Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25815
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1CASTRO, Luciana Parnaíba de.
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/5583555393096800pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesCASTRO, Luciana Parnaíba de.pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Fabione Gomes da.
dc.contributor.referee2QUEIROGA , Marcílio Garcia de.
dc.description.resumoA Linguística Aplicada (doravante LA) tem passado a enxergar o aprendiz de línguas cada vez mais como um ser complexo, dotado de identidade, autoimagem, emoções, comportamentos e crenças. Logo, diversos autores enxergam as crenças, não só como características individuais capazes de influenciar o processo de aprendizagem de um estudante, mas também como possibilidades múltiplas de investigação do processo de aprendizagem de línguas. Diferente das crenças sobre aprendizagem de línguas, que são crenças a respeito do que se trata a língua, do que é aprendizagem de línguas, e sobre aspectos gerais concernentes à linguagem e à aprendizagem, o Modelo Cognitivo – Comportamental coloca as crenças numa perspectiva hierárquica, onde crenças possuem diferentes níveis de profundidade, bem como a capacidade de influenciar o surgimento de novas. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo geral analisar como o contexto particular do aprendiz pode influenciar crenças sobre aprendizagem de línguas, por meio do Modelo Cognitivo - Comportamental. E como objetivos específicos: 1. Evidenciar a maneira pela qual crenças sobre aprendizagem de línguas podem atuar no papel de “crenças intermediárias'' e 2. Evidenciar a maneira pela qual crenças sobre aprendizagem de línguas podem atuar no papel de “pensamentos automáticos''. Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa de abordagem qualitativa, efetuada através do método bibliográfico e tem como arcabouço teórico os postulado de Barcelos (2001, 2004, 2006, 2007); Leffa (1991); Carvalho (2000); Silva (2001); Mastrella (2002), Judith Beck (2013), Aaron Beck et al. (1997), dentre outros. Os resultados mostraram que, em uma perspectiva cognitivo - comportamental, o contexto particular do aprendiz, ou seja, suas crenças preexistentes sob papeis específicos, é capaz de influenciar crenças sobre aprendizagem de línguas a atuarem de duas maneiras distintas, cada uma representando um papel cognitivo com funções e consequências para o aprendiz, tanto na interpretação das situações, quanto nas emoções e nos comportamentos. Esperamos, portanto, que esta pesquisa possa contribuir academicamente ao permitir que professores e aprendizes entendam que as crenças dos últimos podem impactar negativamente a forma como eles lidam com a aprendizagem da língua e que os professores, em particular, reflitam sobre ideias preconcebidas a respeito dos aprendizes e de sua aprendizagem de línguas, compreendam melhor o lado dos alunos por meio da reflexão em sala de aula das crenças intermediárias ou automáticas que eles possuem e, por fim, entendam que as crenças dependem do contexto particular do aprendiz e, portanto, mudam de significado de pessoa para pessoa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleCrenças sobre aprendizagem de línguas em uma perspectiva Cognitivo comportamental.pt_BR
dc.date.issued2022-05-31
dc.description.abstractApplied Linguistics (hereinafter LA) has come to see the language learner increasingly as a complex being, endowed with identity, self-image, emotions, behaviors and beliefs. Therefore, several authors see beliefs not only as individual characteristics capable of influencing a student's learning process, but also as multiple possibilities for investigating the language learning process. Unlike beliefs about language learning, which are beliefs about what language is about, what language learning is, and about general aspects concerning language and learning, the Cognitive-Behavioral Model places beliefs in a hierarchical perspective, where beliefs have different levels of depth, as well as the ability to influence the emergence of new ones. Therefore, this work has as general objective to analyze how the particular context of the learner can influence beliefs about language learning, through the Cognitive - Behavioral Model. And as specific objectives: 1. Evidencing the way in which beliefs about language learning can act in the role of “intermediate beliefs” and 2. Evidencing the way in which beliefs about language learning can act in the role of “automatic thoughts”. This work is characterized as a research with a qualitative approach, carried out through the bibliographic method and has as a theoretical framework the postulates of Barcelos (2001, 2004, 2006, 2007), Leffa (1991), Carvalho (2000), Silva (2001); Mastrella (2002), Judith Beck (2013), Aaron Beck et al. (1997), among others. The results showed that, from a cognitive-behavioral perspective, the particular context of the learner, that is, their preexisting beliefs under specific roles, is capable of influencing beliefs about language learning to act in two different ways, each representing a cognitive role. with functions and consequences for the learner, both in the interpretation of situations and in emotions and behaviors. We hope, therefore, that this research can contribute academically by allowing teachers and learners to understand that the latter's beliefs can negatively impact the way they deal with language learning and that teachers, in particular, reflect on preconceived ideas about the latter. learners and their language learning, better understand the students' side through classroom reflection of the intermediate or automatic beliefs they hold and, finally, understand that beliefs depend on of the learner's particular context and, therefore, change in meaning from person to person.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25815
dc.date.accessioned2022-06-20T16:32:22Z
dc.date.available2022-06-20
dc.date.available2022-06-20T16:32:22Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectAprendizagem de línguaspt_BR
dc.subjectModelo cognitivo - comportamentalpt_BR
dc.subjectCrenças - processo de aprendizagempt_BR
dc.subjectEmoçãopt_BR
dc.subjectPsicolinguísticapt_BR
dc.subjectEnsino de língua inglesapt_BR
dc.subjectLinguisticspt_BR
dc.subjectLanguage learningpt_BR
dc.subjectCognitive-behavioral modelpt_BR
dc.subjectBeliefs - learning processpt_BR
dc.subjectEmotionpt_BR
dc.subjectPsycholinguisticspt_BR
dc.subjectEnglish language teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDANTAS, Cosme Fernando Alves.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBeliefs about language learning in a perspective Behavioral cognitive.pt_BR
dc.identifier.citationDANTAS, Cosme Fernando Alves. Crenças sobre aprendizagem de línguas em uma perspectiva Cognitivo comportamental. 2022. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
COSME FERNANDO ALVES DANTAS. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA INGLESA.2022.pdfCosme Fernando Alves Dantas. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Inglesa. 2022.639.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.