Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2587
Title: Reconfiguração do conhecimento sobre produção de texto: da linguística à prática da sala de aula.
Other Titles: Reconfiguration of knowledge about text production: from linguistics to classroom practice.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Rosa Lúcia Vieira da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MACEDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Marcelo Câmara dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BEZERRA, Maria Auxiliadora.
Keywords: Transformação do Conhecimento Científico;Relação Teoria-Prática;Formação Docente;Transformation of the Scientific Knowledge;Relation Between Theory-Practice;Educational Formation
Issue Date: Nov-2006
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Rosa Lúcia Vieira da. Reconfiguração do conhecimento sobre produção de texto: da linguística à prática da sala de aula. 174f. 2006. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2587
???metadata.dc.description.resumo???: Os conhecimentos produzidos na instância de referência científica sofrem transformações no âmbito do ensino. Entendendo essas transformações como um processo que se instaura em diversas instâncias de (re)produção de conhecimentos, estabelecemos, como objetivos desta investigação: a) Descrever o processo de reconfiguração do conhecimento sobre texto e condições de produção de texto em um manual para formação docente; e b) Analisar o processo de apropriação do conhecimento sobre texto e condições de produção de texto por uma aluna-professora em sua prática pedagógica. O percurso da investigação, tendo em vista a contemplação das instâncias envolvidas no processo de reconfiguração didática do conhecimento referido, no caso específico o conhecimento sobre texto e suas condições de produção, se dá no continuum: referência científica  formação docente  prática de sala de aula. O estudo se insere na metodologia da pesquisa-ação e na análise descritivo – interpretativista de dados. Os dados de sala de aula, gerados na prática pedagógica de um sujeito participante de um curso de formação continuada, configuram a investigação um estudo de caso. O primeiro pressuposto teórico que perpassa a investigação é a noção de transposição didática de conhecimentos inserida na discussão do binômio teoria - aplicação. O segundo pressuposto diz respeito à noção de recursos didatizantes utilizados para retextualização do conhecimento científico em discurso didático para formação docente. O terceiro pressuposto teórico refere-se à relação entre o conhecimento da formação docente e a sua utilização no fazer pedagógico do professor. Como resultado da investigação no âmbito do instrumento para a formação docente, destacamos que o discurso didático do manual analisado tem como leitor - modelo o professor sem formação específica na área de língua, razão do uso recorrente de recursos didatizantes para assegurar a interlocução com o docente em formação e garantir a apreensão dos conhecimentos científicos reconfigurados no manual. Em relação à investigação realizada no âmbito da sala de aula, constatamos que o sujeito da investigação (aluna-professora participante da formação continuada – AP) tende a amalgamar as concepções de texto e condições de produção de texto advindas das instâncias de divulgação e disseminação científica, bem como de sua formação profissional de docente. Verificamos também que AP, ao buscar inovar sua prática de ensino de texto e condições de produção de texto ancorada nas demandas de inovação de estudo de texto e ensino de língua materna,provindas da Lingüística Textual, compatibiliza terminologias advindas dessas demandas com as terminologias presentes nas fontes disponíveis no seu cotidiano profissional, como o livro didático de português.
Abstract: The knowledge produced in the ambit of scientific reference suffer transformations in the extent of the teaching. Understanding those transformations as a process that is established in several instances of (re) production of knowledge, we established as investigation objectives: a) describing the process of reconfiguration of the knowledge about the text and the conditions of text production in a manual for educational formation; and b) analyzing the process of appropriation of the knowledge about text and conditions of text production by a student-teacher in her pedagogic practice. The course of the investigation, reason of thinking of the contemplation of the ambits involved in the process of didactic reconfiguration of the referred knowledge, in the specific field of the knowledge about text and conditions of text production, it happens in the continuum: scientific reference → teaching formation → classroom practice. The study inserts itself in the methodology of the research-action and in the descriptive – interpretative analysis of data. The classroom data, created in pedagogic practice of a participant subject in a course of continuous formation, a case study is configured. The first theoretical presupposed that reaches the investigation is the notion of didactic transposition of knowledge inserted in the discussion of the dual theory - application. The second presupposed concerns the of didactics resources used for the retextualization of the scientific knowledge in didactic speech for teaching formation. The third theoretical presupposed refers to the relationship between the knowledge of teaching formation and its use in pedagogic actions of the researched subject. As a result of the investigation in the extent of the instrument for the teaching formation, we point out that the didactic speech of the analyzed manual has as reader – pattern the teacher without specific formation in the language field, that is why it was used repeated didactics resources to assure the dialogue with the teacher in formation and guarantee the understanding of the scientific knowledge rearranged in the manual. In relation to the investigation accomplished in the extent of the classroom, we verified that the subject of the investigation (student-teacher participant in the continuous formation - AP) tends to amalgamate the text conceptions and conditions of text production that occurred of the popularization instances and spread scientific, as well as of her educational professional formation. We also verified that AP, when trying to innovate her practice of text teaching and conditions of text production supported in the demands of innovation of text study and of mother language teaching, based on Textual Linguistics, matches terminologies that comes from the demands with terminologies found in the available sources in her daily professional life, with Portuguese text book.
Keywords: Transformação do Conhecimento Científico
Relação Teoria-Prática
Formação Docente
Transformation of the Scientific Knowledge
Relation Between Theory-Practice
Educational Formation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2587
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSA LÚCIA VIEIRA DA SILVA - DISSERTAÇÃO POSLE 2006.pdfRosa Lúcia Vieira da Silva - Dissertação POSLE CH 20062.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.