Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25860
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDINIZ, J. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4748995066826026pt_BR
dc.contributor.advisor1SODRÉ NETO, Luiz.-
dc.contributor.advisor1IDSODRÉ NETO, L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8809866931227584pt_BR
dc.contributor.referee1MEDEIROS, Maria Franco Trindade.-
dc.contributor.referee1IDMEDEIROS, M. F. T.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1164256449539227pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, Michelle Gomes.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, M. G.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6750817153778645pt_BR
dc.description.resumoHoje o ensino tem se tornado um grande desafio, principalmente quando se fala em escolas pública, onde temos falta de estrutura e por vezes desinteresse dos alunos em aprender, sendo fatores limitantes para a melhoria da aprendizagem. Baseando-se na ideia do uso de uma metodologia de pesquisa, a pesquisa-ação, como uma ferramenta para melhoria do ensino de microbiologia foi tido como objetivo principal observar como está sendo o ensino de microbiologia no ensino médio e usou-se das informações obtidas para submeter um plano de ação que intervenha nos problemas encontrados, abrangendo a microbiologia e cotidiano de discentes. Um questionário foi aplicado em duas turmas do 3° ano do ensino médio de uma Escola Estadual paraibana contemplando um total de 54 alunos. Ele abrangeu a microbiologia e cotidiano dos discentes, as considerações obtidas nesse questionário serviu com fonte para a produção de uma aula que abordasse as temáticas, onde mais se encontraram carências de aprendizagem, que nesse caso, foi sobre tecnologias relacionadas a microbiologia e ao seu uso no dia-a-dia. Para a ação do projeto foi feita uma aula contendo esses conteúdos, adequando-se as limitações da escola. Com isso foi possível perceber que mesmo não dispondo de laboratório ou de materiais para uma aula expositiva, obtivemos uma boa interação entre professor e aluno e além disso foi percebido a importância da contextualização do ensino, independente da modalidade utilizada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMicrobiologiapt_BR
dc.titleMicrobiologia no ensino médio: uma pesquisa-ação com estudantes de uma escola estadual paraibana.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractToday the education has become a great challenge, especially when they talk in public schools, where we have a lack of structure and sometimes lack of students in learning, being a limiting factor for the improvement of learning. Based on the idea of using a research methodology, action research, as a tool for the improvement of the teaching of microbiology was taken as the main objective to observe how is being the teaching of microbiology in middle school and use the information obtained to submit a plan of action that intervene in problems found regarding the learning of said issue. A questionnaire was applied in two classes of 3rd grade of secondary education in total of 54 students, it covered the microbiology and daily life of students, the considerations obtained in this questionnaire served with source for the production of a class that could address the thematic, where more met shortages of learning, which in this case was about related technologies the microbiology and the day-to-day use. For the action of the project was made a classroom containing such content, adapting the limitations of the school. With this it was possible to realize that even without laboratory or materials for an expositive classes, we obtained a good interaction between teacher and student, moreover been perceived the importance of contextualization of education, regardless of the modality used.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25860-
dc.date.accessioned2022-06-21T18:18:06Z-
dc.date.available2022-06-21-
dc.date.available2022-06-21T18:18:06Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMicrobiologia - ensinopt_BR
dc.subjectPesquisa - açãopt_BR
dc.subjectMicrobiologia – ensino médiopt_BR
dc.subjectMicrobiology - teachingpt_BR
dc.subjectMicrobiology - high schoolpt_BR
dc.subjectSearch - actionpt_BR
dc.subjectMicrobiología - enseñanzapt_BR
dc.subjectMicrobiología - bachilleratopt_BR
dc.subjectBúsqueda - acciónpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDINIZ, Jhousymere Almeida.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMicrobiology in high school: an action research with students from a state school in Paraíba.pt_BR
dc.title.alternativeMicrobiología en la escuela secundaria: una investigación-acción con estudiantes de una escuela estatal en Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationDINIZ, Jhousymere Almeida. Microbiologia no ensino médio: uma pesquisa - ação com estudantes de uma escola estadual paraibana. 2016. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.pt_BR
dc.description.resumenEnseñar hoy se ha convertido en un gran desafío, especialmente cuando se trata de escuelas públicas, donde tenemos una falta de estructura y, a veces, falta de interés de los estudiantes en aprendizaje, siendo factores limitantes para la mejora del aprendizaje. Basado en la idea el uso de una metodología de investigación, la investigación-acción, como herramienta para Se tomó como objetivo principal la mejora de la enseñanza de la microbiología para observar cómo se siendo la enseñanza de la microbiología en la escuela secundaria y la información obtenida se utilizó para presentar un plan de acción que intervenga en los problemas encontrados, cubriendo los microbiología y la vida cotidiana de los estudiantes. Se aplicó un cuestionario a dos clases de 3er año de bachillerato en una Escuela Estatal de Paraíba, cubriendo un total de 54 estudiantes. Abarcó la microbiología y la vida cotidiana de los estudiantes, las consideraciones obtenidas en este cuestionario sirvió como fuente para la producción de una clase que abordó los temáticas, donde más se encontraron carencias de aprendizaje, que en este caso se trataba de tecnologías relacionadas con la microbiología y su uso en la vida cotidiana. Para la acción del proyecto se realizó una clase con estos contenidos, adaptándose a las limitaciones de la escuela. Con fue posible percibir que aun no teniendo un laboratorio o materiales para una clase expositiva, obtuvimos una buena interacción entre profesor y alumno y además se percibió la importancia de contextualizar la enseñanza, independientemente de la modalidad usó.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JHOUSYMERE ALMEIDA DINIZ - TCC ARTIGO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2016.pdfJhousymere Almeida Diniz - TCC Artigo em Ciências Biológicas CES 2016718.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.