Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2573
Title: Abordagem comunicativa: aplicação de atividades de produção oral em aulas de língua inglesa.
Other Titles: Abordagem comunicativa: aplicação de atividades de produção oral em aulas de língua inglesa. 92/5000 Communicative approach: application of oral production activities in English language classes.
???metadata.dc.creator???: ANGELINO, Ana Maria Barros Servilha Costa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CRUZ, Neide de Fátima Cesar da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BORBOREMA FILHO, Edmilson de Albuquerque.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DOURADO, Maura Regina da Silva.
Keywords: Estudo e Ensino - Língua Inglesa;Livro didático;Competência comunicativa;Produção oral;Study and Teaching - English Language;Textbook;Communicative competence;Oral production
Issue Date: Aug-2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANGELINO, Ana Maria Barros Servilha Costa.Abordagem comunicativa: aplicação de atividades de produção oral em aulas de língua inglesa. 149f.2008.(Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo geral deste trabalho é descrever como as atividades de produção oral de um livro didático, que segue a abordagem comunicativa, são aplicadas por dois professores de inglês de uma escola de idiomas, com alunos de nível inicial. Para respondermos a esse objetivo, propomos os seguintes objetivos específicos: (1) identificar, dentre as competências que compõem a competência comunicativa, quais as mais focalizadas pelos dois professores, durante a aplicação das atividades de produção oral; (2) verificar se, e de que forma, os dois professores assumem os papéis previstos para o professor pela abordagem comunicativa; e (3) investigar se a experiência de ensino com a abordagem comunicativa dos dois professores influencia suas práticas, especificamente aquelas relativas à aplicação das competências e ao papel assumido pelo professor. A fim de coletar os dados para respondermos aos dois primeiros objetivos específicos, quatro atividades de produção oral aplicadas pelos dois professores foram áudio gravadas e analisadas. Para investigarmos se a experiência de ensino com a abordagem comunicativa dos dois professores influencia suas práticas, realizamos uma entrevista semi-estruturada. Os resultados indicam que a competência gramatical é utilizada primordialmente pelos dois professores nas quatro atividades, e que os dois professores desempenham majoritariamente o papel de informante (Silveira, 1999). Quanto à influência da experiência com a abordagem comunicativa nas práticas dos professores, percebemos que essa experiência pode influenciar os dois professores de maneira diferenciada.
Abstract: The general objective of this study is to describe how the oral production activities presented in a textbook, which follows the communicative approach, are applied by two teachers of an English private school, with beginner students. In order to investigate this general objective, the following three specific objectives are proposed: (1) to identify, out of the competences which entail the communicative competence, the ones which are most focused by the two teachers during the application of the oral production activities; (2) to verify if, and in what ways, the two teachers play the roles ascribed by the communicative approach; and (3) to investigate if their teaching experience with the communicative approach influences their practices, specifically the practices related to the application of the competences and to the role played by the teacher. In order to achieve the two first specific objectives, four oral production activities applied by the two teachers were audio recorded and analysed. To investigate if the two teachers’ teaching experience with the communicative approach influences their practices, a semi-structured interview was carried out. The results indicate that the grammatical competence is mostly focused, and that the two teachers play mainly the role of informant (Silveira, 1999). As to the influence of the two teachers’ teaching experience with the communicative approach, it was possible to perceive that such experience is likely to influence them in diverse ways
Keywords: Estudo e Ensino - Língua Inglesa
Livro didático
Competência comunicativa
Produção oral
Study and Teaching - English Language
Textbook
Communicative competence
Oral production
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2573
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA MARIA BARROS SERVILHA COSTA ANGELINO - DISSERTAÇÃO POSLE 2008..pdfAna Maria Barros Servilha Costa Angelino Dissertação - POSLE 20083.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.