Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25875
Title: Uma investigação em sala de aula numa escola do campo a partir de situações que possibilitam a construção do raciocínio lógico probabilístico.
Other Titles: A classroom investigation in a rural school based on situations that allow the construction of probabilistic logical reasoning.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Valter Clemente de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AQUINO FILHO, Rivaldo Bezerra de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
Keywords: Educação do Campo;Raciocínio probabilístico;Ensino de probabilidade;Educação Estatística;Educação matemática;Estatística na educação básica;Field education;Probabilistic reasoning;Teaching probability;Statistical Education;Mathematics education;Statistics in basic education;Raciocínio lógico probabilístico
Issue Date: 23-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Valter Clemente de. Uma investigação em sala de aula numa escola do campo a partir de situações que possibilitam a construção do raciocínio lógico probabilístico. 2018. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25875
???metadata.dc.description.resumo???: Atualmente os estudantes, mesmo quando crianças, são submetidas a uma grande variedade de informações, elas estão sempre tendo que usar de julgamentos, interpretações, escolhas, ao mesmo tempo em que percebem relações entre situações cotidianas, como por exemplo, um sinal ruim de internet quando ocorrem chuvas fortes. Essas, situações cotidianas, nos mostram a importância de se trabalhar desde cedo, a construção do raciocínio probabilístico, pois os conhecimentos em probabilidade têm ganhado novos significados a partir das questões no mundo atual. Dessa forma, acreditamos ser necessário criar estratégias de ensino para se promover esse pensamento probabilístico nas escolas, não ensinando cálculos complexos de probabilidade nos anos iniciais ou finais do Ensino Fundamental, mas, permitindo que as crianças reflitam sobre alguns elementos que envolvem o raciocínio probabilístico como: a incerteza, a aleatoriedade, o espaço amostral e a independência de eventos, entre outros, para que possam, aos poucos, construir os conhecimentos necessários ao entendimento da probabilidade. Dessa forma, o tema central desse trabalho foi a construção do raciocínio probabilístico pela criança, tendo como objetivo geral o de compreender situações que implicam no ato de pensar probabilisticamente numa sala de aula do campo com crianças do ensino fundamental - anos finais. Para isso, utilizamos a abordagem qualitativa de investigação do tipo pesquisa de campo, que foi desenvolvida numa escola pública, no município de Sumé-PB. Após nossas atividades investigativas, foi possível perceber que existe ainda uma lacuna no ensino de probabilidade no Ensino Fundamental, porém, os estudantes mostraram potencial intuitivo ao serem apresentados aos conceitos de probabilidade de forma contextualizada, possibilitando uma melhor construção do raciocínio probabilístico a partir da mobilização de conceitos básicos.
Abstract: Today students, even as children, are subjected to a wide variety of information, they are always having to use judgments, interpretations, choices, and at the same time perceive relationships between everyday situations, such as a bad internet signal when heavy rains. These everyday situations show us the importance of working early, the construction of probabilistic reasoning, since the knowledge in probability has gained new meanings from the questions in the world today. Thus, we believe it is necessary to create teaching strategies to promote this probabilistic thinking in schools, not teaching complex calculations of probability in the initial or final years of elementary school, but allowing children to reflect on some elements that involve probabilistic reasoning as: uncertainty, randomness, sample space and independence of events, among others, so that they can gradually build the knowledge necessary to understand the probability. In this way, the central theme of this work was the construction of probabilistic reasoning by the child, with the general objective of understanding situations that imply probabilistically thinking in a classroom of the field with elementary school children - final years. For that, we used the qualitative research approach of the field research type, which was developed in a public school in the municipality of Sumé-PB. After our investigative activities, it was possible to perceive that there is still a gap in the teaching of probability in Elementary School, however, students showed intuitive potential when presented to the concepts of probability in a contextualized way, enabling a better construction of probabilistic reasoning from the mobilization of basic concepts.
Keywords: Educação do Campo
Raciocínio probabilístico
Ensino de probabilidade
Educação Estatística
Educação matemática
Estatística na educação básica
Field education
Probabilistic reasoning
Teaching probability
Statistical Education
Mathematics education
Statistics in basic education
Raciocínio lógico probabilístico
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25875
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VALTER CLEMENTE DE SOUSA - TCC LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO CDSA 2018.pdfValter Clemente de Sousa - TCC LECAMPO 20181.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.