Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25826
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | BASTOS, R. F. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7476984561571316 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | ALMEIDA, Manuella Santos Carneiro. | - |
dc.contributor.advisor1ID | ALMEIDA, M. S. C. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7076007032748513 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | FIGUEIREDO, Camila Helena Machado da Costa. | - |
dc.contributor.referee1ID | FIGUEIREDO, C. H. M. C. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5520449990811519 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | SARMENTO, Tássia Cristina de Almeida Pinto. | - |
dc.contributor.referee2ID | SARMENTO, T. C. A. P. | pt_BR |
dc.description.resumo | INTRODUÇÃO: a anatomia humana consiste em um dos pilares para os cursos da área da saúde e a aplicação de seus conhecimentos é fundamental para o exercício da prática odontológica. OBJETIVO: avaliar a percepção dos discentes ingressantes e concluintes do curso de odontologia sobre a importância da disciplina de anatomia humana para a graduação e sua futura profissão. MÉTODOS: foi aplicado um questionário com questões de múltipla escolha sobre o tema em questão para 100 alunos do curso de odontologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), sendo 50 discentes do primeiro e 50 do último ano de graduação. RESULTADOS: verificou-se que a maioria dos alunos ingressantes e concluintes entende que a anatomia é importante ou muito importante para sua graduação e para a vida profissional. Para a realização de práticas anestésicas, todos os alunos ingressantes e concluintes, acreditam que a anatomia é muito importante ou importante. Dentre as especialidades odontológicas avaliadas no presente trabalho, a cirurgia oral foi a mais relacionada com a anatomia, sendo que 88% dos ingressantes e 94% dos concluintes acreditam que o conhecimento anatômico é muito importante. A maioria dos discentes (76% do primeiro e 64% do último ano) também considera necessário estudar e manter-se atualizado em anatomia mesmo após terem concluído o curso. CONCLUSÃO: a maioria dos alunos compreende a necessidade do conhecimento desta disciplina básica e sua relação com a prática clínica, fator muito importante na interdisciplinaridade do curso de odontologia e prática profissional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Odontologia | pt_BR |
dc.title | Percepção dos discentes sobre a importância da Disciplina de Anatomia Humana para o Curso de Odontologia. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018-02-08 | - |
dc.description.abstract | INTRODUCTION: gross Anatomy is one of the health courses bases and its knowledge practice is essential for dental clinic. OBJECTIVE: evaluate the perception of incoming and concluding dental students about the importance of anatomy discipline to their undergraduate course and future professional life. METHODS: 50 first year dental students and 50 last year students from Federal University of Campina Grande (UFCG) answered a questionnaire with closed questions on the subject in question. RESULTS: it was verified that most of students understand that anatomy is very important or important to academic and professional life. All students (first and last year) agree that anatomy is important or very important for anaesthetics procedures. Among dental areas, oral surgery was highlighted regarding its anatomical relation, since 88% of incoming and 94% of concluding students believe that anatomical knowledge is very important. Most of the students (76% of incoming and 64% of concluding) also understand that they need to study and be updated even after their graduation. CONCLUSION: Most of the students understand the importance of this basic discipline and its relation to the clinical practice, indicating an essential interdisciplinary aspect in the dental course and career. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25826 | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-20T17:54:45Z | - |
dc.date.available | 2022-06-20 | - |
dc.date.available | 2022-06-20T17:54:45Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Estudo de percepção | pt_BR |
dc.subject | Perception study | pt_BR |
dc.subject | Discentes de Odontologia - percepção | pt_BR |
dc.subject | Dentistry students - perception | pt_BR |
dc.subject | Disciplina de Anatomia Humana - Curso de Odontologia - CSTR UFCG | pt_BR |
dc.subject | Discipline of Human Anatomy - Dentistry Course - CSTR UFCG | pt_BR |
dc.subject | Educação em Odontologia | pt_BR |
dc.subject | Dental Education | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Odontologia | pt_BR |
dc.subject | Teaching of Dentistry | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | BASTOS, Rodrigo Felipe de Souza. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Students' perception of the importance of the Human Anatomy Discipline for the Dentistry Course. | pt_BR |
dc.identifier.citation | BASTOS, Rodrigo Felipe de Souza. Percepção dos discentes sobre a importância da Disciplina de Anatomia Humana para o Curso de Odontologia. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25826 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Bacharelado em Odontologia - CSTR - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RODRIGO FELIPE DE SOUZA BASTOS - TCC ARTIGO ODONTOLOGIA CSTR 2018.pdf | Rodrigo Felipe de Souza Bastos - TCC Artigo Odontologia CSTR 2018 | 983.46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.