Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25870
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOARES, F. R. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1FIGUEIREDO, Camila Helena Machado da Costa.
dc.contributor.advisor1IDFIGUEIREDO, C. H. M. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5520449990811519pt_BR
dc.contributor.referee1GUÊNES, Gymenna Maria Tenório.
dc.contributor.referee2OLIVEIRA FILHO, Abrahão Alves de.
dc.description.resumoA avulsão dentária na infância é bastante frequente e o ambiente escolar é um local susceptível a sua ocorrência em virtude das crianças e pré-adolescentes estarem envolvidas em atividades esportivas. A presente pesquisa teve como propósito avaliar o nível de conhecimento dos educadores do ensino fundamental das escolas municipais de Patos, Paraíba, diante avulsões dentárias no ambiente escolar. Este estudo foi do tipo transversal, observacional, adotando o questionário como estratégia de coleta de dados. Onze escolas municipais de ensino fundamental de Patos foram selecionadas para a pesquisa, assim, a amostra foi composta por 91 professores. O questionário era composto por 15 perguntas, sendo dividido em três partes (caracterização da amostra, experiências prévias e perguntas específicas sobre a avulsão dentária). A maioria dos professores é do gênero feminino (87,7%), com idade entre 20 e 60 anos. Não estão orientados, nem tiveram qualquer tipo de treinamento durante sua formação sobre a avulsão dentária (92%), nem se consideram preparados para socorrer um aluno (93,41%). No caso de uma avulsão, 68,13% armazenariam o elemento dentário, enquanto (4,39%) reposicionaria o dente no seu lugar. Os resultados encontrados nesse estudo demonstram o pouco conhecimento relacionado a procedimentos de urgência a serem realizados em casos de avulsão dentária. Isso indica a grande necessidade de incorporar essa disciplina ao currículo desses profissionais, treinamentos do manejo inicial adequado, além de realizar campanhas educativas em saúde nas escolas, para assim a realidade do prognóstico se tornar positiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqOdontologiapt_BR
dc.titleAvaliação do conhecimento de educadores infantis das escolas municipais de Patos - Paraíba frente à avulsão dentária.pt_BR
dc.date.issued2018-11-28
dc.description.abstractDental avulsion in childhood is quite frequent and the school environment is a place susceptible to its occurrence because children and pre-adolescents are involved in sports activities. The present research had the purpose of evaluating the level of knowledge of the elementary school educators of the municipal schools of Patos, Paraíba, against dental avulsions in the school environment. This cross-sectional, observational study adopted the questionnaire as a data collection strategy. Eleven municipal schools of Patos elementary school were selected for our research, so the sample was composed of 91 teachers. The questionnaire was composed of 15 questions and was divided into three parts (sample characterization, previous experiences and specific questions about dental avulsion). The majority of teachers are female (87.7%), aged between 20 and 60 years. They are not oriented, nor had any type of training during their training on dental avulsion (92%), nor do they consider themselves prepared to rescue a student (93.41%). In the case of an avulsion, 68.13% would store the dental element, while 4.39 would reposition the tooth in its place. The results found in this study demonstrate the lack of knowledge related to urgent procedures to be performed in cases of dental avulsion. This indicates the great need to incorporate this discipline into the curriculum of these professionals, training of the appropriate initial management, as well as conducting health education campaigns in schools, so that the reality of the prognosis becomes positive.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25870
dc.date.accessioned2022-06-21T19:31:37Z
dc.date.available2022-06-21
dc.date.available2022-06-21T19:31:37Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAvulsão dentária - infânciapt_BR
dc.subjectEducadores infantis - conhecimento sobre avulsão dentáriapt_BR
dc.subjectEscolas Municipais de Patos - PBpt_BR
dc.subjectAvaliação do conhecimento - avulsão dentáriapt_BR
dc.subjectEstudo de percepçãopt_BR
dc.subjectAvulsões dentárias no ambiente escolarpt_BR
dc.subjectRizogênese completa - tratamentopt_BR
dc.subjectTooth avulsion - childhoodpt_BR
dc.subjectChild educators - knowledge about tooth avulsionpt_BR
dc.subjectMunicipal Schools of Patos - PBpt_BR
dc.subjectKnowledge assessment - tooth avulsionpt_BR
dc.subjectPerception studypt_BR
dc.subjectDental avulsions in the school environmentpt_BR
dc.subjectComplete rhizogenesis - treatmentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOARES, Fernanda Rocha Mendes.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAssessment of knowledge of early childhood educators from municipal schools in Patos - Paraíba regarding tooth avulsion.pt_BR
dc.identifier.citationSOARES, Fernanda Rocha Mendes. Avaliação do conhecimento de educadores infantis das escolas municipais de Patos - Paraíba frente à avulsão dentária. 2018. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25870pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Odontologia - CSTR - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDA ROCHA MENDES SOARES - TCC ARTIGO ODONTOLOGIA CSTR 2018.pdfFernanda Rocha Mendes Soares -TCC Artigo Odontologia CSTR 2018.802.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.