Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2574
Title: Balé dos canibais: leitura de contos de Moacyr Scliar e vivência em sala de aula.
Other Titles: Ballet of the cannibals: reading of stories by Moacyr Scliar and living in the classroom.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Kléber José Clemente dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, José Hélder Pinheiro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AMORIM, José Edílson.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FÁVERO, Afonso Henrique.
Keywords: Crítica Literária.;Scliar, Moacyr– Literatura e Ensino.;Scliar, Moacyr – Crítica Literária.;Literary Criticism.;Scliar, Moacyr- Literature and Teaching.;Scliar, Moacyr - Literary Criticism.
Issue Date: Apr-2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Kléber José Clemente dos. Balé dos canibais: leitura de contos de Moacyr Scliar e vivência em sala de aula. 164f. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2574
???metadata.dc.description.resumo???: Nossa pesquisa é constituída de dois momentos: o primeiro apresenta uma análise dos contos “Canibal” e “Cão”, de Moacyr Scliar, que estão no livro O carnaval dos animais (1968). Observamos como o autor utiliza o recurso da alegoria para representar as atitudes destrutivas do ser humano no contexto da modernidade. Nossa hipótese inicial era a de que as narrativas poderiam causar um efeito de estranhamento nos leitores através do elemento insólito. Nossa hipótese foi confirmada no segundo momento da pesquisa, quando realizamos uma experiência com uma turma do 3º ano do ensino médio da rede pública estadual. Para isso, utilizamos pressupostos da estética da recepção para verificar – através da observação dos alunos em sala, de questionário e exercícios por escrito – o efeito provocado pela leitura dos contos. Os resultados alcançados apontaram para possibilidade de, mudando a metodologia, se levar alunos e professores a uma experiência de leitura baseada no diálogo, na descoberta coletiva de sentidos que estão postos nas obras.
Abstract: Notre recherche est constitué de deux moments: le premier, présente une analyse des contes “Canibal” et “Cão”, de Moacyr Scliar, qui sont dans le livre O carnaval dos animais (1968). Nous observons comment l’ecrivain utilise le recoursde l’allegorie pour répresenter les attitudes destrutives de l’étre humain dans le contexte de la modernité. Notre hypothèse initiale etait celle des narrations qui pourraient provoquer um effet d’inquiétude aux lecteurs à travers l’élément insolite. Notre hipothèse a été confirmée au deuxième moment avec um groupe d’etudiants de la 3e année de l’enseignement sécondaire publique. Pour cela nous avons utilisé dês présuppositions de l’esthétique de la reception pour vérifier – à travers l’observation des etudiants en classe, de questionnaire et des exercices par ecrit – l’effet provoqué par la lecture des contes. Les résultats obtenus nous ont soulignés vers la possibilité de, à partir d’un changement de méthodologie, mener les étudiants et les enseignants à une expérience de lecture fondée dans le dialogue, dans la découverte collective de sens qui sont mis dans les oeuvres.
Keywords: Crítica Literária.
Scliar, Moacyr– Literatura e Ensino.
Scliar, Moacyr – Crítica Literária.
Literary Criticism.
Scliar, Moacyr- Literature and Teaching.
Scliar, Moacyr - Literary Criticism.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2574
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KLÉBER JOSÉ CLEMENTE DOS SANTOS - DISSERTAÇÃO POSLE CH 2007.pdfKléber José Clemente dos Santos - Dissertação POSLE CH 20077.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.