Magda Soares defende uma escolarização adequada do texto literário, pois segundo ela é inegável e inevitável o processo de escolarização do texto literário, tal processo pode se dá de forma adequada ou inadequada, adequada é a escolarização que conduz o leitor às práticas de leitura literária que ocorrem no contexto social em que está inserido, reconhecendo as atitudes e os valores próprios do ideal de leitor que se deseja formar. Preocupados com a formação de leitores na Educação básica e com o uso do texto literário na escola, nos propomos a realizar uma pesquisa voltada para a prática da leitura do texto literário em sala de aula, cujo objetivo é permitir que os alunos-leitores interajam com o texto ampliando seu horizonte de expectativa e que, sobretudo, possam participar do processo de humanização possibilitado pela literatura. O trabalho está pautado na Estética da recepção de Hans Robert Jauss (1994) e na prática do Letramento literário proposto por Rildo Cosson (2006). Inicialmente, apresentamos os estudos teóricos, incluindo a análise da obra A cama, de Lygia Bojunga Nunes, utilizada no projeto de leitura aqui descrito, focalizamos nessa obra o estudo dos espaços e das personagens que seriam abordadas em sala, a última etapa do trabalho é o relato das aulas.
Abstract: We know that our children-youthful's literature history appeared at the some time to the education history in our country, serving as an excuse to study our language or just to transmit values. When Ligia Chiappini (2005) discusses about social, economical and ideological questions that involves the textbooks consider the needing of a textbook production variety, as to the language teaching as to the literature teaching. According to Chiappini, this teaching material should be done with the cooperation of the people that will use it. For her, the cooperative work surpass the traditional concept of literature and allow that the subject escape the alienation through his/her practice, acting in the world to change it, confirming the freedom. Worried about the readers education in the Basic Education and using the literaty text aiming to permit that the students-readers interact with the text, enlarging their expectatives and, above ali, take part the humanitarian process allowed by the Literature. The research is based on the Aesthetics of reception by Hans Robert Jauss (1994) and in the practice of literary literacy1 proposed by Rildo Cosson (2006). At the beginning, we present the theoretical studies, including the work analysis "A cama , by Lygia Bojunga Nunes used in the reading project described here, then we focused on this work the study of the places and the characters that were approached in the classroom, and the last part of this research is the narrative of the reading meetings.
Keywords: Literatura Infanto-Juvenil
Ensino
Letramento Literário
Estética da Recepção
Children-Youthfu's Literature
Teaching
Literary Literacy
Aesthetics of Reception
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2567
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KALINA LÍGIA PEREIRA SOARES - DISSERTAÇÃO POSLE CH 2008.pdfKalina Lígia Pereira Soares - Dissertação POSLE CH 200836.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.