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Title: Avaliação do conhecimento de educadores infantis das escolas municipais de Patos - Paraíba frente à avulsão dentária.
Other Titles: Assessment of knowledge of early childhood educators from municipal schools in Patos - Paraíba regarding tooth avulsion.
???metadata.dc.creator???: SOARES, Fernanda Rocha Mendes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FIGUEIREDO, Camila Helena Machado da Costa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GUÊNES, Gymenna Maria Tenório.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA FILHO, Abrahão Alves de.
Keywords: Avulsão dentária - infância;Educadores infantis - conhecimento sobre avulsão dentária;Escolas Municipais de Patos - PB;Avaliação do conhecimento - avulsão dentária;Estudo de percepção;Avulsões dentárias no ambiente escolar;Rizogênese completa - tratamento;Tooth avulsion - childhood;Child educators - knowledge about tooth avulsion;Municipal Schools of Patos - PB;Knowledge assessment - tooth avulsion;Perception study;Dental avulsions in the school environment;Complete rhizogenesis - treatment
Issue Date: 28-Nov-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOARES, Fernanda Rocha Mendes. Avaliação do conhecimento de educadores infantis das escolas municipais de Patos - Paraíba frente à avulsão dentária. 2018. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25870
???metadata.dc.description.resumo???: A avulsão dentária na infância é bastante frequente e o ambiente escolar é um local susceptível a sua ocorrência em virtude das crianças e pré-adolescentes estarem envolvidas em atividades esportivas. A presente pesquisa teve como propósito avaliar o nível de conhecimento dos educadores do ensino fundamental das escolas municipais de Patos, Paraíba, diante avulsões dentárias no ambiente escolar. Este estudo foi do tipo transversal, observacional, adotando o questionário como estratégia de coleta de dados. Onze escolas municipais de ensino fundamental de Patos foram selecionadas para a pesquisa, assim, a amostra foi composta por 91 professores. O questionário era composto por 15 perguntas, sendo dividido em três partes (caracterização da amostra, experiências prévias e perguntas específicas sobre a avulsão dentária). A maioria dos professores é do gênero feminino (87,7%), com idade entre 20 e 60 anos. Não estão orientados, nem tiveram qualquer tipo de treinamento durante sua formação sobre a avulsão dentária (92%), nem se consideram preparados para socorrer um aluno (93,41%). No caso de uma avulsão, 68,13% armazenariam o elemento dentário, enquanto (4,39%) reposicionaria o dente no seu lugar. Os resultados encontrados nesse estudo demonstram o pouco conhecimento relacionado a procedimentos de urgência a serem realizados em casos de avulsão dentária. Isso indica a grande necessidade de incorporar essa disciplina ao currículo desses profissionais, treinamentos do manejo inicial adequado, além de realizar campanhas educativas em saúde nas escolas, para assim a realidade do prognóstico se tornar positiva.
Abstract: Dental avulsion in childhood is quite frequent and the school environment is a place susceptible to its occurrence because children and pre-adolescents are involved in sports activities. The present research had the purpose of evaluating the level of knowledge of the elementary school educators of the municipal schools of Patos, Paraíba, against dental avulsions in the school environment. This cross-sectional, observational study adopted the questionnaire as a data collection strategy. Eleven municipal schools of Patos elementary school were selected for our research, so the sample was composed of 91 teachers. The questionnaire was composed of 15 questions and was divided into three parts (sample characterization, previous experiences and specific questions about dental avulsion). The majority of teachers are female (87.7%), aged between 20 and 60 years. They are not oriented, nor had any type of training during their training on dental avulsion (92%), nor do they consider themselves prepared to rescue a student (93.41%). In the case of an avulsion, 68.13% would store the dental element, while 4.39 would reposition the tooth in its place. The results found in this study demonstrate the lack of knowledge related to urgent procedures to be performed in cases of dental avulsion. This indicates the great need to incorporate this discipline into the curriculum of these professionals, training of the appropriate initial management, as well as conducting health education campaigns in schools, so that the reality of the prognosis becomes positive.
Keywords: Avulsão dentária - infância
Educadores infantis - conhecimento sobre avulsão dentária
Escolas Municipais de Patos - PB
Avaliação do conhecimento - avulsão dentária
Estudo de percepção
Avulsões dentárias no ambiente escolar
Rizogênese completa - tratamento
Tooth avulsion - childhood
Child educators - knowledge about tooth avulsion
Municipal Schools of Patos - PB
Knowledge assessment - tooth avulsion
Perception study
Dental avulsions in the school environment
Complete rhizogenesis - treatment
???metadata.dc.subject.cnpq???: Odontologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25870
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