Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2585
Title: Entre boneca, rosas e retalhos da vida: recepção de Lobato na sala de aula.
Other Titles: Between doll, roses and life patchwork: Lobato's reception in the classroom.
???metadata.dc.creator???: LUCENA, Raquel Brito de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, José Hélder Pinheiro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Márcia Tavares.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BEZERRA, Rosilda Alves.
Keywords: Literatura no Ensino Médio;Leitura;Monteiro Lobato;Recepção;Efeito;High school literature;Reading;Monteiro Lobato;Reception;Effect
Issue Date: Jun-2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LUCENA, Raquel Brito de. Entre boneca, rosas e retalhos da vida: recepção de Lobato na sala de aula.159f. 2008. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: A literatura sempre foi vista como expressão complexa e elaborada de um espaço cultural privilegiado. A forma como se vem realizando seu ensino nas escolas, na maioria das vezes, em quase nada contribui para uma aproximação satisfatória entre texto/leitor. Nosso trabalho procura contribuir com uma metodologia que estimule o debate em sala de aula. Ele é constituído de dois momentos: um teórico e outro prático. Primeiro, apresentamos uma análise dos contos “Negrinha”, “Bugio moqueado” e “O jardineiro Timóteo”, de Monteiro Lobato, que estão no livro Negrinha (1994). Em seguida, nos debruçamos sobre uma experiência de leitura com contos de Lobato numa turma do 3º ano do ensino médio da rede pública estadual na cidade de Boqueirão, Paraíba. Lançamos mão, para a realização desta experiência, de pressupostos teóricos da Estética da Recepção, formulados por Jauss (1979) e Iser (1979). Refletimos sobre os efeitos provocados pela leitura destes contos através de debate, exercícios escritos e expressão oral livre dos alunos. Com esta pesquisa constatamos que mudando a metodologia, poderemos levar nossos alunos a atribuir sentido aos textos literários, procedimento que fica comprometido na metodologia utilizada pelos livros didáticos.
Abstract: Literature is always seen as complex and elaborated expression in privileged cultural space. The way teaching is performed in schools, most of the time it does not contribute to an adequate approach between text and read. That research intends to enforce by using a methodology that stimulates classroom discussion. It is composed by two moments: theoretical and practical. Firstly, it is introduced an analysis of the stories “Negrinha”, “Bugio moqueado” and “O jardineiro Timóteo”, by Monteiro Lobato, in Negrinha (1994). Furthermore, one bend over a reading experience in Lobato’s stories in the 3rd high school grade at a state public school in Boqueirão city, Paraíba. For that experience accomplishmente, it is presented the Aesthetics Reception theoretical presupposed, founded by Jauss (1979) and Iser (1979). It is reflected abault the effects motivated by these stories reading through debate, written exercises and oral students free expression. In that issue it is recognized that changing methodology, it is possible to give a meaning to the literary texts, procedure that compromise the methodologes used by didactic books.
Keywords: Literatura no Ensino Médio
Leitura
Monteiro Lobato
Recepção
Efeito
High school literature
Reading
Monteiro Lobato
Reception
Effect
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2585
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAQUEL BRITO DE LUCENA - DISSERTAÇÃO POSLE 2008..pdfRaquel Brito de Lucena - Dissertação POSLE 2008.10.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.