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Title: Saberes docentes no planejamento e na atuação em sala de aula de um curso preparatório para exames de avaliação nacional.
Other Titles: Teaching skills in planning and acting in the classroom of a preparatory course for national assessment exams.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Clarissa Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Denise LIno de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Maria Lúcia da.
Keywords: Linguística Aplicada;Leitura - Concepções Lingüísticas;Saber Docente;Exames de Avaliação Nacional;Applied Linguistics;Reading - Linguistic Concepts;Knowing Teacher;National Assessment Examinations
Issue Date: Apr-2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Clarissa Alves. Saberes docentes e concepções de leitura no planejamento e na atuação em sala de um curso preparatório para exames de avaliação nacional. 2009. 138f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Interação em Contexto de Ensino)- Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades. Disponível em; http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2578
???metadata.dc.description.resumo???: No cenário da educação brasileira é visível a preocupação de cientistas da área, bem como da sociedade de modo geral, em relação ao desempenho dos alunos brasileiros de escolas públicas. Pesquisas de sistemas avaliativos, tais como Inep, Pisa, Saeb e Enem, mostram que a qualidade do ensino cai a cada edição em que esses exames acontecem. A presente dissertação tenta responder que saberes de referência científica sobre leitura estão subjacentes às propostas do modelo de avaliação do Saeb e do ENEM e que saberes docentes são manifestados na discussão dos instrumentos oficiais e na elaboração de questões de leitura vistos no momento do planejamento didático e na atuação em sala considerando o modelo adotado nos contextos de avaliação em estudo. Em virtude da preocupação acerca dos temas saber docente e exames nacionais de avaliação, a presente dissertação tem como objetivos identificar e descrever criticamente os saberes docentes manifestados na discussão dos instrumentos de avaliação em referência, e identificar e descrever os saberes docentes manifestados nas reuniões de planejamento e na atuação em sala de aula no ensino médio, para um curso preparatório de leitura e discussão dos descritores das matrizes de referência do Sistema de Avaliação Nacional de Educação Básica (SAEB/2007) e da resolução das questões de Língua Portuguesa da prova ENEM/2008. O referencial teórico está constituído da interface dos estudos lingüísticos acerca das concepções de leitura (KATO, 1987; KLEIMAN, 1989; ROJO, 2001) com base em estudos educacionais sobre formação e saberes docentes e avaliação da aprendizagem (GAUTHIER, 1998; TARDIF, 2002 e 2005; BORGES, 2006; PERRENOUD, 1999) e estudos microetnográficos (GARCEZ, 2006; MATÊNCIO, 2001). Na pretensão de esta pesquisa visa contribuir para uma reflexão mais 1 aprofundada sobre a didatização da leitura no ensino e suas implicações para a formação de leitores e sobre o tema saberes docentes. O estudo foi realizado em duas situações de ensino dos cursos preparatórios para o Saeb em 2007, e o Enem em 2008: o planejamento, do qual participaram duas docentes e duas pesquisadoras; e a atuação em sala de aula, do qual participaram uma docente e uma pesquisadora. Os resultados constatam que, em relação às concepções de leitura subjacentes aos materiais e provas dos sistemas avaliativos nacionais, SAEB e ENEM, seguem uma perspectiva de leitura Cognitivista, permeada pela Linguística Textual, pela Enunciativa, e pela Sociolinguística Interacional e quanto aos saberes docentes percebeu-se haver fusão entre o saber disciplinar e o experiencial pela docente pesquisada além de uma limitação quanto ao modelo de análise adotado. PALAVRAS-CHAVE: Saberes docentes; Formação docente; Leitura; exames nacionais de avaliação.
Abstract: In the scenario of the brazilian education, it is notable the concern of scientists and society regarding the performance of Brazilian students in public schools. Researches of evaluation systems, such as Inep, Pisa, SAEB and ENEM, show that the quality of education falls every time these tests are performed. This dissertation attempts to indicate which knowledges of scientific reference about reading are behind the propositions of SAEB and ENEM evaluation models and which teaching knowledges are expressed in the discussion of the institutional instruments, in the development of reading questions at the teaching planning and in the teaching performance, considering the adopted model in studied evaluation contexts. Because of concerns about teaching knowledge and national assessment tests issues, this dissertation aims to identify and critically describe the teaching knowledge expressed in the discussion of assessment instruments, and identify and describe the teaching knowledge expressed in planning meetings and in teaching performance on high school for a preparatory course of reading and discussion of the descriptors of reference arrays of the “Sistema de Avaliação Nacional de Educação Básica” (System of National Basic Education Evaluation) (SAEB/2007) and of the resolution of questions from the ENEM/2008 Portuguese language proof. The theoretical framework is composed of the linguistic studies interface on the reading conceptions (KATO, 1987; KLEIMAN, 1989; ROJO, 2001) based on educational studies on training and teaching knowledge and learning evaluation (Gauthier, 1998; TARDIF, 2002 and 2005; BORGES, 2006; PERRENOUD, 1999) and micro-ethnographical studies (GARCEZ, 2006; MATENCIO, 2001). This research aims to contribute to further reflection on the teaching of reading and its implications for the training of readers and on the teaching knowledges issue. The study was conducted in two situations in the preparatory courses for the SAEB in 2007, 1 and ENEM in 2008: the planning, which involved two teachers and two researchers, and performance in the classroom, which involved a teacher and a researcher . The results show that, in relation to the reading concepts underlying the materials and tests of the national evaluation systems (SAEB, ENEM), there is a prospect of enunciative reading permeated by Textual Linguistics of cognitive nature and by Interactional Sociolinguistics; regarding the teaching knowledges, there is a fusion between the disciplinary and experiential knowledges done by the analyzed teacher. KEYWORDS: teaching knowledges; teacher training; reading; national assessment tests.
Keywords: Linguística Aplicada
Leitura - Concepções Lingüísticas
Saber Docente
Exames de Avaliação Nacional
Applied Linguistics
Reading - Linguistic Concepts
Knowing Teacher
National Assessment Examinations
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2578
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